Ralf Tech Académie Out of Range: vestido à civil

Fundada para conceber relógios de mergulho e instrumentos do tempo de caraterísticas militares, a Ralf Tech deu uma nova perspetiva ao seu catálogo com a estreia da linha Académie. Fomos experimentar o novo Académie Out of Range e descobrimos as mil nuances por trás do seu mostrador…

A partir dos anos 90, o universo dos aficionados relojoeiros foi alimentando a apetência por um estilo que se convencionou apelidar de ‘military chic’ – designação essa que, na vertente relojoeira propriamente dita, implica uma inspiração militar com especificações profissionais em relógios usados no dia-a-dia. Fundada em 2005 por um grande apaixonado do mergulho, a coleção relojoeira da Ralf Tech associou a vertente desportiva ao espírito militar desde a sua génese, personificando a tal apetência que teve o seu pico logo após o virar do milénio: modelos grandes, casualmente desportivos e militarmente chiques. Mas com toda a credibilidade técnica de um instrumento profissional que não pode falhar nas circunstâncias mais exigentes.

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pose imperial: o Académie Out of Range da Ralf Tech © Paulo Pires / Espiral do Tempo

E foi assim que a Ralf Tech foi ganhando maturidade – através do mergulho extremo, da ligação ao mundo náutico com o patrocínio da mítica Vendée Globe e de edições especiais ligadas a grupos militares de elite. Logo no início não falhou no seu primeiro grande banho mediático: estreou-se na relojoaria com o recorde do mundo em mergulho livre (sem assistência nem possibilidade de salvamento em caso de acidente nas profundezas) até 330 metros de profundidade graças ao inaugural modelo WR1 no pulso de Pascal Barnabé, tornando-se depois fornecedora oficial de relógios para os nadadores de combate da Marinha Francesa em 2010.

Dois modelos WRX e dois modelos WRV © Ralf Tech
Pujança: dois modelos WRX e dois modelos WRV © Ralf Tech

A linha Académie

Frank Huyghe, o fundador, resolveu este ano ir mais para além do conceito militar chique – e criou a nova linha Académie, mais elegante e nostálgica mas que esconde uma robustez a toda a prova. Já tinha visto exemplares da nova linha em Baselworld e aquando de uma visita dele a Lisboa, mas estivemos com ele recentemente em Paris e tivemos a oportunidade de conversar mais calmamente sobre o novo rumo dado ao seu catálogo: “Tinha vontade de criar um relógio de estética mais vintage porque tenho um pouco a nostalgia dos anos 60 e 70. Entretanto, encontrei um relógio do meu avô que tive a vontade de reinterpretar”, disse-me. “Tínhamos muitos clientes que adoravam a marca e que tinham já um modelo WRX ou WRV, mas que procuravam algo de aparência mais chique e mais urbana para ocasiões um pouco menos informais. E como a clientela Ralf Tech é muito fiel, quis dar-lhes esse gostinho”.

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
As surpreendentes nuances de mostrador na variante Out of Range do Ralf Tech Académie © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Foi então lançada a linha Académie, baseada num formato redondo clássico com um diâmetro de 41 mm. Mas pronta para as maiores provações. “Mesmo que os modelos sejam mais pequenos, cada Académie é um verdadeiro Ralf Tech: fundo de rosca, coroa de rosca e uma estanqueidade realmente testada a 200 metros de profundidade para sermos fieis ao nosso ADN”. Embora o meu modelo preferido da Ralf Tech seja o WRV, com o seu perfume dos anos 70 e tamanho mais adaptado ao meu pulso do que os pujantes WRX de 47 milímetros que estrearam a coleção, gostei imediatamente do visual dos Académie: simples, essencial, versátil, intemporal.

Ralf Tech Académie Out of Range © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
Out of Range: de Paris a Londres, do Sena ao Tamisa © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Desde a sua estreia, por alturas de Baselworld (março), foram lançados vários modelos Académie – cada qual em tiragem reduzida, como sucede com a maior parte dos modelos da marca. Entre os vários já conhecidos, um dos mais recentes chamou imediatamente a atenção da equipa da Espiral do Tempo pela cor do mostrador… cujo tom pode variar muito. Mas que não pode ser oficialmente apelidado de tom ‘champagne’ por razões corporativas e de marca registada: “Tínhamos previsto apelidá-lo Champagne devido à cor do mostrador e também porque o lançamento estava previsto para o período de festas de final de ano, mas lembrei-me de que as marcas de champanhe propriamente dito têm defendido o seu nome e por isso optei mesmo por uma versão Out of Range que é mesmo ‘Fora do Alcance’, não aparecendo nem no nosso website nem na revista/catálogo que produzimos. O que faz automaticamente da série uma tiragem especial para verdadeiros colecionadores!”

Ralf Tech Académie Out of Range

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Fundo e estojo da linha Académie da Ralf Tech © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A caixa em aço 316 L polido (há versões em aço escovado) com 41 milímetros de diâmetro é estanque a 200 metros e faz-se acompanhar de um vidro de safira convexo tipo ‘box’ de grande espessura (2,5mm, mesmo assim metade dos modelos ‘profissionais ‘ WRX) que em muito contribui para a sua personalidade – e que também influi nas diversas tonalidades de mostrador que, para além da cor original, tem um acabamento raiado.

Impressões fotográficas

Paulo Pires, um dos fotógrafos da Espiral do Tempo, teve a oportunidade de lidar de perto com todas essas tonalidades e mais os diversos ângulos do Out of Range. E de tirar as suas conclusões, pelo que lhe pedi um testemunho escrito:

“Numa opinião muito pessoal acho que o acabamento denominado sunray é dos mais bonitos quando aplicado aos mostradores como é o caso do Académie Out of Range. No entanto, os avanços nas manipulações químicas de pigmentos e componentes cromáticos abriram mundo a novas cores e novas nuances muitas vezes subtis ou apenas visíveis em determinados ângulos de incidência de luz. Neste modelo da Ralf Tech, a maior dificuldade é precisamente ‘acertar’ fotograficamente na cor exata do mostrador mas… terá ele uma cor exata? Não, um redondo não. Custa-me um pouco afirmar que a cor deste mostrador é ‘champagne’. Por um lado já vi demasiados mostradores ‘champagne’ e todos eles com grandes diferenças cromáticas entre si para que haja uma designação ‘champagne’ que se aplique a todos. Por outro lado, não sinto este mostrador como sendo ‘champagne’. Tem mais preto e menos amarelo do que os ditos ‘champagne’ que conheço. É uma mistura de ‘champagne’, com mostarda e dourado metalizado mas ao qual foi retirado saturação e acrescentado um pouco de preto”.

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Tons dourados ou champagne? A singularidade da variante Out of Range do Académie © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A conclusão: “Confusos? Na realidade, é muito simples. O mostrador deste Ralf Tech Académie Out of Range tem de facto uma base cromática, chamemos-lhe ‘champagne desaturado’, mas assim que a luz começa a incidir, o acabamento sunray revela toda a sua beleza e o cromatismo vai do puro dourado até quase ao negro sem nunca ser uniforme cromaticamente, brincando com a luz e projetando rasgos de picos de cor. Ao fotografar um relógio assim, por uma questão de coerência visual, optei por uniformizar ao máximo a tonalidade do mostrador ao logo da série de imagens mas confesso que nada neste mostrador é uniforme. É extraordinariamente rico cromaticamente e vai sem dúvida surpreender quem tenha o prazer de o usar no pulso. Nas sábias palavras do Miguel Seabra: é virá-lo para a luz e brincar com ele!”.

Para finalizar, uma nota pessoal do Paulo Pires: “Tenho tido o grande prazer em seguir o percurso da Ralf Tech na relojoaria e tomei contacto com a coleção Académie pela mão do próprio CEO da marca através do modelo Académie ‘Driver’. Na altura elogiei sobremaneira o modelo que vi pela simplicidade e robustez da peça. Pois bem, a coleção foi crescendo e registando merecido sucesso e aceitação. Já conta com nove modelos sendo este ‘Out of Range’ a décima variação”.

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Mundo submarino

Variação atrás de variação, o Académie representa claramente uma nova fase na vida de uma marca que nasceu de modo muito particular.“A Ralf Tech não é uma marca relojoeira de raiz – é uma marca de equipamento de mergulho submarino. Venho dos desportos náuticos e do mergulho submarino, mas sou colecionador de relógios desde miúdo e sempre disse a mim próprio que talvez um dia tivesse a minha própria marca”, recorda-nos Frank Huyghe. “E consegui estabelecer a marca logo com o recorde do mundo de mergulho submarino. Nenhum relógio de série ou pré-série tinha descido a uma tal profundidade; todos os outros recordes que existiam ou existem são alcançados dentro de caixas de mergulho. Em 2007 vendi a empresa de equipamento a um fundo de investimento e mantive somente o direito de utilização do nome para os relógios. O mergulho e a relojoaria são universos distintos, mas tivemos a possibilidade de bater um recorde. E, no meio do mergulho, as pessoas tinham uma perspectiva militar do produto e faziam os relógios que lhes apetecia em função do que precisavam, sem pensar nas pessoas; nós chegamos com uma maneira de pensar diferente, virado para o cliente em geral mas mantendo-nos suficientemente técnicos. Com o Académie, passamos para uma nova dimensão – mais civil e mais urbana”.

Bracelete

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Mostrador raiado, luneta polida e coroa canelada © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Uma dimensão mais adequada ao pulso comum… mas de quem não perde o gosto por algo de verdadeiramente especial. Para além do mostrador, que logicamente varia consoante a edição (normalmente restrita a 100 exemplares, o vidro contribui muito para a personalidade do Académie. Pessoalmente, gostava que a caixa tivesse alternâncias entre aço polido e escovado (até agora, há variantes em aço polido ou escovado). Mas o conjunto tem outras valências suplementares, sendo a primeira das quais um belo estojo (útil, e que também serve para colocar o iPad!) que inclui uma correia suplementar e um utensílio para a troca de correia.

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
A importância dos detalhes: o versátil estojo do Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Todos os relógios deviam ser acompanhados de uma correia suplementar para poder trocar de visual segundo o estado de espírito do utilizador Sou um fanático das correias e braceletes, estando sempre a trocar. O Académie proporciona uma segunda alternativa ‘oficial’ – depois, claro que cada um poderá comprar outras correias para chegar a diferentes visuais. E o Frank Huyghe, também ele um apaixonado por correias, esteve particularmente feliz na ideia de oferecer duas alternativas por exemplar: no caso do Académie Out of Range, a correia de couro preta mais robusta e dotada de pespontos vintage é complementada com uma correia de revestimento têxtil cuja textura e padrão se adequam perfeitamente ao mostrador. Um detalhe que só mostra o cuidado com que a variante mais académica do catálogo Ralf Tech foi pensada…

Ralf Tech Académie Out of Range © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Uma bracelete têxtil verdadeiramente original © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Movimento

Dotados de um movimento automático RT003 com 42 horas de reserva de corda e baseado no supertestado NH36 da Seiko, os modelos Académie mantêm um preço muito acessível – à volta dos 1600 euros. São a escolha perfeita para os aficionados com relógios de preço superior que querem algo mais descontraído e despretensioso para usar em situações mais exigentes (praia, atividades desportivas) ou para alguém que se embrenha no universo da relojoaria mecânica. Com a certeza de que cada modelo é exclusivo e limitado a 100 exemplares numerados. Ou seja, uma excelente compra atendendo à relação preço/qualidade.

Visite o site oficial da Ralf Tech para mais informações.

 

Outras leituras