Novidades 2019: Lange 1 Time Zone “25th Anniversary”

Normalmente, os relógios emblemáticos acabam por dar azo ao nascimento de uma alargada família – foi o que sucedeu com o Lange 1. E uma das suas variantes mais populares é o Lange 1 Time Zone, agora declinada numa edição integrada na série de modelos comemorativos das Bodas de Prata do ex-libris da A. Lange & Söhne.

O quinto modelo da coleção comemorativa que a A. Lange & Söhne está a lançar em 2019 é dedicado aos cosmopolitas. Mas antes de passarmos à sua análise, convém recuar no tempo: na sequência da Conferência Internacional que estabeleceu a divisão do globo em 24 meridianos em 1884, os mestres relojoeiros da Lange fizeram relógios de bolso com dois fusos horários; exatamente 110 anos depois, foram apresentados os primeiros relógios Lange da nova era – destacando-se entre o quarteto o Lange 1. Que rapidamente se tornou não só na imagem de marca da manufatura sediada em Glashütte mas também da alta relojoaria alemã.

Lange 1 '25th Anniversary' ©  Paulo Pires / Espiral do Tempo
Lange 1 ’25th Anniversary’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Não é raro que um relógio emblemático acabe por dar azo ao nascimento de uma linha completa – foi o que sucedeu com o Lange 1, o grande ex-libris do catálogo da A. Lange & Söhne da nova geração na sequência da sua apresentação feita a 24 de outubro de 1994. Contribuiu decisivamente para a recuperação do prestígio da relojoaria fina ‘made in Germany’ e, simultaneamente, da indústria relojoeira de Glashütte, estabelecendo também uma espécie de rutura dos cânones do sector através de mostradores descentrados e uma data grande baseada num revolucionário dispositivo de calendário. A sua família foi crescendo e uma das suas variantes mais populares é o Lange 1 Time Zone, que agora surge numa edição limitada integrada na série de modelos comemorativos das Bodas de Prata do Lange 1.

Lange 1 Time Zone: o quinto modelo alusivo às comemorações do Lange 1 © A. Lange & Söhne
Lange 1 Time Zone: o quinto modelo alusivo às comemorações do Lange 1 © A. Lange & Söhne

Atravessar as diferenças horárias pode causar desconforto e frustração; o Lange 1 Time Zone nasceu em 2005 e foi concebido precisamente para facilitar a leitura do tempo de origem e do tempo local. Se o tempo de origem (ou seja, de ‘casa’) assume prioridade para o utilizador, é apresentado no maior dos dois submostradores descentrados – enquanto um par de ponteiros mostra outro fuso horário no mais pequeno. Mas se o utilizador está noutro país que não o seu e pretende que a hora local seja apresentada no submostrador maior, um engenhoso mecanismo torna possível inverter a prioridade dos dois fusos horários.

Pormenor do submostrador do segundo fuso horário e do anel das cidades © A. Lange & Söhne
Pormenor do submostrador do segundo fuso horário e do anel das cidades © A. Lange & Söhne

É essa a grande originalidade do Lange 1 Time Zone: o mecanismo de ‘transição’ sincronizado entre os dois fusos horários – ligado à data (em janela dupla) e à indicação progressiva dia/noite (em pequenos círculos com setas), tal como também a hora principal está associada ao disco exterior com os 24 fusos horários e correspondentes metrópoles principais representativas. Todas as alterações são facilmente executadas com o recurso aos botões do lado direito da elegante caixa, que ostenta 41,9 milímetros de diâmetro e que está disponível em ouro amarelo, ouro rosa ou platina no que diz respeito à coleção regular. Mas o Lange 1 Time Zone “25th Anniversary” não pertence ao catálogo: é uma edição especial restrita a somente 25 exemplares que acompanham o visual das edições comemorativas lançadas nos meses anteriores.

O lado do mostrador © A. Lange & Söhne
O lado do mostrador © A. Lange & Söhne

O prateado e o azul são as duas cores dominantes dos modelos comemorativos. Na edição “25º Aniversário” do Lange 1 Time Zone, a caixa em ouro branco com um diâmetro de 41,9 milímetros combina perfeitamente com o seu mostrador prateado, os ponteiros azulados e o grafismo azul – incluindo os algarismos da data sobredimensionada. Uma correia azul em pele de aligátor dotada de uma fivela em ouro branco completa o rigoroso espectro (bi)cromático da Lange & Söhne alusivo às Bodas de Prata.

O lado do movimento © A. Lange & Söhne
O lado do movimento © A. Lange & Söhne

Com acabamentos de superlativa classe, o calibre L031.1 de corda manual inclui dois tambores gémeos de corda que proporcionam uma reserva de marcha de três dias. O fundo transparente em vidro de safira expõe a platina de três quartos com o trem de rodagem que alimenta o mecanismo dos fusos horários. Outras caraterísticas suplementares de qualidade: quatro chatons de ouro aparafusados; balanço de pesos aparafusados com regulação fina clássica e indicador de precisão; decoração do galo do balanço e da ponte da roda média através de gravação feita à mão. O galo do balanço é adornado com a gravação preenchida a tinta azul do número 25 alusivo às bodas de prata – essa é a caraterística partilhada por todos os dez modelos que compõem a coleção do 25º aniversário do Lange 1, dos quais cinco estão agora conhecidos.

Versõs 'regulares' do Lange 1 Time Zone ©  A. Lange & Sohne
Versõs ‘regulares’ do Lange 1 Time Zone em ouro amarelo, ouro rosa, ouro branco e ouro mel © A. Lange & Sohne

Um worldtimer especialmente prático

Na era da globalização, os relógios mecânicos dotados de vários fusos horários estão entre os modelos complicados de maior utilidade. Relógios que incluem a função GMT indicam o tempo num fuso horário suplementar que é registado através de um segundo ponteiro. Já um relógio worldtimer revela simultaneamente o tempo em múltiplos fusos horários. O que pode originar alguma confusão. Adequadamente, o Lange 1 Time Zone proporciona uma dupla indicação do tempo perfeitamente legível através de um disco de cidades que simplifica o acerto do segundo fuso horário.

Lange 1 Time Zone: o quinto modelo alusivo às comemorações do Lange 1 © A. Lange & Söhne
Lange 1 Time Zone: o quinto modelo alusivo às comemorações do Lange 1 © A. Lange & Söhne

Enquanto o submostrador maior mostra a hora local, o submostrador mais pequeno indica o tempo num segundo fuso horário à escolha. Cada uma das 24 zonas horárias do planeta está representada pelo nome de uma cidade no respetivo disco periférico das cidades. Uma seta dourada às 5 horas aponta para o nome da cidade que representa o fuso horário exposto. Pressionado 24 vezes, o botão corretor às 8 horas dá a volta ao mundo na direção oriental. Cada ativação do botão faz avançar em uma hora o disco das cidades e o ponteiro do submostrador mais pequeno. Paralelamente, a dupla indicação dia/noite proporciona uma conveniente informação suplementar: cada um dos dois submostradores das horas está acompanhado de um pequeno ponteiro em forma de seta num círculo; os segmentos claros/escuros que lhe estão associados informam separadamente o utilizador se é dia ou noite – tanto no submostrador da hora local como no do segundo fuso horário.

Pormenor da decoração específica na linha das edições comemorativas Lange 1 do 25º aniversário © A. Lange & Söhne
Pormenor da decoração específica com gravações preenchidas a tinta azul, incluindo do número 25 alusivo às Bodas de Prata © A. Lange & Söhne

Como foi referido, um sofisticado mecanismo de sincronização faz com que se torne possível alternar o fuso horário do submostrador mais pequeno das horas para o maior – uma caraterística útil que é verdadeiramente única e que sublinha a excelência técnica da manufatura saxónica. E que se torna particularmente adequada durante estadias mais prolongadas no estrangeiro, quando o respetivo fuso horário acaba por se tornar na hora local de referência. Por alturas da estreia do Lange 1 Time Zone, em 2005, o seu lançamento foi acompanhado do mote “Nascido na Saxónia – em casa à volta do mundo”. Mote esse que, no caso do relógio em questão, assume um significado duplo. Ganha o feliz contemplado… ou, melhor, um dos 25 felizardos que terão acesso aos 25 exemplares da edição limitada.

As edições anteriores

A título comparativo, aqui fica o portefolio completo das quatro edições comemorativas “25th Anniversary” lançadas mensalmente pela Lange & Söhne desde o início do ano: o Lange 1, em janeiro (250 peças); o Grand Lange 1 Moon Phase, em fevereiro (25 peças); o Little Lange 1, em março (25 peças); e o Lange 1 Perpetual Tourbillon, em abril (25 peças).

Lange 1 © A. Lange & Söhne
Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 Moon Phase '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Grand Lange 1 Moon Phase ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne
A. Lange & Söhne Little Lange 1 "25º Aniversário" ©  A. Lange & Söhne
Little Lange 1 ’25th Annversary’ © A. Lange & Söhne
Lange 1 Perpetual Tourbillon "25th Anniversary" © A. Lange & Söhne
Lange 1 Tourbillon Perpetual Calendar “25th Anniversary” © A. Lange & Söhne

Outras leituras