fbpx

Graham Chronofigther Fortress Limited Edition

A Graham mergulhou nas raízes históricas do seu ex-líbris, o Chronofighter, para estrear um novo modelo com uma evidente inspiração militar e muito charme rétro: o Fortress, um cronógrafo monopulsante de sistema operativo à esquerda.


Artigo originalmente publicado no número 75 da Espiral do Tempo (verão 2021)


Graham Chronofigther Fortress Limited Edition
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A génese funcional do Chronofighter tem a ver com a aviação – mais precisamente, com a aviação militar e a cronometragem dos tempos até à libertação de bombas. A sua peculiar configuração deve-se a princípios ergonómicos: o acionamento das funções cronográficas foi pensado para ser feito com o polegar. O Fortress, por sua vez, dispensa o protuberante módulo composto pela coroa, alavanca de acionamento e botão de retoma a zero do Chronofighter: todas as ações de cronometragem (arranque, paragem, retorno a zero) são efetuadas a partir de um único botão embutido na coroa. Tal como o Chronofighter, que foi inspirado por instrumentos do tempo da Segunda Guerra Mundial, também o novo Fortress representa uma autêntica viagem ao passado: cada pormenor foi pensado para adaptar a essência militar dos anos 40 ao pulso contemporâneo, incluindo a estilização do mostrador e até a coroa canelada. Mas com um look bem mais depurado. A caixa em aço de 47mm de diâmetro ‘veste’ surpreendentemente bem, mesmo em pulsos mais pequenos, e corresponde ao que se exige de um relógio da sua tipologia, desde a legibilidade (algarismos aplicados e ponteiros sobredimensionados preenchidos com matéria luminescente) à robustez (estanqueidade até 100 metros). 

Mostrador do Graham Chronofigther Fortress Limited Edition
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Crono e fiável

O fundo transparente em vidro de safira desvela o Calibre G1747 de corda automática e 48 horas de reserva de corda. Com certificação Chronofiable graças a uma melhorada absorção dos choques, tem por base o lendário Calibre Valjoux 7750 – completamente remodelado e otimizado, sendo também invertido para transferência das funções operativas para o lado esquerdo. A caixa inclui a numeração específica de uma tiragem que é limitada a 100 exemplares.

Verso de caixa e detalhe da bracelete com fivela do Graham Chronofigther Fortress Limited Edition
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Botão monopulsante

Também podendo ser utilizado por canhotos no pulso direito, o Fortress é um cronógrafo para destros destinado a ser usado no pulso esquerdo e que apresenta as funções à esquerda – para que o acionamento (start, stop, reset) seja feito a partir de um único botão e pelo polegar, o mais rápido dos dedos da mão. Além dos segundos cronográficos ao centro, o mostrador inclui um totalizador de 30 minutos e o submostrador de segundos contínuos.

Botão monopusher do lado esquerdo e detalhe do mostrador do Graham Chronofigther Fortress Limited Edition
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ Evocativo dos instrumentos de aviação e relógios de piloto, o cronógrafo monopulsante Fortress personifica de maneira original o estilo military chic, graças ao seu estilo vincado e aos seus sofisticados acabamentos.


Algumas características técnicas:

Graham
Chronofigther Fortress Limited Edition
Ano de lançamento | 2020

Edição limitada a 100 exemplares.

Graham Chronofigther Fortress Limited Edition em fundo branco
Graham Chronofigther Fortress Limited Edition | © Graham

Referência | 2FOAS.U01A
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre G1750, 48h de reserva de corda, 28.800 alt/h. Certificação Chronofiable®.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo monopulsante e data.
Caixa ø 47mm | Aço. Cristal de safira com tratamento antirreflexo. Estanque até 100m.
Bracelete | Azul em calfe. Fivela em aço.
Preço | 6.450 €

Relógio cedido por Watchers.

Visite o site oficial da Graham para mais informações.

Outras leituras