fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248: para oficiais e cavalheiros

Com o seu mostrador azul associado a tons dourados, o Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248 evoca os blazers e as insígnias dos oficiais de marinha — e personifica brilhantemente a expressão ‘ouro sobre azul’. É o relógio ideal para os aficionados da marca japonesa que desejam algo de diferente.

Close up ao mostrador do Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, em fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Tanto a Seiko como a sua marca alter ego de maior sofisticação Grand Seiko são fieis à filosofia japonesa do design minimalista, com opções cromáticas simplistas que reforçam a personalidade de relógios idealizados para se focarem no essencial — mostrar o tempo ao utilizador, e fazê-lo com o máximo de fiabilidade. O Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248 cumpre essa missão na perfeição mas apresenta uma combinação de cores que lhe dá uma aura suplementar e até um cheirinho mediterrânico, evocando os blazers azuis de botões dourados tão populares no estilo casual elegante do sul da Europa e que se inspirou nos casacos dos oficiais da marinha.

Pormenor ponteiros Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 |  © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor ponteiros Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Essa conjugação cromática bicolor não é excessiva; cinge-se à luneta e ao mostrador — mantendo a caixa e a bracelete metálica com a tonalidade de aço que nunca cansa. Ou seja, trata-se de uma versão que transparece sofisticação mas que não é excessivamente dressy, mantendo o intuito para que foi criado: o de ser um relógio casual elegante. E, graças à função GMT, também um relógio ideal para um verão de viagens tendo o mar como cenário de fundo.

Ouro sobre azul

A principal característica estética do Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248 é claramente a sua vibrante tonalidade azul — e nem sempre é fácil para as marcas encontrarem um tom ideal de azul que brilhe mediante as mais diversas condições de luz, para mais quando a luneta tem de ter a mesma cor do fundo do mostrador e o azul deve ser combinado com o dourado. Todas as aplicações do mostrador são em ouro ou douradas, com as ligeiras exceções dos algarismos (nas escalas de 24 horas na orla do mostrador e na luneta), disco da data e o material luminescente Lumibrite exclusivo da marca.

Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, em fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Mas não se trata de um dourado ostensivo; o acabamento dos ponteiros e dos indexes é escovado para um reflexo mais mate. O logótipo GS é aplicado em relevo e a tipografia Grand Seiko evoca bem a autonomia relativamente à Seiko a partir de 2017; a menção à tecnologia Spring Drive e à função GMT proclamam a natureza de um relógio pensado para os viajantes que querem um toque de classe especial no pulso.

Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Luneta em safira

Uma das idiossincrasias do Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248 é a sua luneta — claramente diferenciada da maior parte dos relógios inseridos na mesma tipologia (ou a esmagadora maioria dos relógios com luneta colorida, sejam eles com escala de mergulho, escala GMT ou escala taquimétrica) e que recorrem a lunetas de alumínio ou em cerâmica.

O Spring Drive GMT tem a luneta colorida revestida de vidro em safira numa base em ouro, que não só a protege devido às qualidades intrínsecas da safira antirrisco como também lhe proporciona um visual diferente e que joga muito bem com as incidências de luz. A escala de 24 horas remete para o ponteiro do segundo fuso horário.

Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, em fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Função GMT

A designação GMT (o acrónimo de Greenwich Mean Time) incluída na nomenclatura do relógio é popularmente utilizada na relojoaria para designar modelos dotados de um ou dois fusos horários suplementares, não devendo ser confundidos com exemplares capazes de mostrar em simultaneamente as horas mundiais — os chamados worldtimers. No sentido original do termo, um relógio GMT apresenta um ponteiro extra numa escala de 24 horas e é isso que acontece no Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248. De maneira reforçada, já que essa escala é apresentada tanto na periferia do mostrador como na luneta. A data está associada ao ponteiro das 24 horas.

Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O selo do leão

O Grand Seiko Spring Drive GMT Ref. SBGE248 é um dos modelos Grand Seiko de maiores dimensões, combinando um diâmetro de 44 milímetros com uma espessura de 14,7mm. A caixa em aço com polimento tradicional Zaratsu ostenta no fundo a emblemática gravura do leão associada à Grand Seiko — num fundo fechado atendendo à estanqueidade de 200 metros (ao contrário de outros modelos Grand Seiko de características mais urbanas e com fundo transparente em vidro de safira). A coroa de rosca é em ouro, combinando com os detalhes dourados do mostrador e da luneta.

Pormenor bracelete e coroa Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, em fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor bracelete e coroa Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Tecnologia Spring Drive

O Calibre 9R66 GMT, inaugurado em 2006 para adicionar a opção GMT ao Calibre Spring Drive de base, é formado por mais de 300 peças e tem cerca de 80 pontos de lubrificação — proporcionando uma reserva de corda de três dias (73 horas), devidamente apresentada numa pequena escala colocada à esquerda no mostrador. A precisão é mais do que cronométrica, com a Grand Seiko a desvelar uma tolerância de +/-1 segundo por dia e +/-15 segundos por mês.

Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor mostrador Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A tecnologia Spring Drive é exclusiva da Seiko e assenta num calibre mecânico combinado com um circuito integrado, um travão eletrónico e um cristal de quartzo (o regulador Tri-synchro) que lhe permite um grau de precisão superior ao de qualquer movimento mecânico, sendo um atestado da competência da marca tanto no plano da relojoaria tradicional como eletrónica. A suavidade deslizante do ponteiro dos segundos é o aspeto mais visível dessa tecnologia.

Bracelete metálica

Pormenor bracelete Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, em fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Pormenor bracelete Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A bracelete metálica assenta numa tipologia de três elos com alternância de acabamentos entre o escovado e o polido, sendo acompanhada de um fecho de báscula com três lâminas e botões de segurança para a abertura. O logótipo Grand Seiko em ouro faz a combinação com os tons dourados do mostrador e da luneta.

Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.


Características Técnicas

Grand Seiko
Spring Drive GMT
SBGE248
Ano de lançamento | 2019

Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248, deitado sobre fundo preto | @ Paulo Pires / Espiral do Tempo
Grand Seiko Spring Drive GMT SBGE248 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Referência | SBGE248
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Grand Seiko Spring Drive 9R66, 73 horas de reserva de corda, oscilador de quartzo 32,768 Hz, 30 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos, segundo fuso horário com ponteiro de 24 horas, data e indicação de reserva de corda.
Mostrador | Azul e indexes aplicados.
Caixa Ø 44mm e espessura de 14,7mm | Aço com luneta e coroa em ouro amarelo de 18kt. Estanque até 200m. Vidro de safira.
Bracelete | Aço, triplo fecho de báscula com botão de libertação.
Preço | Sob consulta
Relógio cedido por Certora, S.A.

Outras leituras