Chopard L.U.C XP Urushi “Year of the monkey – Ano do macaco”

A Chopard volta a lançar uma edição exclusiva do L.U.C XP de celebração do novo ano chinês que começa a 8 de fevereiro de 2016, sob o signo do macaco. À semelhança dos anos anteriores, o signo chinês serve de inspiração para o novo tema do relógio Urushi. Concebido à mão, por um mestre da arte tradicional japonesa Urushi.

© Chopard
© Chopard

O L.U.C XP Urushi Year of the monkey apresenta um fabuloso mostrador no qual pode ver-se um macaco vermelho empoleirado num ramo a colher pêssegos, tendo como pano de fundo o céu com os últimos raios de sol e vales dourados em tons suaves, numa cena inspirada num tema tradicional chinês que simboliza a longevidade e o sucesso: o pêssego é o símbolo da saúde e o número oito é considerado o número da sorte. Com efeito, há mais de 1000 anos que o signo do macaco no calendário do zodíaco chinês carrega um simbolismo positivo. As pessoas que nascem no Ano do Macaco são consideradas pessoas espertas, curiosas e que se movem pelo conhecimento. São cultas, imaginativas e criativas. É um signo da ‘terra’ associado ao bom senso. Teimoso mas charmoso, o macaco adora estar rodeado de pessoas e possui uma grande autoestima.


Uma arte ancestral japonesa

Chopard_LUC_XP_Urushi_Year_Monkey_04
© Chopard

Para criar o mostrador deste relógio, assim como os modelos antigos do L.U.C XP Urushi, a Chopard trabalhou com Yamada Heiando, fornecedor oficial da família imperial japonesa. Conhecido pela sua perícia e experiência, o Mestre Kilchiro Masumura, desenhou e supervisionou a produção dos mostradores, enquanto Minori Koizumi, Mestre da técnica Urushi foi o responsável pela sua execução. A seiva da árvore Urushi é o segredo desta arte ancestral japonesa. A sua resina é colhida uma vez por ano em quantidades extremamente pequenas, e, três a cinco anos depois, leva um tratamento específico para ficar mais resistente. Maki-e, uma técnica proveniente da arte Urushi, consiste em aplicar pó de ouro sobre a resina de forma a acentuar os pormenores. O pó é aplicado por tubos de bambú ou minúsculos pincéis que traçam linhas extremamente finas. Uma habilidade exclusiva de Mestres Urushi.

© Chopard
© Chopard


Aspetos técnicos

Chopard_LUC_XP_Urushi_Year_Monkey_06
© Chopard

Com caixa de 39,5 mm em ouro rosa, o L.U.C XP Urushi Year of the monkey da Chopard está equipado com movimento automático Calibre L.U.C 96.17-L, com dois tambores e uma reserva de corda de 65 horas. No mostrador podemos ler as horas e os minutos, indicados por meio de ponteiros dourados centrais. O relógio é complementado com correia em pele de aligátor com fivela em ouro rosa e entregue num estojo especial também decorado com a técnica japonesa Urushi. Preto por fora e dourado em Maki-e por dentro, a caixa tem formato octogonal, símbolo oriental da alegria.

Para mais informações sobre o Chopard L.U.C XP Urushi Year of the monkey, consulte o site oficial da marca.

Outras leituras