Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC: globetrotter com pedigree

O advento da variante Laureato Absolute permitiu dar ao design original do Laureato um visual decisivamente mais contemporâneo. A especial combinação cromática e a clássica complicação worldtimer reforçam as valências de um relógio com carisma cósmico.

Nascido em 1975, o Laureato tornou-se num modelo emblemático da Girard-Perregaux devido ao seu design integrado e pendor geométrico. Reza a lenda que o seu nome está associado ao polémico filme Il Laureato (título italiano traduzido do original The Graduate) de Mike Nichols protagonizado por Dustin Hoffman. Há cinco anos, o Laureato foi recuperado para se tornar num dos pilares do catálogo atual e recentemente passou a incluir uma interessante ramificação estilística: o Laureato Absolute, que contempla um sofisticado visual escurecido onde o azul da Terra e o negro do Cosmos combinam para dar sequência ao cromatismo ‘Earth to Sky’, vigente numa nova série de modelos da marca. O Laureato Absolute WW.TC inclui uma complicação clássica utilizada pela Girard-Perregaux — o mecanismo batizado WWTC (World Wide Time Control) para uma rápida leitura dos 24 fusos horários do globo.

Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC
O Laureato Absolute WW.TC inclui uma complicação clássica utilizada pela Girard-Perregaux — o mecanismo batizado WWTC (World Wide Time Control) para uma rápida leitura dos 24 fusos horários do globo. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

À volta do mundo

A complicação worldtimer, inerente ao calibre automático GP03300-1056, é traduzida no mostrador, graças a um anel bicolor (dia/noite) de 24 horas na periferia e um disco em réhaut na orla, com as cidades representativas dos 24 fusos horários do planeta. O ajuste é feito a partir da coroa. Para ler o tempo em cada uma das cidades, basta olhar para o correspondente algarismo (horário) à frente do disco. Trata-se de um sistema clássico que permite uma visualização global dos principais fusos horários e as respetivas diferenças para o fuso local.

Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC
Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Preto em PVD

O tom negro da caixa ultraleve em titânio com tratamento PVD (Physical Vapor Deposition) e o mostrador azul galvanizado em dégradé dão ao Laureato Absolute WW.TC uma dimensão cósmica que também é astrofísica e metafórica, segundo a Girard-Perregaux. A combinação cromática do preto com o azul não é muito usual, mas apresenta-se particularmente atrativa e afigura-se perfeita para uma variante que pretende ser mais técnica e urbana do que a versão ‘metálica’ do Laureato, diretamente inspirada no original de 1975.

Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC
O tom negro da caixa ultraleve em titânio com tratamento PVD (Physical Vapor Deposition) e o mostrador azul galvanizado em dégradé dão ao Laureato Absolute WW.TC uma dimensão cósmica. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Nova arquitetura

O Laureato original celebrizou-se pela sua luneta dupla recortada octogonalmente sobre uma base redonda e pela integração da bracelete na caixa através de um elo central; o novo Laureato Absolute mantém a geometria identificativa em contornos mais generosos mas dispensa o elo de ligação e a bracelete metálica. A maior volumetria de 44mm assenta muito bem no pulso graças a uma arquitetura cuidadosamente ergonómica e ao design integrado com uma bracelete híbrida da nova geração.

Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC
O novo Laureato Absolute mantém a geometria identificativa em contornos mais generosos mas dispensa o elo de ligação e a bracelete metálica. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A Girard-Perregaux reinterpretou os códigos estilísticos do icónico Laureato para criar um pujante instrumento do tempo dedicado aos viajantes da era moderna.

Características técnicas

Girard-Perregaux
Laureato Absolute WW.TC
Ano de lançamento | 2019

Referência | 81065-21-491-FH6A
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre GP03300-1056, 28.800 alt/h, 46 horas de reserva de corda, 248 componentes.
Funções | Horas, minutos, segundos, world time com indicador dia/noite.
Caixa ø 44 mm | Titânio com tratamento PVD. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Cauchu com fecho de báscula em titânio com tratamento PVD.
Preço | € 13.700

Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC
Girard-Perregaux Laureato Absolute WW.TC © Girard-Perregaux

Visite o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.

Outras leituras