fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Doxa Sub 600T

Com 40mm de diâmetro, o Sub 600T ostenta a mais pequena caixa da coleção da Doxa e é estanque a 600m, o que faz dele um robusto instrumento de mergulho com forte componente geométrica e um mostrador com uma grande variedade de cores.


Artigo originalmente publicado no número 78 da Espiral do Tempo (primavera 2022) 


Fundada em 1889 e com um trajeto que começou nos relógios de bolso até passar aos modelos de pulso com precisão cronométrica, a Doxa especializou-se em instrumentos de mergulho na década de 60 e, a partir daí, tornou-se numa marca de culto vocacionada para os tool watches. A renovação do portefólio, baseado em reinterpretações de exemplares históricos, tem sido supervisionada pelo experiente Jan Edocs, CEO desde 2018, e o catálogo apresenta atualmente cinco linhas com as respetivas ramificações: Sub 200, Sub 300, Sub 600, Sub 1500 e Sub 4000. Todas elas, como a nomenclatura Sub indica, destinadas ao mergulho e com diferentes índices de estanqueidade. A mais recente a ser lançada foi a Sub 600, estreada em 2020 com base num original dos anos 80.

Mostrador azul do Doxa Sub 600T
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Como todas as linhas do catálogo, o Sub 600T surge com um mostrador declinado em seis versões com nomes associados às suas cores: Professional (laranja), Sharkhunter (preta), Searambler (prata), Caribbean (azul-marinho), Divingstar (amarela) e Aquamarine (azul-turquesa).
Adicionalmente, cada versão apresenta duas variantes na luneta graduada (aço ou inserção em cerâmica preta) e na bracelete (aço ou borracha FKM). E mesmo que o laranja seja a mais emblemática cor da paleta da Doxa, presente no primeiro relógio de mergulho recreativo com parâmetros profissionais (desenvolvido em 1967 com o lendário oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau). A declinação Aquamarine apresenta a tonalidade de mostrador mais falada em 2021… mas que já figura em todas as linhas da marca desde 2012. Se Doxa é o termo grego para glória, a marca recuperou o seu esplendor com sólidos produtos dotados de uma excelente relação entre qualidade e preço. E com uma variedade cromática para todos os gostos.

Assimetria funcional

Com 40mm de diâmetro, o Sub 600T ostenta a mais pequena caixa da coleção da Doxa e é estanque a 600m; o design integrado apresenta um forte pendor geométrico reforçado pela coroa às 4 horas, que facilita o manuseamento com o relógio no pulso. A estrutura em aço 316L apresenta um acabamento de superfície maioritariamente matizado por via de jatos de areia, com pequenas áreas polidas. Lá dentro, bate um calibre automático Sellita SW 200-1.

Mostrador azul do Doxa Sub 600T
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Dentes de tubarão

A caraterística luneta unidirecional com duas escalas (minutos e tabela em pés de ascensão à superfície, sem paragens de descompressão) e serrilha lateral é patenteada; todas as indicações principais diretamente associadas ao mergulho são luminescentes, desde o ponto de referência na luneta aos indexes — em especial, os tão distintivos marcadores ‘dente de tubarão’ às 6, 9 e 12 horas. O ‘peixe Doxa’ surge a adornar a coroa e gravado no fundo.

Detalhe do mostrador do Doxa Sub 600T
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ O Doxa Sub 600T é um robusto instrumento de mergulho com forte componente geométrica e um mostrador com uma grande variedade de cores, incluindo o azul Aquamarine.


Características técnicas

Doxa
Sub 600T

Ano de lançamento | 2021

Referência | 862.10.241.10

Doxa Sub 600T visto de frente num fundo branco
Doxa Sub 600T | © Doxa

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre Sellita SW 200-1.
Aprox. 38h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data. Luneta rotativa unidirecional.
Caixa ø 40 mm | Aço. Vidro de safira. Estanque até 600m.
Bracelete | Aço ou borracha FKM, ambas com fecho de báscula.
Preço | 1.390 €

Relógio cedido por Doxa.

Clique na imagem para ver mais fotos:

Visite o site oficial da Doxa para mais informações.

Outras leituras