fbpx

Grand Seiko Elegance GMT SBGM221

A Seiko tomou a decisão de dotar a linhagem Grand Seiko de uma autonomia que praticamente a transformou numa marca independente, a partir de 2017. E um dos mais celebrados modelos da gama de prestígio da companhia nipónica é o Elegance GMT, mais precisamente a referência SBGM221.


Artigo originalmente publicado no número 74 da Espiral do Tempo (primavera 2021)


Em 1960, a Seiko idealizou um relógio para ser o mais preciso da sua história, e resolveu batizá-lo de Grand Seiko – o nome ‘grandioso’ foi escolhido para traduzir bem os acabamentos esmerados e a competência técnica de tão simbólica peça. Os ponteiros e os marcadores aplicados também contribuíram para o arquétipo no qual se basearam todos os Grand Seiko que vieram depois, numa linhagem que goza de tão boa reputação entre os aficionados da relojoaria mecânica que a Seiko tomou a decisão de a dotar de uma autonomia que praticamente a transformou numa marca independente, a partir de 2017. E um dos mais celebrados modelos da gama de prestígio da companhia nipónica é o Elegance GMT, mais precisamente a referência SBGM221.

Mostrador do Grand Seiko Elegance GMT
| © Grand Seiko

A caixa em aço com 39,5 mm é de um classicismo notável e o vidro de safira convexo não só remete para o perfil dos Grand Seiko desenhados por Taro Tanaka nos anos 60, como reforça o espírito neoclássico típico dessa década – juntamente com a simplicidade do famoso mostrador em tom de marfim. O ponteiro suplementar está associado à escala interior das 24 horas alusiva ao segundo fuso horário. A chancela Grand Seiko também está bem patente no virtuosismo do movimento automático visível, através do fundo transparente: o Calibre 9S66 apresenta três dias de reserva de corda e notáveis índices de precisão. Um relógio elegante e despretensioso que personifica, de modo exemplar, todas as virtudes do perfecionismo japonês.

Grand Seiko Elegance GMT e detalhe do fecho de báscula
| © Grand Seiko

Flecha azulada

A indicação tradicional do segundo fuso horário no Grand Seiko Elegance GMT é simples e eficaz: um segundo ponteiro das horas, com tratamento azulado e extremidade em forma de seta para diferenciação à primeira vista, dá uma volta por dia ao mostrador a partir do seu eixo central – indicando o segundo fuso horário num anel interno de 24 horas.

Pormenor do mostrador e do ponteiro azul dos segundos do Grand Seiko Elegance GMT
| © Grand Seiko

Apliques metálicos

A personalidade dos mostradores Grand Seiko está intimamente ligada à adoção de apliques metálicos de refinado acabamento. A tridimensionalidade dos indexes e os correspondentes reflexos destacam-se perfeitamente sobre a base de tom casca de ovo que dá ao relógio um perfume dos clássicos de outrora. O polimento zaratsu da caixa contribui para a aura de perfeição.

Detalhe dos indexes e do logo da Grand Seiko aplicados no mostrador do Grand Seiko Elegance GMT
| © Grand Seiko

→ O mostrador em cor de marfim ganha uma vida especial perante os reflexos espelhados – proporcionados pelo polimento perfeito nos indexes facetados e na caixa.


Características técnicas

Grand Seiko
Elegance GMT SBGM221

Ano de lançamento | 2017

Referência | SBGM221

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre 9S66, 28.800 alt/h, 3 dias de reserva de corda, stop seconds.
Funções | Horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário com indicação de 24 horas.
Caixa ø 39,5mm | Aço. Vidro e fundo em cristal de safira. Resistente a salpicos.
Bracelete | Pele de crocodilo com triplo fecho de báscula em aço.
Preço | 4.800 €

Grand Seiko Elegance GMT visto de frente em fundo branco
Grand Seiko Elegance GMT | © Grand Seiko

Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.

Outras leituras