Junichi Hakose: apelo de um mestre

Junichi Hakose foi uma das inúmeras pessoas afetadas pelo violento terramoto que atingiu a península de Noto, no Japão, no início deste ano. Na cidade de Wajima, o artesão viu a sua oficina ser destruída, para além de ter perdido o seu stock de material, a sua casa e grande parte dos seus bens. Agora, é possível ajudá-lo.

A Minase anunciou que a devastação causada pelo forte terramoto que, no início de 2024, assolou a península de Noto no Japão, afetou severamente Junichi Hakose. O mestre da arte de laca japonesa Urushi, que colabora há vários anos com a marca na produção de mostradores, perdeu assim a sua casa, que era também a sua oficina principal, bem como dois armazéns que funcionavam como oficina.

Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose
Junichi Hakose é especializado na criação de mostradores lacados segundo a técnica Urushi | Foto: Minase Watches

Hasoke perdeu ainda todo o stock e, devido aos danos causados pelo terramoto, teve de interromper a sua atividade. Agora, com as infraestruturas e as estradas ainda em processo de reconstrução, estima-se que a recuperação levará meses. O mestre enfrenta, assim, o desafio de reconstruir a sua vida na cidade de Wajima e, para isso, lançou um apelo a doações no seu site oficial. Para o apoiar neste momento, pede-se que se envie o nome, o número de telefone, a morada e o endereço de email via Instagram, X ou email (shino.hakose@gmail.com). Depois, em resposta serão partilhados os dados para transferência.

Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose
Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose | Foto: Minase Watches

No site refere-se que se pretende utilizar as doações para regaste de ferramentas e trabalhos de arte valiosos, bem como providenciar fundos para o staff e para reconstrução da oficina em si. Informa-se ainda que serão enviados todos os pormenores previstos do processo. As contribuições serão fundamentais para ajudar Hakose e a sua equipa a reerguerem-se e a retomarem a sua peculiar arte tradicional.

Junichi Hakose
O mostrador do Windows Yoshino Sakura da série Urushi Maki-e by Hakose | Foto: Minase Watches

A Minase informa também que, apesar de a produção de mostradores de Hakose estar temporariamente interrompida, ainda existe stock disponível na Suíça e no Japão. No entanto, quando o stock esgotar, prevê-se que o tempo de espera por novos mostradores lacados Urushi se estenda até ao primeiro semestre de 2025. Para facilitar a reserva desses relógios, foi implementado um sistema de pré-encomenda online em minasewatches.com/webshop.

Outras leituras