EdT48 – Exatamente 45 anos após ter apresentado o primeiro cronógrafo automático do mundo na feira de Basileia, a Zenith desvelou, no ano passado, um novo modelo que evoca o El Primero de 1969, mas numa embalagem decididamente futurista. O El Primero Lightweight foi concebido de modo a pesar o menos possível, recorrendo a matérias ultra-leves tanto na caixa como no próprio calibre. O regresso ao passado é fornecido através das três emblemáticas cores diferentes nos totalizadores.
—
Análise publicada no número 48 da Espiral do Tempo.
O último El Primero
É a mais recente variante do movimento que com tanta propriedade foi apelidado de El Primero (designação em esperanto e não em espanhol, como se pensa): o Calibre El Primero 400B Titanium mantém a elevada frequência do original de 1969 (36.000 alternâncias/hora), só que é construído com o recurso ao titânio na partes habitualmente mais pesadas (a platina de base e cinco pontes). A âncora e a roda de escape são feitas em silícium.
Caixa de velocidades
A carrosseria foi idealizada como a de um carro de corrida: a caixa, com um diâmetro generoso de 45 milímetros, é construída em carbono com uma estrutura interna em alumínio ceramizado; a coroa e os botões são em titânio. Como os pneus, a bracelete é em cauchu.
Edição limitada
Uma perfeita aliança entre tradição e inovação limitada a 250 exemplares. A base mecânica e as cores azul, cinzento e antracite dos totalizadores dão o toque do El Primero original num conjunto de mostrador aberto e texturas vanguardistas.
Características técnicas
Zenith
El Primero Lightweight
Edição limitada a 250 exemplares
Referência/ 10.2260.400/69.R573
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre El Primero 400B, 50h de reserva de corda, 36.000 alt/h
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo e data. Indexes e ponteiros com SuperLuminova® SLN C1
Caixa Ø 45 mm/ Carbono
Bracelete/ Borracha preta revestida de Nomex, triplo fecho extensível
Mais informações/ J.Borges Freitas
—