Já estão abertas as inscrições para a 22.ª edição do Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG). Uma das surpresas da edição deste ano passa pela inauguração da categoria Relógio Mecânico e pelo regresso do prémio Chronometry. A cerimónia de atribuição dos prémios vai decorrer em Genebra no Théâtre du Léman, no dia 10 de novembro de 2022.
A organização do Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG) anunciou a abertura das inscrições para a edição de 2022 do grande evento. As marcas de relógios estão assim convidadas a submeter as suas candidaturas entre os dias 10 de maio e 24 de junho através da plataforma digital dedicada.
Em comunicado, refere-se que a GPHG Academy, que atualmente engloba 650 elementos ligados ao setor relojoeiro, deu o pontapé de saída para esta edição propondo várias centenas de relógios para a competição. Depois, as marcas dos relógios em causa irão decidir se confirmam ou não a participação das peças propostas, podendo, se preferirem, inscrever outros relógios à sua escolha. Por outro lado, todas as marcas de relógios podem inscrever-se espontaneamente, como referimos, através da plataforma digital disponível no site oficial da iniciativa.
Ainda de acordo com a organização, este ano, está previsto a competição contar com três grandes novidades: a estreia da categoria ‘Mechanical Clock’ abre a competição a outros instrumentos de medição de tempo, como relógios de mesa, entre outros; por outro lado, o Chronometry Prize está de regresso para distinguir relógios que se destacam pela notável performance ao nível da precisão (escape especial ou dispositivo regulador distintivo) e que é certificado oficialmente por uma autoridade de inspeção reconhecida como o COSC, o Besançon Observatory, etc; por fim a sustentabilidade foi adicionada à lista de critérios que podem ser destacados este ano no âmbito do Prémio Inovação.
A lista das 15 categorias e os prémios pelos quais os relógios concorrem em 2022, juntamente com os detalhes da competição, estão disponíveis no regulamento do GPHG 2022 em gphg.org.
Após a submissão dos diversos modelos, a Academia irá realizar um primeiro momento de votação neste verão para selecionar os relógios finalistas. Depois, em novembro, uma segundo votação irá determinar, juntamente com um júri estabelecido, a lista dos vencedores em cada categoria.
Lembramos que o GPHG é encarado como uma espécie de ‘Oscares’ da relojoaria, permitindo que o público internacional acompanhe a evolução da arte relojoeira por meio de um concurso que tem o seu ponto alto numa cerimónia durante a qual são atribuídos diferentes prémios. Este ano, a cerimónia decorre no dia 10 de novembro, no Théâtre du Léman, em Genebra.
O vencedor do ‘Aiguille d’Or’ de 2021 foi o Octo Finissimo da Bulgari.