Grand Seiko e Tokujin Yoshioka na Design Week de Milão

A Grand Seiko uniu-se ao designer Tokujin Yoshioka na criação de uma instalação que se vai transformando à medida que o tempo passa. A obra vai ser apresentada durante a Milan Design Week, em abril.

A Grand Seiko anunciou o resultado da sua colaboração com o designer japonês Tokujin Yoshioka. Intitulado ‘Tokujin Yoshioka — Frozen’ e focado no conceito de ‘agua’, o projeto faz-se ver numa escultura transparente que se vai transformando à medida que o tempo passa.

A instalação vai ser apresentada durante a Milan Design Week e estará em exibição no Palazzo Landriani, no coração do bairro de Brera, juntamente com modelos Spring Drive da Grand Seiko e outra recente obra do artista — denominada ‘Aqua Chair’.

Estamos assim perante uma colaboração que eleva ainda mais o conceito de relação entre natureza, tempo e arte que tanto fazem parte da filosofia da Grand Seiko.

Tokujin Yoshioka – Frozen
Tokujin Yoshioka criou uma escultura que se vai alterando à medida que o tempo passa | Fotos: Grand Seiko

Lembramos que o mundo da relojoaria tende cada vez mais a procurar colaborações com protagonistas e eventos de mundos de outros setores, numa relação quase de cumplicidade. Estas colaborações ancoram-se, por vezes, na criação de novos relógios, como acontece com o leilão Time to Art. Outras vezes, baseia-se no encontro de valores, como aconteceu recentemente com o projeto «Consciousness Of Time – From Geometry To Artistry», dinamizado pela Vacheron Constantin, ou com o já veterano Made of Makers promovido pela Jaeger-LeCoultre.

O esboço de outra das obras expostas: Aqua Chair | Foto: Grand Seiko

No caso específico da Grand Seiko, a marca aposta, neste caso, não apenas na obra de Tokujin Yoshioka, mas reforça que os relógios Spring Drive transmitem bem a ideia de fluxo natural do tempo, graças ao movimento deslizante do ponteiro dos segundos. Ao traduzirem a relação entre natureza e tempo, acabam assim por ser também uma reinterpretação do tema ‘Mundos conetados’, fio condutor do Fuorisalone 2025, que juntamente com o Salon do Mobile, definem a Milan Design Week, a decorrer entre os dias 7 e 13 de abril.

Continue connosco: