Frederique Constant: Classic Tourbillon Manufacture aventurine

A Frederique Constant complementou recentemente o Classic Tourbillon Manufacture com uma versão de mostrador em aventurina que evoca o brilho cintilante do céu estrelado. Dele sobressai o hipnótico turbilhão, às seis horas, sempre em movimento. É uma edição limitada a 36 exemplares.

Faz praticamente um ano desde que entrevistámos Niels Eggerding, em Lisboa, tendo como mote os 35 anos da Frederique Constant. Na altura, o CEO da marca foi claro quanto ao posicionamento e ambições, salientando a importância de uma coleção variada que tem em vista também um sentido de continuidade no percurso do cliente. Por outro lado, Niels Eggerding também destacou o Manufacture Classic Tourbillon lançado em 2023, « o turbilhão mais clean alguma vez produzido pela marca. E funcionou, tendo em conta o número de vendas. Essa peça foi lançada em ouro, mas também em aço por um preço de 15.000 euros, um dos mais acessíveis turbilhões clássicos do mercado. Mas o mais importante: é o único com 39mm».

O Classic Tourbillon Manufacture com mostrador em aventurina é lançado numa edição limitada a 36 exemplares | Foto: Frederique Constant

A coleção Manufacture representa um patamar mais elevado no portefólio da Frederique Constant. Nela estão arrumados os modelos assentes numa forte componente artesanal e numa vertente técnica de maior complexidade, tal como acontece com o recentemente lançado Classic Tourbillon Manufacture com mostrador em aventurina que vem complementar as já referidas versões em ouro rosa e em aço. O novo relógio é uma edição limitada a 36 exemplares.

Classic Tourbillon Manufacture aventurine

Com caixa de 39mm de diâmetro em ouro branco, o Classic Tourbillon Manufacture distingue-se por ter um mostrador feito de aventurina. Esta gema com efeito cintilante é com frequência usada em relojoaria e oferece uma estética celestial, muito associada a complicações astronómicas, ou seja, funções que transpõem para o exíguo espaço de um relógio de pulso, e de forma prática, indicações relacionadas com os fenómenos celestes.

O turbilhão encontra-se às 6 horas | Foto: Frederique Constant

Neste caso, não podemos dizer que exista uma complicação deste género no sentido mais purista, mas podemos, sim, dizer que a origem da relojoaria está intimamente ligada às observações astronómicas, pelo que todas as indicações temporais acabam também por ser indicações astronómicas. No novo relógio não descobrimos assim indicação das fases da Lua, calendário perpétuo ou cartas celestiais, mas descobrimos as horas e os minutos por meio de dois ponteiros centrais que sobressaem do fundo estrelado azul-escuro.

Uma estética celestial no novo Classic Tourbillon Manufacture | Foto: Frederique Constant

Depois, às 6 horas, encontra-se o espetáculo principal: a abertura Heart Beat, assinatura da Frederique Constant, da qual salta à vista o turbilhão de 60 segundos que tem a ponte gravada com o nome do modelo e o número de série limitada. Concebido in-house, o Calibre FC-980-4 de corda automática enquadra este dispositivo criado historicamente para combater os efeitos da gravidade na precisão do relógio. A marca optou por um escape de silício, para minimizar as variações de funcionamento resultantes das mudanças de temperatura ou da eventual magnetização atualmente potenciada por dispositivos como computadores ou smartphones, e nociva para os mecanismos mais sensíveis. No turbilhão vive ainda o ponteiro dos pequenos segundos.

O mostrador em aventurina oferece ao relógio um toque celestial, muito associado às origens da relojoaria | Fotos: Frederique Constant

Por outro lado, é também na decoração e requintados acabamentos que tanto o relógio em geral, como o mecanismo se distinguem no seio da coleção da marca. De acordo com a Frederique Constant, a mecânica é aqui equivalente às caraterísticas exteriores. Além do mostrador em si, destaque para os indexes aplicados e para os ponteiros centrais polidos à mão. A cereja no topo do bolo é a correia azul-escura com pesponto do mesmo tom que contribui para reforçar a estética elegante e celestial deste novo relógio de pulso.

O Classic Tourbillon Manufacture aventurine estará disponível a partir de novembro de 2024.

O Calibre FC-980-4 de corda automática apresenta acabamentos de acordo com os mais elevados padrões e tem escape em silício | Foto: Frederique Constant

Algumas caraterísticas técnicas:

Frederique Constant
Classic Tourbillon Manufacture

Edição limitada a 36 exemplares
Referência | FC-980AV3H8
Ano de lançamento | 2024

Frederique Constant Classic Tourbillon Manufacture
Frederique Constant Classic Tourbillon Manufacture aventurine | Foto: Frederique Constant

Movimento | Corda automática Calibre FC-980-4, 28.800 alt/h, roda de escape e âncora em silício, 38 horas de reserva de marcha, 33 rubis.
Mostrador | Azul em aventurina. Indexes prateados aplicados. Ponteiros prateados. Abertura ‘Heart Beat’ às 6h com turbilhão de 60 segundos.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos
Caixa Ø 39mm | Ouro branco 18kt polido. Estanque até 50 metros. Espessura: 10,99mm. Vidro de safira com tratamento antirreflexos. Estanque até 30 metros. Fundo transparente. Gravação do número de edição limitada.
Correia | Pele de aligátor em azul-marinho. Pesponto tom sobre tom. Fivela com fecho dobrável.
Preço anunciado no site | 40.995.00 €

Continue connosco: