fbpx

A propósito de Cannes: algumas curiosidades sobre a Palma de Ouro

A 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes começou ontem e prolonga-se até ao dia 17 de julho. A Chopard é, desde 1998, parceira do evento e a responsável pela criação da Palma de Ouro e de todos os troféus atribuídos na cerimónia de encerramento. A este propósito aqui ficam algumas curiosidades sobre o principal galardão do Festival.

Todos os anos, a Palma de Ouro é atribuída ao melhor filme do Festival Internacional de Cinema de Cannes. Um evento que, este ano, começou no dia 6 de julho, prolongando-se até ao dia 17 do mesmo mês.

E a Chopard volta a garantir o seu lugar enquanto joalheira da passadeira vermelha e parceira oficial do reconhecido evento, marcando presença através de diferentes iniciativas nesta competição anual que destaca o melhor do cinema internacional.

Pormenor do prémio Palma de Ouro 2021, com inscrição Fairmined no ouro.
| © Chopard

A marca suíça é, desde 1998, criadora oficial da Palma de Ouro e de todos os troféus atribuídos na cerimónia de encerramento. E a história deste ligação remonta a 1997, depois de um encontro entre Pierre Viot (na altura presidente do Festival de Cannes) e Caroline Scheufele (copresidente e diretora criativa da Chopard) que sugeriu redesenhar a Palma de Ouro. Na altura e enquanto apaixonada pela Sétima Arte, Caroline imaginou simbolicamente um coração na base do ramo da Palma de Ouro, dando desta forma uma nova vida ao troféu. Atualmente, a Palma de Ouro, pode ser encarada com uma verdadeira joia esculpida à mão: uma peça de exceção composta por 19 folhas de ouro amarelo que repousam sobre uma almofada de cristal de rocha.

O prémio Palma de Ouro 2021
| © Chopard

«A Palma de Ouro é um exemplo brilhante do compromisso da Maison com o luxo sustentável – composta por ouro amarelo com certificação Fairmined desde 2014, tornou-se no único troféu ético no mundo do cinema, que respeita as pessoas e o ambiente» refere a marca. « Para além da Palma de Ouro, atribuída ao melhor filme, as oficinas de Alta Joalharia da Chopard produzem todos os troféus – em cristal de rocha gravados com uma palma – atribuídos aos outros vencedores durante a cerimónia de encerramento.»

Caroline Scheufele é também responsável pelo Troféu Chopard, concebido todos os anos, desde 2001. O troféu é atribuído, durante o Festival, a jovens atores e atrizes em ascensão, num piscar de olho ao futuro do cinema.

Processo de fabricação da Palma de ouro para o Festival de Cannes
Processo de elaboração do troféu | © Chopard

A propósito do Festival Internacional de Cinema de Cannes, a Chopard partilha, através de números, curiosidades sobre o almejado troféu cinematográfico. Aqui ficam algumas:

1955

Ano em que foi criada a Palma de Ouro. Antes desta data, e desde o início do Festival de Cannes em 1947, a maior distinção era o Grande Prémio – Grand Prix.

1975

Renovação da Palma de Ouro, que tinha desaparecido entre 1963 e 1975 (período durante o qual o Grande Prémio – Grand Prix foi mais uma vez atribuído).

1997

Por ocasião do 50º aniversário do Festival, um júri composto por todos os realizadores que já tinham sido distinguidos com a Palma de Ouro, premiaram Ingmar Bergman com o prémio exclusivo Palme de Palmes.

1998

A Palma de Ouro foi redesenhada por Caroline Scheufele, copresidente e diretora criativa da Chopard. A nova Palma de Ouro marca o início da parceria oficial entre a Chopard e o Festival de Cinema de Cannes e é pela primeira vez criada nas oficinas de joalharia da Chopard.

Processo de fabricação da Palma de ouro para o Festival de Cannes.
Processo de elaboração do troféu | © Chopard

2014

Como parte do programa Journey to Sustainable Luxury, lançado pela Chopard em 2013, as oficinas da marca usam ouro ético certificado Fairmined pela primeira vez na elaboração da Palma de Ouro. Desde então, a Palma de Ouro passou a ser sempre criada a partir deste material e continua a ser o único troféu do cinema feito a partir de ouro ético.

2017

Para assinalar o 70.º aniversário do Festival de Cinema de Cannes – e correspondendo à 20.ª participação da Chopard enquanto parceira oficial – Caroline Scheufele, criou excecionalmente uma Palma de Ouro com 167 diamantes.

118

Peso em gramas do ouro ético de 18 quilates certificado Fairmined usado para fazer a Palma de Ouro.

1,248

Peso em quilos do pedestal em cristal de rocha lapidado em corte esmeralda – no qual a palma de ouro está fixa.

13,5 x 9 x 9

Dimensões gerais do troféu em centímetros.

19

Número das folhas que compõem a Palma de Ouro, dispostas em torno do caule que, na base, apresenta um coração em homenagem ao símbolo de assinatura da Chopard.

Processo de fabricação da Palma de ouro para o Festival de Cannes. Polimento do ouro.
Processo de elaboração do troféu | © Chopard

40

Tempo em horas dedicado à produção da Palma de Ouro pelos artesãos nas oficinas de alta joalharia da Chopard.

5

Número de artesãos envolvidos na produção da Palma de Ouro.

9

Número de troféus entregues na cerimónia de encerramento do Festival: a própria Palma de Ouro, o Prémio de Melhor Atriz, o Prémio de Melhor Ator, o Grande Prémio, o Prémio de Melhor Realizador, o Prémio Melhor Argumento, o Prémio do Júri, Palma de Ouro de curta-metragem e Câmara de Ouro. Todos os troféus são criados nas oficinas de alta joalharia da Chopard, em Genebra.

Aqui fica também um vídeo dedicado ao making of do incontornável galardão:

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.

Outras leituras