Cvstos JetLiner II P-S Automatic: um pequeno grande detalhe

O mais recente desenvolvimento na coleção da Cvstos coloca em destaque aquela que é considerada a mais antiga complicação relojoeira: os ‘pequenos segundos’ assumem grande destaque no novo Cvstos JetLiner II P-S Automatic.

Em termos relojoeiros, uma ‘complicação’ é uma variação mecânica para além do habitual sistema de horas, minutos e segundos ao centro. A expressão ‘pequenos segundos’ também faz parte do habitual léxico do meio relojoeiro e refere-se à opção por um ponteiro pequeno dos segundos descentrado e habitualmente colocado num submostrador. Essa opção por colocar o ponteiro dos segundos num eixo distinto do das horas e dos minutos é considerada a mais antiga complicação relojoeira – que é devidamente celebrada na renovada linha JetLiner da Cvstos, adequadamente baptizada JetLiner II P-S (de Petites Secondes) Automatic.

Mostrador dos pequenos segundos © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Submostrador dos pequenos segundos © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Pode ser a mais antiga complicação relojoeira, mas os novos JetLiner II – à semelhança de todos os modelos da Cvstos – são resolutamente modernos na sua concepção e no design, que tem a assinatura do co-fundador da marca, Antonio Terranova. E há muito mais a salientar para além do mero destaque do grande submostrador dos pequenos segundos no mostrador dos novos modelos JetLiner da Cvstos. Nomeadamente no plano mecânico.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
No pulso: Cvstos JetLiner II P-S Automatic em aço © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Otimização mecânica

O novo calibre CVS 410 foi gizado exclusivamente para as versões JetLiner II P-S Automatic e está dotado de melhorias destinadas a otimizar o rendimento do movimento automático: é o caso de um inovador sistema magnético dito ‘anti tremideira’, composto por dois pequenos ímanes cilíndricos perfeitamente posicionados entre dois dentes da roda dos segundos (feita em aço polarizado) que garantem a fluidez do funcionamento. Para além disso, a mola da corda é consideravelmente mais longa e mais forte do que o normal, de modo a que a repartição da torque ao longo do arco da reserva de marcha seja mais constante e melhorada; o aumento da força e do comprimento da mola garante uma autonomia bruta de 48 horas para uma eficácia máxima ao longo das primeiras 32 horas. Tratando-se de um movimento de corda automática, basta usar regularmente o relógio no pulso para que o rendimento se mantenha ótimo.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Para isso também contribui a eficácia do rotor, feito de dois materiais de propriedades especialmente técnicas como o titânio de grau 5 e o tungsténio 88; o ‘casamento’ dos dois metais tem o condão de eliminar vibrações decorrentes do deslizar da massa oscilante sobre o rolamento de esferas que promove a rotação e assegura uma melhor aceleração do rotor sobre o seu eixo, o que faz com que a acumulação de corda seja mais fácil e rápida.

Verso do Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Fundo do Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Construção moderna

Numa era em que a esmagadora maioria das marcas de relojoaria fina têm assumido um pendor excessivamente neo-retro com muitas reedições e reinterpretações de modelos clássicos do passado, a Cvstos mantém o seu ADN modernista e reinterpreta uma complicação clássica (os pequenos segundos) num relógio contemporâneo de construção especialmente elaborada.  A caixa é composta em três partes e o seu caráter modular permite uma grande variedade visual a partir de diferentes materiais ou cores – graças ao sistema de brancards (flancos) acoplados ao corpo central.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
No pulso: Cvstos JetLiner II P-S Automatic em ouro rosa e aço © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Esses ‘brancards’ podem ser em ouro rosa 5N ou cerâmica associados ao titânio, mantendo baixo o peso total do relógio. E esse peso mais baixo esteve precisamente por trás da criação da linha JetLiner, em 2013. A Cvstos nasceu como fusão entre relojoaria de ponta e design de vanguarda inspirada no universo das competições automobilísticas – mas, com o advento do Jetliner, a jovem marca genebrina estendeu a sua fonte de inspiração a outras engenharias bem mais aéreas: a glamorosa aviação de luxo, dos aviões privados que cruzam fronteiras e continentes sem se submeterem a horários pré-estabelecidos ou a filas de aeroportos.

Bracelete em pele de aligátor © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Bracelete em pele de aligátor © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Uma das obsessões da indústria aeronáutica é a leveza e essa premissa é perfeitamente identificável na linha Jetliner e nos novos JetLiner II P-S Automatic, com a eliminação de qualquer peso supérfluo sem comprometer a rigidez ou a mecânica e aplicou o mesmo princípio não só à caixa aerodinâmica como também à bracelete e ao correspondente fecho. O resultado é um sofisticado relógio estilizado de maneira original e com uma estética transbordante de tecnologia e modernismo. O desbastar de tudo o que é peso supérfluo estende-se do mecanismo à caixa, sendo o mostrador dispensado – com os ponteiros assentes no próprio calibre e os algarismos aplicados sob o vidro de safira. Também a bracelete em borracha Nitril-NBR (preta, azul, branca ou vermelha) e o fecho de báscula são ultra-leves.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Formato emblemático

A emblemática caixa Challenger que faz parte da imagem da Cvstos é esculpida aerodinamicamente no formato tonneau tão caro à marca e em dois tamanhos: o midsize (53,70mm por 41mm com apenas 13,35mm de espessura) e o GT (59mm por 45mm). Os parafusos característicos da marca, tanto funcionais como estéticos e devidamente patenteados, são elaborados em titânio e a coroa é feita em titânio e Nitril; os ponteiros ‘furados’ são cromados e banhados com matéria luminescente Super-Luminova. O vidro de safira tem tratamento anti-reflexo dos dois lados, sendo que também o fundo transparente é em vidro de safira. O conjunto é estanque a 100 metros.

Pormenor do ponteiro dos pequenos segundos © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor do ponteiro dos pequenos segundos © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O calibre de corda automática CVS 410 é esqueletizado para acentuar a leveza do conjunto, com o disco da data integrado no grande submostrador dos pequenos segundos. O tratamento com plasma e a galvanização das várias peças aumenta o espírito tecnicista e estruturado da peça, reforçando a filosofia relojoeira da Cvstos. A frequência do mecanismo é de 28.800 alternâncias/hora e a reserva de corda é de 42 horas.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Para terminar, se o nome Cvstos foi inspirado numa inscrição vigente nos antigos sestércios romanos e significa ‘guardião’ (guardião de um conceito assente em quatro valores: eficácia, performance, elegância e preciosidade, dizem os fundadores), a bracelete que guarda o Jetliner é em borracha vulcanizada anti-alérgica Nitril, existindo também em opção a mais tradicional correia em pele de aligátor. Qualquer das duas opções faz-se acompanhar de um fecho de báscula personalizado.

Os preços começam nos  12.540 euros na versão em titânio com caixa Challenge.

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Características Técnicas

Cvstos
JetLiner II P-S Automatic

Movimento/ Mecânico de corda automática Cvstos CVS410, 28.800 alt/h, reserva de corda de 42 horas.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos às 6h e data.
Caixa/ CHALLENGE Tonneau, 53.70mm X 41mm; CHALLENGE GT Tonneaux 59mm X 45 mm. Disponível em diferentes materiais: titânio, cerâmica, ITR 2 e ouro rosa 5N. Vidro de safira antirreflexos. Fundo em vidro de safira. Estanque até 100 metros.
Mostrador/ Numerais arábico com design Cvstos Technology. Indexes com tratamento Super-Luminova. Ponteiros cromados ou dourados e com revestimento Super-Luminova.
Bracelete/ Cauchu (Nitril – NBR® e pele de aligátor.
Preço/ A partir de € 12.540 (versão em titânio com caixa Challenge)

Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Cvstos JetLiner II P-S Automatic © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Visite o site oficial da Cvstos ou o site oficial da Torres Distribuição para mais informações.

Continue connosco: