A Girard-Perregaux revisitou um inconfundível relógio da sua coleção e atualizou-o com algumas afinações. O Tourbillon with Three Flying Bridges regressa assim subtilmente diferente, mas permanece fiel à sua essência.
À primeira vista parece que nada mudou, mas a verdade é que mudou ligeiramente sem causar transtorno. E para melhor. A nova geração do Tourbillon with Three Flying Bridges da Girard-Perregaux está aí para as curvas até porque curvas não lhe faltam e afinações também não.
Nascido em 2021 e inspirado num relógio de bolso de 1889 que, com três pontes no mostrador, veio desafiar o conceito funcional de uma ponte em relojoaria mecânica, o Tourbillon with Three Flying Bridges desafiou ele também as convenções mais tradicionais. O seu sofisticado design aproveitou ao máximo a luz natural para assim expor as flutuantes pontes que sustentavam os principais componentes do mecanismo. Tornou-se um importante modelo no catálogo da marca e talvez um dos mais distintivos no seio das diferentes coleções. Em 2024, o Tourbillon with Three Flying Bridges regressa assim com mudanças.
Tourbillon with Three Flying Bridges
Com caixa de 44 mm em ouro rosa, o modelo inaugural da nova geração Tourbillon with Three Flying Bridges continua a distinguir-se pelo visual técnico e sem nada a esconder, graças à transparência assumida e à ausência de um mostrador efetivo. Todos os componentes mecânicos podem assim ser devidamente apreciados.
As três pontes em ouro escurecidas por meio de PVD saltam ao olhar no mostrador e são elas que sustentam os principais componentes mecânicos. A primeira ponte a contar de cima suporta o tambor que fornece 60 horas de reserva de corda. A ponte de baixo suporta o turbilhão, um dispositivo historicamente pensado para compensar os efeitos da gravidade na precisão do relógio. Ao centro, encontram-se os ponteiros esqueletizados de horas e minutos. Portanto, no que diz respeito ao conceito, nada mudou, efetivamente.
As atualizações concentraram-se noutros aspetos. Os pequenos indexes foram redesenhados, com indexes duplos tipo batom na posição das 12 horas, os vidros de safira (do mostrador e do fundo) são agora mais abobadados, para uma vista mais ampla do espetáculo do mostrador, e a coroa redesenhada com linhas mais arredondas para facilitar o seu manuseamento. Por outro lado, a caixa foi refinada com contornos mais suaves e asas de suporte da correia mais curtas – tendo em vista o conforto para pulso mais finos.
Depois, destaque (sempre) para o superior trabalho ao nível dos acabamentos permanece em toda a peça, nomeadamente, as bordas chanfradas das pontes finamente polidas que permitem revelar subtilmente o brilho do ouro rosa de que são feitas.
O relógio é complementado com bracelete em borracha com fecho de báscula de lâmina tripla, mas é ainda entregue com uma correia suplementar em pele de aligátor com efeito dourado.
Visite o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Girard-Perregaux
Tourbillon with Three Flying Bridges
Ano de lançamento | 2024
Referência | 99296-52-3434-5CC
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre
GP09400-1273 com rotor em ouro branco e turbilhão. 21.600 alt/h – 3Hz de frequência. 260 componentes. 27 rubis. 60 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos no turbilhão.
Caixa Ø 44 | Ouro rosa, vidro de safira abobadado tipo ‘box’ com tratamento antirreflexos. Fundo em vidro de safira abobadado tipo ‘box’. Estanque até 30 metros.
Mostrador | Anel com indexes em ouro rosa com luminescência de emissão azul. Ponteiros em ouro rosa, esqueletizados tipo ‘dauphine’ com luminescência de emissão azul.
Bracelete | Borracha preta com textura de tecido. Fecho de báscula de lâmina tripla. É entregue com correia complementar em pele preta de aligátor
Preço recomendado | 180.000 €