Chopard: Red Carpet Collection 2024

Parceira do Festival de Cannes desde 1998, a Chopard volta a marcar presença no evento dedicado ao cinema que decorre este ano entre os dias 14 e 25 de maio. Tal como é habitual, a marca apresenta também a Red Carpet Collection de alta joalharia.

O mês de maio costuma ser muito especial para a Chopard, altura em que decorre o Festival de Cannes. A marca é parceira deste evento dedicado ao cinema desde 1998 e o lançamento de uma coleção de alta-joalharia tornou-se tradição. Todos os anos, a Chopard apresenta assim a coleção Red Carpet, ancorada num tema base. Em 2024, o mundo dos contos de fadas foi a fonte de inspiração. Ao todo, a marca criou então 77 peças encantadas, que podem ser vistas a desfilar na passadeira vermelha do Festival de Cannes.

Contes de Fées

Making of: um pendente em ouro rosa e titânio. Os motivos florais incluem safiras, rubis, diamantes coloridos, ametistas, tsavoritas e pérolas | Foto: Chopard

Um pouco por todo o mundo em diversas fases da vida, os contos de fadas povoam o imaginário coletivo. Estas incríveis histórias, muitas vezes baseadas no folclore popular, convidama sonhar e a abrir as portas da imaginação. Florestas encantadas, reinos longínquos, animais falantes, criaturas fantásticas com poderes mágicos foram assim o tipo de reminiscências de infância que inspiraram Caroline Scheufele. A copresidente e diretora artística da Chopard desenvolveu desta forma uma interpretação pessoal deste mundo, ao mesmo tempo que todo um savoir-faire da marca na criação de peças joalheiras inspiradas na natureza ajudaram a concretizar muitas das peças.

Uma pregadeira em forma de Lírio do Vale | Foto: Chopard

Por outro lado, o uso do titânio surge agora como uma aposta da Chopard, apesar de ser pouco utilizado no domínio da alta joalharia. A casa suíça refere que resolveu investir nas potencialidades deste material como forma de dar asas à criatividade. As vantagens passam pela sua leveza – o que permite desenhar peças que seriam impossíveis de fazer noutros materiais devido ao seu tamanho e peso – e a sua capacidade de ser tingido numa multiplicidade de cores por anodização. Isto significa que pode ser usado sozinho ou desaparecer sob a mais fina cravação de pedras preciosas, assumindo a cor das pedras que o rodeia. Neste sentido, o portefólio Red Carpet 2024 contempla diversas joias neste material.

Se assumirmos cada peça como uma parte da história que é a coleção Contes de Fées, podemos dizer que cada peça cumpre o seu papel. Entre elas temos um bonito colar escultural inspirado num majestoso carvalho que simboliza força e poder, além de dar abrigo a pequenos animais. A marca refere que a criação desta peça exigiu seis meses de trabalho, num trabalho executado à mão por quatro joalheiros e cravadores. Folhas de titânio com tsavoritas, flores com cachos de safiras amarelas e bolotas de titânio esculpidas e coloridas animam ainda mais esta bonita joia.

Making of: o chapéu do cogumelo que dá vida a um bonito anel em ouro rosa cravejado de diamantes | Foto: Chopard

Depois, destaque para um anel em forma de cogumelo, feito em ouro rosa ético. Porque os cogumelos fazem sempre parte. A surpresa desta peça passa pela simulação das delicadas nervuras no himénio do seu chapéu que, por sua vez, é totalmente cravejado com diamantes de diferentes tonalidades, numa disposição gradiente. Depois, é a altura de referir uma pregadeira adornada por um ramo de lírios de diamantes ou ainda um anel com sapinhos, brincos com borboletas em ouro branco ético incrustadas com duas águas-marinhas de corte pera, um anel adornado com um unicórnio ou uma fada (claro) com asas de madrepérola, centro de uma tiara repleta de diamantes. E muito mais há para descobrir neste conto de fadas da Chopard, incluindo dois bonitos relógios que são verdadeiras flores para o pulso.

Making of: o cristal de um colar com pendente animado por motivos florais | Foto: Chopard

A marca prova assim mais uma vez que leva a peito a sua parceria com o Festival de Cannes. Com a nota de que a Palma de Ouro continua a ser desenhada e feita nos seus ateliers.

O Festival de Cannes decorre entre os dias 14 e 25 de maio.

Making of: nesta tiara, salta à vista uma fada com asas de borboleta, que pode ser também usada como pregadeira | Foto: Chopard

Outras leituras