Minase: janelas para o tempo by Hakose

A marca japonesa Minase desafiou o artesão Junichi Hakose a criar para a linha Windows mostradores exclusivos decorados segundo a técnica de laca Urushi Maki-e. Ao todo foram apresentados diversos relógios que são verdadeiras janelas para o tempo. O pano de fundo é a recriação da natureza.

Foi no passado mês de outubro que a Minase Watches participou na Windup Watch Fair 2023 em Nova Iorque. Entre os relógios expostos pela marca japonesa destaque para a série Windows Urushi Maki-e by Hakose que se distingue não apenas pela forma da caixa, mas também pelos mostradores decorados pelo artesão japonês Junichi Hakose segundo a técnica de laca Urushi Maki-e.

Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose
Windows Urushi Maki-e by Hakose Komon | © Minase Watches

A coleção Windows é inspirada na geometria, tendo como base a melhoria da legibilidade. E a própria marca explica: «o Windows não se parece com nenhum relógio que conhecemos, simplesmente porque este modelo não foi inspirado em relógios; foi inspirado na geometria. A Minase queria criar um relógio que melhorasse a sua visão, e os seus designers optaram por fazê-lo através da geometria, uma ciência importante para a cultura japonesa. No Japão, a matemática e a geometria não são encaradas apenas com mentes lógicas, como nas sociedades ocidentais, mas como uma forma de enfatizar as dimensões estéticas da beleza.»

Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose
Windows Urushi Maki-e by Hakose Yoshino Sakura | © Minase Watches

Neste sentido, a caixa retangular simboliza a imperfeição do mundo terreno e o formato redondo do mostrador simboliza a perfeição, o infinito e a calma. A união de ambos torna-se possível graças ao vidros de safira com tratamento antirreflexos integrados em toda a caixa. O resultado é um mostrador que parece flutuar e cujo caráter é acentuado pelos reflexos de luz que advêm da transparência. A Minase Watches reforça que a aparência única dos modelos Windows se deve ao elevado nível dos acabamentos feitos manualmente e salienta que a caraterística mais marcante é o tratamento de superfície segundo a técnica Sallaz. Claro que nas versões Urushi Maki-e by Hakose o jogo de luzes e de transparências revela-se ainda mais importante. É através dele que as delicadas decorações que seguem as tradições artesanais japonesas ganham vida.

Junichi Hakose

Minase Windows Urushi Maki-e by Hakose
Para a Minase, Junichi Hakose criou mostradores segundo a técnica Urushi Maki-e para a série Windows | © Minase Watches

Nascido em 1955 na cidade de Ishikawa, em Wajima, Junichi Hakose formou-se numa altura em que a indústria de laca estava em alta. Nesse sentido, Hakose começou o seu percurso como aprendiz aos quatro anos. Um percurso extremamente duro e sem tempo para dormir, nas suas próprias palavras. Ainda assim, Hakose acabou por aprender rapidamente todos os processos da laca Wajima muito graças à sua persistência. Atualmente, tem o seu próprio atelier e é um dos artistas japoneses de laca mais aclamados internacionalmente. E foi Junichi Hakose o responsável por decorar os mostradores da série Windows da Minase que tem o seu nome.

Windows Urushi Maki-e by Hakose Yama Sakura | © Minase Watches

Na técnica de Urushi Maki-e aplicada, o artesão começa por desenhar os esboços que serão replicados nos mostradores. O equilíbrio geral, os métodos de produção e a coloração serão selecionados em função desses desenhos. Segue-se a aplicação de uma primeira camada de laca Urushi que depois é aquecida para evitar que no futuro o mostrador ganhe ferrugem ou perca a cor. Este procedimento é repetido entre duas a três vezes. E a etapa seguinte passa pela decoração em si do mostrador. Hakose alterna entre os processos de pintar, de espalhar pó metálico numa base de laca Urushi e de colocar na horizontal flocos de ouro (ouro hirame). Naturalmente, toda esta criação leva tempo, pois a tinta ou a laca têm de secar em cada etapa. Aqui fica uma galeria com algumas imagens do processo de realização destes mostradores:

Windows Urushi Maki-e by Hakose

A Minase Watches acabou por complementar a coleção Windows com quatro séries sob a égide de Hasoka com caixas em ouro rosa ou em aço, consoante a versão: a série Four Seasons, inspirada na beleza das estações japonesas; a série Komon, com padrões inspirados nas formas de flores, pétalas e folhas; a série Yoshino Sakura inspirada nos diferentes formatos que as flores Sakura (flores de cerejeira) assumem; e a série Yama Sakura com um plano aproximado de uma Sakura e outras flores como pano de fundo. Hakosa desenvolveu ainda versões mostradores para versões midzise para quem prefere tamanhos mais pequenos: o Hoshimi Sakura, o Aka Sakura e o Nagare Sakura.

Windows Urushi Maki-e by Hakose Four Seasons | © Minase Watches

Vale a pena visitar o site da marca para conhecer melhor os vários modelos desta série especial.

A Minase é uma manufatura relojoeira sediada em Akita Prefecture, no Japão, e tem como filosofia base a criação de relógios bonitos e de elevada qualidade com elevada componente de manufatura, seguindo os valores, tradições e ofícios artesanais do seu país de origem. A proprietária da Minase é a empresa Kyowa, uma fabricante de ferramentas e componentes de relojoaria de alta qualidade que trabalha para diversas marcas. Desde a sua fundação em 1963, a Kyowa estabeleceu-se no mercado produção de brocas, ferramentas de corte e caixas de relógios. Em 2005, os diretores da empresa assumiram que tinham as ferramentas e o conhecimento para criar uma marca de relógios. Nascia assim a HIZ que, em 2017, passou a ser denominada então Minase. O atual nome da marca deve-se à localização da manufatura, uma antiga aldeia entretanto absorvida pela cidade de Yuzawa .

Outras leituras