A Vacheron Constantin apresentou uma série de relógios inspirados pela ancestral arte do balonismo, que recupera o imaginário associado às origens desta forma fascinante de conquistar os céus. Concebidos à mão e integrados na coleção Métiers d’Art, são cinco os novos instrumentos do tempo que se distinguem entre eles pela especificidade do mostrador e pelas diferentes cores. A palavra “Aérostiers” significa “aeróstatos” em português, daí o nome da nova série.
—
“Les Aérostiers” é o nome da nova série da coleção Métiers d’Art que a Vacheron apresentou este ano no Salon International de la Hauter Horlogerie (SIHH).
Composta por cinco relógios, que são um hino ao que de melhor se faz no âmbito da conceção artesanal e decorativa de instrumentos do tempo, a nova série evoca o imaginário associado às origens da arte do balonismo, através de mostradores que servem de palco para a representação em relevo de diferentes balões segundo a técnica da gravação. São cinco balões diferentes esculpidos em ouro, como réplicas exatas de balões feitos em França entre 1783 e 1785. O nível dos detalhes vai ao ponto de contar com representações de pessoas e animais nos característicos cestos.
No centro de cada mostrador descobrem-se, assim, bonitos balões detalhadamente trabalhados e, em vez de ponteiros, a marca optou por quatro janelas para nos oferecer horas, minutos, dia e data por meio de discos, uma solução estética possível graças ao Calibre 2460 G4/1.
O fundo do mostrador é esmaltado segundo a técnica plique-à-jour, que permite uma interessante transparência também, pelo que serve de janela com vista para as rodagens do movimento. A adornar o mostrador encontramos ainda um anel gravado com uma decoração evocativa das cordas dos balões.
Notas Finais
Uma das razões pelas quais destacamos estes relógios prende-se com a tradição da Vacheron Constantin no domínio das mais raras artes decorativas. A marca todos os anos vai complementando uma coleção bem rica que homenageia de forma sublime tanto a mais pura arte da relojoaria tradicional, ao mesmo tempo que está ligada a histórias da nossa História e das tradições do mundo.
Por outro lado, estamos perante relógios que não brilham apenas nas fotografias, mas que se destacam ao vivo enquanto instrumentos do tempo que não nos deixam indiferentes, pelo trabalho que refletem e como relógios especialmente bonitos.
Ao ser lançado em número ´verdadeiramente´ limitado, cada instrumento do tempo surge como peça rara, e com todo o mérito tendo em conta o trabalho que guarda. Neste caso, com caixas de 40 mm de diâmetro e 12,74 mm de espessura, os novos Métiers d’Art Les Aérostiers são certificados com o Selo de Genebra e são lançados em séries de cinco relógios numerados em cada uma das versões disponíveis: Paris 1783, Bordeaux 1784, Versailles 1783, Bagnols 1785.
Algumas notas técnicas:
Referências/ 7610U/000G-B210 – Métiers d’Art Les Aérostiers – Paris 1783; 7610U/000G-B243 – Métiers d’Art Les Aérostiers – Paris 1784; 7610U/000G-B244 – Métiers d’Art Les Aérostiers – Versailles 1783 ; 7610U/000G-B245 – Métiers d’Art Les Aérostiers – Bagnols 1785; 7610U/000G-B246 – Métiers d’Art Les Aérostiers – Bordeaux 1784.
Relógios distinguidos com a Punção de Genebra Movimento/ Calibre 2460 G4/1 mecânico de corda automática, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin, aprox. 40 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h) Funções/ Horas, minutos, dia da semana e dia do mês por meio de discos através de aberturas no mostrador Caixa Ø 40 mm e 12,74 mm de espessura/ Ouro branco de 18 kt, fundo em vidro de safira, estaqueidade testada a uma pressão de 3 bares (aprox. 30 m) Mostrador/ Balões gravados à mão, em ouro de 18 kt, céu de esmalte vítreo plique-à-jour Bracelete Pele de Alligator Mississippiensis de cor verde/castanha/azul-escuro/grená com fecho de báscula em ouro branco de 18 kt
Visite o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.
—