A Espiral do Tempo esteve com a Cvstos em Marselha e em Paris no lançamento de mais dois modelos em edição limitada: um novo cronógrafo com a águia imperial dos Romanov e um turbilhão decorado com o estilo do mais famoso monumento francês. Aqui fica a reportagem com Gérard Depardieu e Pierre Coupérie Eiffel .
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Neste ultimo trimestre do ano, a Cvstos anunciou o lançamento de dois relevantes modelos associados a dois embaixadores seus — o lendário ator Gérard Depardieu, intimamente ligado à linha ‘Proud to be Russian’, e Pierre Coupérie Eiffel, trineto de Gustave Eiffel e que tem acompanhado o desenvolvimento da linha Eiffel. Numa espécie de Volta a França em relojoaria, o primeiro modelo foi oficialmente apresentado em Marselha, num evento intimista e privado, e o segundo em Paris, no Salon Belles Montres (apesar de entretanto ter sido desvelado no SIAR da Cidade do México).
Em Marselha
A escolha pela fascinante cidade de Marselha prendeu-se com a atividade de Gérard Dépardieu, que filmava no local precisamente uma longa-metragem intitulada Marselha e na qual interpreta o papel de presidente da câmara. Num jantar organizado pelos fundadores da Cvstos — Sassoun Sirmakes e Antonio Terranova — num restaurante no porto velho e que, para além do lendário ator, incluiu um número muito restrito de convidados, foram apresentadas ‘off the record’ algumas novidades da marca para 2016 e também o novo Challenge Chrono II Gérard Depardieu Edition.
Após o lançamento do relógio e do turbilhão Gérard Depardieu Edition, o cronógrafo torna-se no terceiro elemento de uma linha caraterizada pela introdução estilística da águia imperial de duas cabeças no mostrador. Antonio Terranova, que para além de cofundador é também responsável de design da Cvstos, integrou os dois totalizadores no mostrador estruturado com o símbolo aquilino dos Romanov.
O efeito final é espetacular, com a águia dourada a contrastar não só com o mostrador e calibre automático Cvstos 577 esqueletizados para um efeito verdadeiramente tridimensional mas também com a cor mais escura da caixa, declinada em duas versões (titânio preto ou titânio azul com partes em ouro rosa).
Gérard Depardieu falou dos seus relógios aos convivas e também abordou pormenores da película que se encontrava a filmar, convidando todos para um café no dia seguinte do outro lado do porto velho de Marselha. E foi lá que o ator nos concedeu uma rápida entrevista. «O cronógrafo é lindo e o trabalho que o Antonio executou é excelente; é uma variação para todos aqueles que querem uma versão mais desportiva», disse. «A relojoaria agrada-me como a arte de medir o tempo e também fico lisonjeado quando as senhoras se interessam pelos meus relógios. É uma espécie de joalharia para o homem. Curiosamente, nos episódios sobre a cultura dos países que tenho feito para a cadeia televisiva Arte vê-se bem o relógio e as pessoas têm-me questionado frequentemente sobre ele».
E adiantou algo mais sobre o filme em que se encontrava a trabalhar: «É para a cadeia NetFlix e aborda a vida de um Presidente da Câmara de Marselha que está no cargo há mais de 20 anos e que procura um sucessor». Como brilhava o sol, aproveitamos a ocasião para tirar algumas fotografias e wristshots tendo por cenário de fundo o porto velho de Marselha e ainda a ilha de If (tornada famosa na literatura por ter sido a prisão do Conde de Monte-Cristo e do Homem da Máscara de Ferro!) no arquipélago de Frioul, precisamente ao largo de Marselha. Aqui fica uma seleção de imagens, com um Challenge Chrono II Power Reserve ‘Blue’ a ganhar maior protagonismo devido aos seus tons azulados mais adequados ao local. É caso para dizer: «Allez, le Bleu!».
Em Paris
Mais recentemente, em Paris e no Carrousel du Louvre, a Cvstos teve um espaço próprio no Salon des Belles Montres em que, para além do novo cronógrafo Gérard Depardieu Edition, esteve em grande destaque o novo turbilhão Gustave Eiffel, limitado a cinco exemplares.
Os recentes atentados de Paris só elevaram ainda mais o simbolismo de um relógio que não só homenageia esse genial engenheiro/arquiteto que foi Gustave Eiffel mas também o símbolo máximo da Cidade-Luz que é a Torre Eiffel.
A linha da Cvstos dedicada a Gustave Eiffel e apadrinhada pelo descendente Philippe Coupérie Eiffel é uma das mais originais e emblemáticas dos últimos tempos, celebrando o inovador francês que esteve à frente do seu tempo ao criar revolucionárias obras-primas que permanecem incontornáveis ex-líbris um pouco por todo o mundo — a começar pela Torre Eiffel e a acabar na Ponte D. Maria Pia, sem esquecer que até o Elevador de Sta. Justa foi concebido por um seu discípulo.
Antonio Terranova interpretou de modo fiel o estilo de Gustave Eiffel num mostrador que evoca a típica construção metálica inspirada pela famosa cruz de St. Andrew presente nas obras de Gustave Eiffel e que simboliza a sua herança técnica — e a caixa em ouro de formato tonneau prolonga esses padrões evocativos das obras de Gustave Eiffel com uma gravação em relevo. O turbilhão surge perfeitamente inserido no conjunto.
Curiosamente, Pierre Coupérie-Eiffel é um grande amante de Portugal e da cultura portuguesa, tendo mesmo uma casa de férias no Estoril. E já nos prometeu uma simbólica sessão fotográfica com o seu Cvstos no Elevador de Sta. Justa. Fica para breve…
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