Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph: rei da selva

Numa conjuntura favorável a relógios mais pequenos e elegantes, o novo cronógrafo da Grand Seiko afirma a sua pujança leonina com garra(s) e um forte rugido — sem esquecer uma imponente juba.

Foi uma das mais inesperadas e surpreendentes propostas apresentadas na recente edição do salão Watches and Wonders: um cronógrafo possante e leonino da autoria da Grand Seiko que vai contra várias das tendências atualmente dominantes na relojoaria. O Tokyo Lion Tentagraph apresenta uma forte personalidade geométrica com múltiplos detalhes inspirados no Rei da Selva e destacou-se ‘com um rugido’ no que diz respeito aos exemplares mais marcantes na selva relojoeira da cimeira genebrina.

Pronto para um safari: o novo Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Grand Seiko
Pronto para um safari: o novo Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Grand Seiko

O conceito Tokyo Lion remonta a 2019 e sempre foi caraterizado pelo seu volume acentuado por ângulos e facetas, com diversos modelos a apresentarem esse pendor geométrico inspirado na pata do leão. O novo Tokyo Lion Tentagraph vai mais longe do que os seus antecessores e potencia os respetivos princípios de design num notável exercício de estilo motorizado pelo novo calibre cronográfico de alta frequência da marca japonesa. E não é apenas o tamanho de 43mm de diâmetro por 15,6mm de espessura que impressiona — é também a alternância entre facetas e arestas, a conjugação cromática, a utilização de diversos padrões, a qualidade do polimento tradicional japonês Zaratsu e, sobretudo, a originalidade do produto final.

O Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph e o jovem designer que o idealizou | Fotos: Cesarina Sousa e Miguel Seabr/Espiral do Tempo
O Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph e o jovem designer nipónico que o idealizou | Fotos: Cesarina Sousa /Espiral do Tempo

A Grand Seiko, tal como muitas das linhas da Seiko, inspira-se muito na natureza para a escolha de padrões nos mostradores. O novo Tokyo Lion Tentagraph vai para além da flora e mergulha igualmente na fauna para projetar toda a sua pujança. Curiosamente, este ano a Seiko já tinha estado em grande evidência geométrica aquando do lançamento dos novos King Seiko; a Grand Seiko — que é uma companhia independente no seio do Grupo Seiko — foi mais longe nas suas formas pronunciadas e acentuadas pelo tratamento decorativo diferenciado da superfície da caixa esculpida numa liga de titânio que é exclusiva da marca e batizada Brilliant Hard Titanium.

Forte componente geométrica e inesperada combinação cromática no Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
Forte componente geométrica e inesperada combinação cromática no Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
Forte componente geométrica e inesperada As facetas e arestas dominam a estrutura do Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Grand Seiko
As facetas e arestas dominam a pujante estrutura do Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Grand Seiko

Outro pormenor interessante é o facto de as linhas retas do frontispício e mesmo das laterais contrastarem com a curvatura ergonómica do fundo, permitindo ao Tokyo Lion Tentagraph assentar melhor no pulso — apesar da acentuada volumetria..

A imponente estrutura é estanque a 200 metros e proporciona proteção contra campos magnéticos até 4,800 A/m, com o Calibre Tentagraph 9SC5, baseado numa base mecânica do Calibre 9SA5 com módulo cronográfico, a apresentar um escape de impulso duplo e 72 horas de reserva de carga que reforçam os seus parâmetros de alto rendimento e cronometragem precisa até ao décimo de segundo. Mas é sobretudo o impacto visual que dá ao Tokyo Lion Tantagraph o estatuto de exceção.

O fundo é curso e inclui vidro de safira com vista para o Calibre Tentagraph | Foto: Grand Seiko
O fundo é curvo e inclui vidro de safira com vista para o Calibre Tentagraph 9SC5 | Foto: Grand Seiko

Se a arquitetura da caixa evoca a pata do leão e o formato dos botões do cronógrafo acentua a temática leonina, o mostrador segue o tema ‘a juba do leão que ondula ao vento’ inspirador dos modelos Tokyo Lion. No caso do Tokyo Lion Tantagraph, o mostrador em tons acastanhados apresenta um padrão horizontal ligeiramente ondulado que inclui três submostradores contrastantes que parecem escavados às 3, 6 e 9 horas; os totalizadores das horas e minutos do cronógrafo surgem a preto com ponteiros vermelhos, ao passo que o submostrador dos pequenos segundos contínuos é acastanhado.

Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph
O Tokyo Lion Tentagraph é complementado por uma bracelete em cauchu de tons acastanhados | Foto: Grand Seiko

A bracelete castanha em cauchu reforça a personalidade desportiva da peça e prolonga o caráter geométrico; a decoração interior inclui mais simbologia leonina. O fecho de báscula em titânio de alta intensidade inclui botões de segurança.

As nossas impressões

Sem dúvida alguma, um dos lançamentos mais originais entre as muitas centenas de novos modelos apresentados no Watches and Wonders — daí o seu natural destaque proporcionado pela volumetria, geometria e cromatismo.

O GRand Seiko Tokyo Lion Tentagraph prima pela originalidade | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
O Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph prima pela originalidade | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

É um relógio que se afirma, tal como o leão se assume como rei da selva… para mais numa fase em que os diâmetros estão cada vez mais contidos (mesmo nas versões cronográficas, que raramente estão a ultrapassar os 41mm) e a tendência geral é para delicadoces dress watches. Para além da estética, convém sublinhar que a qualidade técnica e a qualidade de acabamento são irrepreensíveis e dignas da Grand Seiko.

Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph: presença leonina no pulso | Foto: Cesarina Sousa/Espiral do Tempo
Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph: presença leonina no pulso | Foto: Cesarina Sousa/Espiral do Tempo

É certo que o preço (na faixa dos 15.000 a 20.000 euros) não é propriamente dos mais acessíveis e a concorrência nesse segmento é de monta, mas é mesmo um relógio especial — um carismático cronógrafo que se afirma como excelente opção para quem deseja ter no pulso algo de diferente. E nem precisa de ser um Tarzan.


Algumas caraterísticas técnicas:

Grand Seiko
Tokyo Lion Tentagraph
Ano de lançamento | 
2025
Referência | SLGC009

Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph
Novidade 2025: Tokyo Lion Tentagraph | Foto: Grand Seiko

Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre 9SC5 de manufatura com base 9SA5, 60 rubis, Dual Impulse Escapement, dois tambores de corda para uma autonomia de 72 horas (três dias), roda de colunas e embraiagem vertical, 36.600 alt/h (5 Hz).
Funções | Horas e minutos centrais, pequenos segundos; cronógrafo com segundos ao centro, horas e minutos em totalizadores; data.
Caixa Ø 43 mm | Titânio Grau 5 de alta densidade; 15,6mm de espessura; acabamento escovado com polimento Zaratsu; vidro do tipo glassbox com tratamento antirreflexo; fundo encurvado com vidro de safira; coroa de rosca; estanque até 200 metros.
Mostrador | Temática leonina em tons bege e acastanhados; totalizadores do cronógrafo pretos às 6 e 9h, pequenos segundos às 3h; data às 4h30; indexes das horas facetados e aplicados; luminescência LumiBrite.
Bracelete | Castanha em cauchu.
Preço | Sob consulta

Continue connosco: