fbpx

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Medium Duetto

O Reverso celebrou 90 anos em 2021 e a sua história quase centenária contempla dúzias de modelos excecionais, mas talvez nenhum o faça de maneira tão clarividente como o Reverso Duo (para ele) ou o Reverso Duetto (para ela). Ao longo do tempo, a Jaeger-LeCoultre transformou o Reverso no relógio mais multifacetado de sempre; o Duetto espelha de maneira brilhante a sua tão peculiar bipolaridade.


Artigo originalmente publicado no número 76 da Espiral do Tempo (outono 2021) 


O Reverso celebrou 90 anos em 2021 e a sua história quase centenária contempla dúzias de modelos excecionais que exaltam as caraterísticas intrínsecas do lendário relógio reversível, mas talvez nenhum o faça de maneira tão clarividente como o Reverso Duo (para ele) ou o Reverso Duetto (para ela) – verdadeiros paradigmas de dualidade que mostram a dupla faceta do tempo através de um simples gesto. Basta puxar a caixa, revirá-la e já está: em escassos segundos, não só podemos ter um relógio diferente, como também entrar num segundo fuso horário em determinadas versões.

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Medium Duetto
Mostrador opalino tradicional de linhas retangulares com algarismos árabes e centro em guilloché radial | © Jaeger-LeCoultre

O Reverso original de 1931 revirava-se para que o verso em aço protegesse
o relógio dos impactos numa altura em que os vidros eram extremamente frágeis; esse outro lado sempre ofereceu uma face metálica que podia ser personalizada com gravações ou pinturas, até que, nos anos 90, a Jaeger-LeCoultre lançou o primeiro modelo com dois mostradores e um mecanismo comum. E se o Reverso Duo tem dimensões mais adaptadas a pulsos masculinos, o Reverso Duetto faz as delícias do público feminino; o Reverso Classic Medium Duetto é uma das mais recentes variantes, sendo possível optar entre um mostrador opalino tradicional de linhas retangulares com algarismos árabes e centro em guilloché radial ou um mostrador azulado de grafismo mais circular. Qualquer dos lados é enquadrado por duas fileiras de diamantes que abrilhantam as proporções elegantes e o classicismo art déco de sempre.

Arquitetura complexa

O segredo do Reverso consiste numa complexa estrutura com mais de 50 componentes que exige uma construção perfeita para um funcionamento ideal durante a sua vida. Basta fazer soltar a caixa, deslizá-la sobre uma calha e virá-la a 180 graus para depois a voltar a fixar com um clique – e aparece um ‘novo’ relógio. A caixa em aço do Duetto é complementada por uma correia em pele de aligátor com combina com os ponteiros (verso) ou o mostrador lacado (reverso).

Detalhe da fileira de diamantes na caixa do Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Medium Duetto
Qualquer dos lados é enquadrado por duas fileiras de diamantes que abrilhantam as proporções elegantes e o classicismo art déco de sempre | © Jaeger-LeCoultre

Dupla sincronia

Se a maioria dos modelos Reverso surge dotada de um movimento de corda manual, o novo Classic Medium Duetto está equipado com um prático Calibre 968A automático alimentado pela simples movimentação do pulso. A disposição do tempo é idêntica e sincronizada em ambos os mostradores, pelo que o ajuste pela coroa pode ser efetuado em qualquer que seja o lado virado para cima. A qualidade superlativa da Jaeger-LeCoultre assegura uma garantia de oito anos.

Close-up do mostrador azul do Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Medium Duetto
O mostrador azulado de grafismo mais circular | © Jaeger-LeCoultre

→ Ao longo do tempo, a Jaeger-LeCoultre transformou o Reverso no relógio mais multifacetado de sempre; o Duetto espelha de maneira brilhante a sua tão peculiar bipolaridade.


Características técnicas

Jaeger-LeCoultre
Reverso Classic Medium Duetto

Ano de lançamento | 2021

Referência | Q2578480

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Medium Duetto, frente e verso, em fundo branco
Reverso Classic Medium Duetto | © Jaeger-LeCoultre

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre JLC 968 A, 38h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções | Horas e minutos. Mesma hora em ambos os mostradores.
Caixa 40 x 24,4 mm | Aço. Reversível em aço com diamantes. Estanque até 30 metros.
Bracelete | Azul em pele de aligátor pespontada à mão.
Preço | 14.200 €

Relógio cedido por Watchers.

Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.

Outras leituras