No âmbito da 10.ª edição da Vendée Globe, a Ulysse Nardin apresenta uma edição limitada que é anunciada como o relógio mais sustentável alguma vez produzido pela marca. Lisboa foi uma das poucas cidades escolhidas para o lançamento do novo Diver NET Vendée Globe.
A Ulysse Nardin e a Torres Joalheiros organizaram, no Clube Naval de Lisboa, em Belém, um dos poucos eventos a nível mundial de lançamento oficial do Diver NET Vendée Globe, apresentado como o relógio mais sustentável alguma vez produzido pela marca suíça. Além de Lisboa, Paris e Nova Iorque foram assim as primeiras cidades a conhecer o novo relógio de pulso de inspiração marítima da marca de Le Locle.
Limitado a 300 exemplares, o Diver NET Vendée Globe celebra o 10.º aniversário da Vendée Globe, uma regata disputada de quatro em quatro anos e que conta, desde 2020/2021 com a Ulysse Nardin como Parceiro e Cronometrista Oficial. A Vendée Globe é conhecida como a prova ‘Evereste dos Mares’ pelo nível de dificuldade. Sozinhos numa embarcação que tem de percorrer 45.000 quilómetros, os participantes enfrentam condições climatéricas extremas, temperaturas geladas, ondas de grandes dimensões, bem como todos os danos associados a tal empreendimento, incluindo elevados níveis de cansaço, doenças, lesões, entre diversos outros problemas.
Neste sentido, de acordo com a marca, o novo Diver NET Vendée Globe inspira-se não apenas na competição de vela em si, mas também em todos aqueles que arriscam participar nesta aventura. Ao mesmo tempo, o relógio reflete a visão da empresa de produzir relógios sustentáveis que consciencializam para a fragilidade dos oceanos e para o impacto do aquecimento global.
Ulysse Nardin Diver NET Vendée Globe
Integrado na linhagem Diver, o novo relógio é feito de diversos materiais reciclados, incluindo aço, fibra de carbono e redes de pesca. Assim, os flancos, as asas e o fundo da caixa do relógio são produzidos em NyloFoil, um material híbrido que combina 60% de redes de pesca recicladas Nylo® da Fil & Fab e 40% de fibras de carbono recicladas da CDK Technologies. Além disso, a luneta rotativa unidirecional é feita de CarbonFoil, um material reciclado composto por fibras de carbono utilizadas no fabrico das lâminas dos barcos de corrida monocasco e também produzido pela CDK Technologies, especialista na produção de barcos de corrida com a classificação IMOCA, tais como os que são utilizados na Vendée Globe.
Depois, o núcleo da caixa de 44 mm do relógio é fabricado com 95% de aço reciclado a partir de resíduos de produção, em parceria com uma fundição austríaca. Já a bracelete é uma faixa de tecido vermelho feita parcialmente de redes de pesca recicladas. No entanto, o relógio também está disponível com uma bracelete em tecido cinzento fabricada a partir de redes de pesca 100% recicladas Nylo®. Outro elemento de destaque é o escape do mecanismo, produzido a partir de silício reciclado.
Todos estes materiais são assim combinados num relógio de pulso com 44mm de diâmetro do qual salta à vista um mostrador cinzento com decoração em jato de areia, complementado por um ‘X’ em vermelho e azul que ecoa as cores oficiais da Vendée Globe. Às 6 horas, encontra-se a janela da data na qual se destaca o numeral ’10’ como referência ao 10.º aniversário da regata, mas também ao dia do arranque da competição: 10 de novembro. Já os marcadores de minutos da luneta têm revestimento luminescente para melhor leitura em contextos obscuros.
O Diver NET Vendée Globe é alimentado pelo Calibre UN-118 de corda automática, com reserva de marcha de 60 horas, que pode ser acompanhada através de um indicador vermelho e azul às 12 horas. Pela primeira vez, este movimento integra um escape DIAMonSIL produzido a partir de uma pastilha de silício reciclada (resíduos de produção), com base num conceito de fabrico de precisão introduzido na relojoaria mecânica de alta gama pela Ulysse Nardin em 2001.
Por fim, o fundo em vidro de safira é decorado com um mapa que mostra o percurso da Vendée Globe e com a referência «The only solo unassisted non-stop sailing race around the world» em letras maiúsculas. O contorno do fundo da caixa indica ainda a estanqueidade do relógio (até 300 metros), bem como as coordenadas da manufatura Ulysse Nardin em Le Locle.
As nossas impressões
Um relógio de pulso que faz a ponte entre a história da Ulysse Nardin e história de uma competição de vela que não é para todos. O novo Diver NET Vendée Globe é claramente um membro da linhagem Diver, mas destaca-se pelos seus elementos próprios e pelo foco nos materiais reciclados. Se a ideia é sublinhar a ligação da marca ao mundo do mar, então trata-se de uma aposta bem conseguida, e se a ideia é também sublinhar ainda mais a preocupação da marca para com a sustentabilidade, então também podemos dizer que é uma aposta ganha.
Sabemos que a utilização de materiais sustentáveis na construção de um relógio não é uma novidade, no entanto é sempre positivo acompanhar o modo como as marcas de alta-relojoaria vão procurando de alguma forma fazer a diferença nesse sentido – não apenas pela utilização dos materiais em si e outras ações internas, mas também pela mensagem que procuram passar e pelas iniciativas que escolhem apoiar.
Com 44 mm de diâmetro, o relógio tem uma presença bem marcada no pulso, é confortável e revela frescura e seriedade ao mesmo tempo. Claramente desportivo, não esconde o coração mecânico e reúne em si as exigências essenciais de um relógio de mergulho: estanqueidade até 300 m, ponteiro dos segundos correntes que permite verificar que o relógio está em funcionamento e luneta rotativa unidirecional, com indicações luminescentes. Fora tudo isto, temos, claro, o facto de ser um relógio pensado para a aventura e que faz jus à competição que celebra. O preço: 14.600 euros, um valor que vai ao encontro dos valores que encontramos na coleção Diver da marca.
Visite o site oficial da Ulysse Nardin para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Ulysse Nardin
NET Vendée Globe
Referências | 1183-170LE-2A-VG/0B (bracelete vermelha); 1183-170LE-2A-VG/0A (bracelete cinza)
Edição limitada a 300 exemplares numerados.
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre UN-118. Escape anti magnético em silício em DIAMonSIL. 260 componentes/50 rubis. 28.800 alt/ (4Hz) de frequência 4hz. 60 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data, indicador de reserva de
marcha.
Mostrador | Multinível em ouro, com anel das horas e círculo dos minutos em ródio, gravados e lacados a preto, com abertura para o turbilhão. Pequenos segundos e contador de minutos do cronógrafo em ouro com anel polido. Submostrador foudroyante fosco, frações de segundos gravadas e lacadas a preto.
Caixa ø 44 mm | Aço reciclado, NyloFoil (redes de pesca recicladas e fibra de carbono reciclada), CarbonFoil (fibra de carbono reciclada) e NyloFoil (redes de pesca recicladas e fibra de carbono reciclada). 14,81mm de espessura. Estanque até 300 m.
Bracelete | Bracelete vermelha feita parcialmente de redes de pesca recicladas. Bracelete cinzenta totalmente feita de redes de pesca recicladas.
Preço | 14.600 € (23% IVA incluído).