Decimal: uma fonte tipográfica inspirada no mundo da relojoaria vintage

Jonathan Hoefler é o designer que, com a sua equipa, está por trás da criação da Decimal – uma família original de fontes tipográficas inspirada no lettering de relógios vintage. E o texto que recomendamos é de leitura obrigatória para qualquer aficionado de relojoaria.

Há uns tempos, falámos aqui do episódio 6 da Temporada 2 da série Abstract: The Art of Design centrada em Jonathan Hoefler, um dos mais reconhecidos designers de fontes tipográficas. E nesse mesmo episódio podemos acompanhar o processo de criação de uma fonte tipográfica inspirada em fontes encontradas em mostradores de relógios vintage: a Decimal.

De facto, como já tivemos oportunidade de contar, « a bela relojoaria representou sempre um campo prolífico para a experimentação, já que são poucos os objetos capazes de atrair com frequência o olhar e a atenção das pessoas como o mostrador de um medidor do tempo. Neste espaço, destinado a traduzir a função e a complexidade do mecanismo que oculta, a influência das fontes tipográficas manifesta-se, por um lado, na numeração distribuída sobre a periferia do mostrador e, por outro, na forma como o nome da marca em questão se expressa no espaço nobre localizado entre o «12» e o epicentro marcado pelo eixo central dos ponteiros. Efetivamente, a expressão assumida pela fonte utilizada por cada marca para escrever o seu nome — o designado logótipo tipográfico — pode mesmo refletir as caraterísticas dos próprios relógios que essa marca produz.»

Promenor mostrador Breitling e ênfase às letras "G" das palavras Breitling e Geneve do mostrador
Promenor mostrador Breitling e ênfase às letras ‘G’ dos nomes ‘Breitling’ e ‘Geneve’ do mostrador. Imagem retirada do site https://www.typography.com/blog/introducing-decimal

No caso da Decimal, não se trata de uma fonte tipográfica existente adaptada à realidade das marcas ou de uma fonte tipográfica criada em específico para uma marca. Trata-se antes de uma fonte inspirada nos meandros do lettering dos mostradores de relojoaria vintage. E no site oficial de Hoefler explica-se em detalhe dos elementos e pontos de partida para esta fonte completamente original.

«Quase todos os relógios de pulso já partilharam uma forma distinta de lettering. Confiante e atemporal, quase que desapareceu por completo. A Decimal examina esse estilo e explora aquilo que o moldou para criar uma família de fontes originais que transcendem as suas formas para celebrar as suas ideias.»

E continua:

«Um dos sinais reveladores de um relógio antigo é o seu lettering. As marcações exclusivas nos mostradores dos relógios, surpreendentemente consistentes de um fabricante para o outro, evoluíram separadamente da tipografia: estas são formas despreocupadas com as necessidades associadas aos tipos de fontes desenhadas para imprimir palavras no papel e indiferentes às mudanças na moda do design gráfico. Em vez disso, o lettering nos relógios foi moldado pelas curiosas tecnologias de fabrico de mostradores, pelos exigentes requisitos de trabalho em miniatura e pelos arranjos comerciais incomuns que deram origem a estas notáveis invenções.»

Sugerimos assim a leitura deste texto de apresentação da Decimal, porque é uma forma de descobrir um pouco mais sobre o processo de criação de uma fonte tipográfica. Mas também de descobrir pormenores do mundo da relojoaria que de outra forma nos passariam certamente ao lado…

Basta seguir o link: Introducing Decimal.

Outras leituras