Abstract: Jonathan Hoefler e a fonte tipográfica inspirada em relógios vintage

O episódio 6 da série Abstract: The Art of Design centra-se em Jonathan Hoefler, um dos mais reconhecidos designers de fontes tipográficas. Mas há um motivo pelo qual evocamos estes 45 minutos de documentário disponíveis na Netflix — o facto de podermos acompanhar a criação de uma fonte tipográfica inspirada nas fontes de mostradores de relógios vintage: a Decimal.

Para quem não conhece,  Abstract: The Art of Design, disponível na Netflix, é uma série documental que explora diferentes aspetos do design na perspetiva de profissionais de diversas áreas. Se a série em si tem por si só características que são para nós muito interessantes, ainda mais interessante se tornou quando, através do site Hodinkee, descobrimos há uns tempos que o episódio 6 da temporada 2 tem como protagonista Jonathan Hoefler, um dos mais conceituados designers de fontes tipográficas da atualidade.

Jonathan Hoefler em Abstract © Netflix
Jonathan Hoefler em Abstract © Netflix

Mas a razão pela qual este episódio acabou por chamar a atenção da comunidade relojoeira tem a ver com o facto de acompanhar o processo de criação de uma fonte tipográfica inspirada em fontes encontradas em mostradores de relógios vintage: a Decimal.  Tivemos a oportunidade de ver estes 45 minutos de documentário e ficámos fascinados  — principalmente porque, ao longo de todo o episódio, somos confrontados com os meandros de um processo criativo que não é habitual conhecer. E se, no que diz respeito à relojoaria, somos apaixonados por rigor, por trabalhos minuciosos e pela atenção ao detalhe, temos mesmo de admitir que o mundo de Jonathan Hoefler é transversal a tudo isto.

Abstract: The Art of Design © DR
Abstract: The Art of Design © DR

Entretanto, além do episódio em si, propomos, ainda, como complemento, o podcast com o mesmo designer de fontes tipográficas que o Hodinkee publicou no seguimento do episódio de Abstract. Aí pode reservar um pouco mais de tempo. Mas vai ver que vale a pena. Já a nova fonte tipográfica inspirada nas letras e numerais de relógios antigos pode ser apreciada e comprada no site typography.com

Por fim, não poderíamos deixar de relembrar que publicámos recentemente um artigo que se debruça em específico sobre a questão das fontes tipográficas no mundo da relojoaria. Esse artigo foi originalmente publicado no número 70 da Espiral do Tempo.

Fontes tipográficas na relojoaria - Hermès
As fontes tipográficas foi um tema recentemente abordado nas páginas da Espiral do Tempo. © Hermès

Outras leituras