Cinco curiosidades sobre o American 1921 Pièce Unique da Vacheron Constantin

Para celebrar o centenário do American 1921, a Vacheron Constantin criou uma réplica fiel do modelo lançado nos anos 20. O relógio traduz, por um lado, as competências dos relojoeiros da marca no âmbito do restauro, e, por outro lado, a valorização do seu savoir-faire. Aqui ficam cinco curiosidades sobre esta peça única.

1 | Cem anos de vida

A ligação da Vacheron Constantin aos Estados Unidos já era forte no início do século XX, com a criação de vários modelos especiais. Em 1919, a manufatura lançou um relógio de forma almofadada (coussin, em francês; cushion, em inglês) com a coroa às 11 horas, adaptado de um modelo de bolso. Esse mesmo modelo foi reconvertido, em 1921, para o mercado americano com a coroa à 1 hora.

Em 1919, a Vacheron Constantin lançou um relógio de forma almofadada e mostrador descentrado com a coroa às 11 horas, adaptado de um modelo de bolso; em 1921, esse modelo seria reconvertido para o mercado americano com a coroa à 1 hora| © Vacheron Constantin

É este último que a Vacheron Contantin está a celebrar: primeiro através de novidades na coleção lançadas no Watches and Wonders 2021 e agora com a reprodução fiel do relógio original. O American 1921 Pièce Unique estará em destaque ao longo de 2021 numa exposição que irá percorrer as boutiques Vacheron Constantin de todo o mundo.

Aqui está ele:

2 | Reprodução fiel

Não se tratou apenas de recriar um design histórico para a marca, mas de usar materiais e técnicas da época também. A criação do American 1921 Pièce Unique mobilizou durante um ano o Atelier de Restauro e o Departamento de Património da Vacheron Constantin, num desafio que veio reavivar competências e técnicas quase esquecidas. Segundo a marca, apenas foram produzidos na altura 24 exemplares da referência datada de 1921. Além disso, a coleção privada da casa suíça integra apenas um exemplar dessas referências. Logo, os obstáculos começaram aqui.

Vacheron Constantin American 1921 Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
O American 1921 Pièce unique | © Vacheron Constantin

Mas graças ao arquivo do Departamento do Património – que além de relógios históricos, integra ferramentas, documentação, imagens entre muito mais – foi possível recriar o American 1921. Perante esta informação disponível, as equipas do Atelier de Restauro da marca procuraram reavivar determinados conhecimentos e combinar as técnicas de hoje com o savoir-faire de outros tempos.

Vacheron Constantin Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
O património histórico da marca foi fundamental para levar a cabo o projeto | © Vacheron Constantin

Para reproduzir as operações artesanais de antigamente, foi preciso recorrer a algumas ferramentas históricas que fazem parte do Património da Vacheron Constantin. A estas uniram-se outras fabricadas especialmente para o projeto, em consonância com as do século XX, o que permitiu trabalhar em sintonia com essa época e reproduzir fielmente as operações e técnicas de desenvolvimento do tempo em causa.

3 | O renascimento de um movimento antigo

A construção de raiz de um calibre antigo foi um projeto inédito para os relojoeiros do Atelier de Restauro da Vacheron Constantin. Por isso, o modelo para a criação foi mesmo o Calibre 11-lignes Nouveau que guarda o relógio antigo. Alguns dos elementos tiveram de ser recriados por completo, outros integravam mesmo o património de componentes antigos que a marca preserva, o que levou a um exaustivo trabalho de observação, busca e comparação com os elementos originais, bem como à elaboração de planos e modelos do calibre.

Vacheron Constantin American 1921 Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
Um projeto que procurou recriar ao máximo um modelo original de 1921 | © Vacheron Constantin

Os documentos de arquivo foram muito importantes no projeto, nomeadamente, na recriação de alguns componentes e na compreensão de algumas operações – nomeadamente, como calibrar cada componente antes da montagem, como regular máquinas antigas ou como colocar rubis no movimento, quando hoje em dia são normalmente introduzidos.

Vacheron Constantin Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
O ajuste dos rubis foi um dos muitos desafios na recriação do movimento | © Vacheron Constantin

Aquilo que hoje parecia óbvio, revelou-se um desafio na hora de recriar como antigamente. A marca refere, por exemplo, que o ajuste dos rubis foi um dos grandes desafios: «Desde os anos 40 tem sido costume introduzir os rubis, e embora os relojoeiros do Atelier de Restauro da Vacheron Constantin estejam habituados a substituir as pedras danificadas em relógios muito antigos, até agora nunca tinham tido a oportunidade de fazer eles próprios os ajustes. Para conseguir esvaziar o metal até à profundidade exata necessária para encaixar as pedras com uma precisão centesimal, foram necessários múltiplos ensaios.»

4 | Mostrador e caixa

Para reproduzir o exterior do American 1921 foi fundamental recorrer à observação e análise do relógio de 1921, comparando-o com os documentos de arquivo. Depois procedeu-se à elaboração individual de cada elemento da caixa e do mostrador. Alguns componentes da época estavam disponíveis no Atelier de Restauro, como a coroa (a única disponível) e os ponteiros. Outros tiveram de ser totalmente recriados de acordo com o modelo original, como a caixa de 31,5 mm.

Vacheron Constantin Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
O mostrador teve de ser concebido de raiz, mas os ponteiros integravam o vasto arquivo da marca | © Vacheron Constantin

Coube, assim, a um ourives do Atelier a criação da caixa a partir de uma liga de ouro, utilizada no modelo histórico (ouro amarelo 3N de 18 quilates), identificada através de um espetrómetro para reproduzir a mesma tonalidade. Apenas uma gravura a laser no fundo, crucial por razões alfandegárias, distingue o relógio Pièce unique American 1921 de hoje do relógio original. Por outro lado, a criação do mostrador também exigiu extremo cuidado. Executado de raiz e com esmalte Grand Feu, distingue-se pelos numerais e logótipo da época, bem como pelos finos ponteiros, entretanto anilados de acordo com técnicas de produção do tempo do modelo de 1921. O mostrador é composto por duas partes: a parte principal e um submostrador às seis horas para os pequenos segundos.

Vacheron Constantin Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
A caixa foi feita com uma liga que procurou ser fiel à utilizada no modelo original | © Vacheron Constantin

5 | Reflexo de uma época

Como referimos, esta peça única apresenta-se como uma reprodução fiel do original American 1921. Por isso, podemos encarar este relógio como reflexo do contexto social e cultural dos anos 20, «a efervescência e os ventos de liberdade que sopravam nos Estados Unidos da América e na Europa no alvorecer dos loucos anos 20».

Vacheron Constantin Piece unique - Piece unique | © Vacheron Constantin
American 1921 Pièce Unique | © Vacheron Constantin

O seu design ilustra a criatividade da marca e relata também a história dos primeiros tempos em que o relógio de pulso começou a generalizar-se. Claro que nem todas pessoas tinham a ousadia de arriscar usar um relógio assim, mas o American 1921 acabou por ter bastante sucesso no mercado americano. Agora, a recriação desse modelo surge como mais um ousado e original passo. Se recuperar designs do passado já faz parte do atual panorama da indústria relojoeira, recriar um relógio no sentido de o aproximar ao máximo do modelo original revela ser um projeto realmente inovador.

Aqui fica um vídeo que nos explica um pouco mais os meandros do desenvolvimento deste relógio de pulso, literalmente único:

Outras leituras