fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FHH lança “White Paper” para a Alta-Relojoaria

Tal como já tinha sido anunciado pela sua presidente, a Fondation de la Haute Horlogerie (FHH) acaba de lançar o White Paper for Fine Watchmaking, uma publicação que especifica os critérios que estão na base da definição de Alta-Relojoaria, de acordo com a perspetiva desta organização. Estes critérios, são, por exemplo, essenciais para definir as marcas que poderão participar no Salon International de la Haute Horlogerie.

«Alta-Relojoaria é a excelência em relojoaria, as técnicas de relojoaria em simbiose com as artes aplicadas» – é esta a definição que a Fondation de la Haute Horlogerie apresenta no seu White Paper for Fine Watchmaking, publicação que veio responder a uma questão que a organização refere como sendo complexa:

«O que precisamente significa para nós Alta-Relojoaria?»

Neste sentido, ao longo de quase três anos, o Conselho Cultural da própria Fondation de la Haute Horlogerie — composto por 46 peritos internacionais independentes — trabalharam de modo a concluir o documento que sintetiza as suas conclusões no espírito da própria organização.

Os valores que estão na base desta definição são assim os seguintes:

Identidade: a assinatura de ADN da marca
Autenticidade: quando as palavras e as ações estão em acordo
Diferença/Originalidade: a individualidade deriva da criatividade e da inovação
Legitimidade: Não existe outro caminho que não seja o domínio da técnica
Ética: Práticas responsáveis deverão ser lei

De acordo com a FHH, o White Paper For Fine Watchmaking «é o resultado de uma consideração metodológica da noção de Alta-Relojoaria e dos seus valores. Estabelece uma definição e categorização dos seus diferentes intervenientes. Lista a competências e sete áreas de perícia das marcas (R&D e Produção, Estilo e Design, História e ADN, Distribuição e Serviço Pós-Vendas, Colecionadores, Imagem da marca e Comunicação, Formação), e especifica 28 objetivos e sempre que possível mede critérios nestas sete áreas.»

Sendo assim, com base na avaliação que contempla as diferentes competências referidas, a Fundação elencou as casas que considera dignas de serem consideradas como marcas que pertencem ao círculo restrito que é o mundo da Alta-Relojoaria. Estas marcas foram segmentadas em quatro categorias que traduzem a diversidade associada ao setor:  Casas Históricas, Marcas Contemporâneas, Marcas de Luxo e Artesãos Criadores — e apresentou inclusive as marcas que estão para já incluídas nesses mesmos segmentos. No total, 86 marcas foram avaliadas, sendo que 64 foram contempladas no perímetro. A avaliação será repetida a cada dois, três anos. Estas marcas podem ser consultadas na seguinte imagem:

FHH_
© Fondation de la Haute Horlogerie

Consulte o documento completo no site oficial da FHH. ET_simb

Save

Outras leituras