Depois de um primeiro relógio na linha Marine Diver, a Ulysse Nardin volta a apresentar um relógio de homenagem à Artemis Racing Team, equipa patrocinada pela Ulysse Nardin na 35.ª America’s Cup. Segundo a marca, o novo FreakWing trata-se de um concentrado de inovações e tecnologias à imagem do famoso catamaran sueco high-tech AC45.
—
Press Release
Para celebrar a sua parceria com a Artemis Racing Team na 35.ª America’s Cup, a Ulysse Nardin evocou no novo FreakWing os elementos mais emblemáticos deste catamaran high-tech: a ponte superior para os minutos é inspirada na estrutura interna da vela rígida, enquanto a textura do disco rotativo das horas evoca a rede de malha do casco múltiplo. A luneta e a caixa são forjadas a partir de fibra de carbono, um elemento que é omnipresente na vela de alto nível. E, assim, a voar nas cores do challenger sueco, o FreakWing é um hino à excelência, à inovação, à tecnologia e à precisão — valores partilhados por ambas as marcas.
O catamaran AC45 da Artemis Racing AC45, challenger do Royal Yacht Club sueco — o 5.º clube de vela mais antigo do mundo — é projetado como nenhum outra embarcação: a sua vela rígida em forma de asa de avião permite-lhe atingir resultados fenomenais, conseguindo mesmo uma velocidade que chega mesmo aos 45 nós — mais de 80 km/h. A coleção Freak da Ulysse Nardin segue a mesma filosofia. Ao longo de quinze anos, tem estado concentrada nas inovações mais audazes e na mais ousada arquitetura. Este relógio foi, em 2001, o primeiro a integrar um escape de silício, com uma versão com diamantes em 2005. Também foi o primeiro a incorporar um escape Dual Ulysse. Sem mostrador ou ponteiros, trata-se de um instrumento do tempo concebido de modo a que o movimento rode sobre si próprio. Ligado ao centro deste pouco usual navio, a ponte inferior indica as horas, enquanto a ponte superior — que suporta o trem de engrenagens, a espiral e o exclusivo escape em silício Dual Ulysse — exibe os minutos.
Tão espetacular como sempre com o seu turbilhão no centro e o logo da Artemis Racing no fundo, o novo FreakWing oferece uma indicação das horas e dos minutos altamente legível, bem como a data nas 4 horas. A sua faceta tecnológica acentua-se com a incorporação do sistema de segurança UlyChoc, uma nova geração de amortecedores. Inteiramente concebido, desenvolvido e produzido in-house, substitui três micro-elementos com apenas uma peça de silício.Esta solução evita qualquer folga ou atrito e permite uma perfeita recentralização da roda de balanço, no caso de um impacto. Trata-se de uma verdadeira estreia, sendo mesmo objeto de um pedido de patente.
Mais resistente do que nunca, o FreakWing está equipado com caixa em titânio revestida a DLC preto e uma correia estilo-carbono com pesponto amarelo. Na ausência de uma coroa, são as lunetas superior e inferior, integradas no movimento, que executam as várias funções: a primeira luneta, fixa por um grampo de segurança às 6 horas, pode ser usada para ajustar as horas e os minutos, quando roda no sentido horário. Já o ajuste da data faz-se no sentido anti-horário. A segunda luneta permite carregar o tambor de corda — para uma reserva de corda de mais de oito dias.
A 35.ª America’s Cup, que é a mais antiga competição internacional desportiva (1851), precedendo mesmo os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna (1896) — arrancará em junho de 2017, nas Bermudas, no Atlântico Norte.
Caraterísticas Técnicas
Ulysse Nardin
FreakWing
Edição limitada a 35 exemplares
Referência/ 2103-138/CF-ARTEMIS
Movimento/ Corda manual Calibre UN-210, 28.800 alt/h, 8 dias de reserva de corda, turbilhão 1 hora, sistema de segurança Ulychoc, escape exclusivo Dual Ulysse.
Funções/ Horas, minutos indicados por rotação do movimento e data numa janela às 4 horas.
Caixa 45mm/ Titânio com revestimento DLC, luneta em fibra de carbono.
Bracelete/ Pele preta com motivo em fibra de carbono e pespontos amarelos.
Consulte o site oficial da Ulysse Nardin para mais informações.
—