SIHH 2019: A.Lange & Söhne Lange 1 “25th Anniversary”

Foi um dos quatro modelos que relançaram a A. Lange & Söhne, mas o primeiro a personificar a nova era da histórica manufatura germânica. O Lange 1 tornou-se no grande ex-libris da relojoaria saxónica e no paradigma do relógio clássico de raízes germânicas. A comemoração do seu 25º aniversário inclui o lançamento de várias edições limitadas desveladas no Salon International de la Haute Horlogerie da próxima semana, mas já temos uma versão para vos mostrar.

Para muitos, é um relógio de sonho. Para outros, o relógio elegante perfeito. Para todos, o Lange 1 é um relógio verdadeiramente especial – que, por motivos do seu 25º aniversário, vai ser condignamente celebrado pela A. Lange & Söhne ao longo de 2019. Para já, com uma edição em ouro branco denominada ‘25th Anniversary’ e limitada a 250 exemplares dotados de um mostrador prateado com tipografia azul escura e algarismos azuis para a data, uma tampa articulada no fundo com imagem da sede histórica da Lange gravada e um galo do balanço gravado com linhas azuis. Mas, antes de abordarmos a edição comemorativa propriamente dita, a história do primeiro relógio da nova era da Lange & Söhne (e por isso denominado Lange 1, embora apresentado conjuntamente com três outros modelos) merece ser recordada.

Lange 1 © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Lange 1 “25th Anniversary” © A. Lange & Söhne

Quando Walter Lange anunciou, em 1994, que queria «voltar a fazer os melhores relógios do mundo», foi interpretado com um misto de admiração e incredulidade. Ao seu lado, as imagens dos primeiros quatro modelos A. Lange & Söhne da nova geração deixavam entrever algo de verdadeiramente especial – tão especial que, passados escassos anos, já havia quem admitisse que a profecia se havia tornado realidade. Hoje em dia, a manufatura saxónica é uma das marcas preferidas do universo relojoeiro e há aficionados que a colocam mesmo acima de uma concorrência de peso liderada pela Patek Philippe e outras marcas tradicionais de alta-relojoaria…

No plano histórico, o trajeto Lange & Söhne é ímpar. Entre as várias gestas das mais prestigiadas firmas relojoeiras do planeta existem deliciosos pormenores de superação humana e piscar de olho do destino, mas nenhuma consegue apresentar um grau dramático tão elevado como a da Lange & Söhne – os episódios trágicos e os revezes da fortuna foram tantos que têm forçosamente de abrilhantar cada relógio saído de um local que foi destruído há 75 anos. A crise pós-Primeira Guerra Mundial, as feridas dos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, as cicatrizes da expropriação política na Alemanha de Leste, a redenção após a queda do Muro de Berlim, o milagre do inverosímil regresso e até as cheias do início do presente milénio dão um caráter quase épico aos relógios da já lendária manufatura sedeada em Glashütte.

Dresden em ruínas depois do bombardeamento em 1945 © rarehistoricalphotos.com
Dresden em ruínas depois do bombardeamento em 1945 © rarehistoricalphotos.com

De certo modo filha das consequências da glasnost e da perestroika, a A. Lange & Söhne pós-Muro de Berlim surgiu personificada em quatro modelos iniciais. Esses ‘Quatro Mosqueteiros’ – o Lange 1, o Arkade, o Saxónia e o complicado Tourbillon Pour le Mérite – passaram com distinção no escrutínio da primeira apresentação aos clientes e à crítica especializada, no dia 24 de Outubro de 1994. Não bastava que os relógios fossem esteticamente apelativos ou concebidos exclusivamente em metais preciosos. Denotavam pura classe e eram sobretudo diferentes sem destoar da tradição da marca, desde o plano estético e decorativo até ao aspecto técnico e à originalidade de concepção. Transpareciam alma e coração, imbuídos numa história com pedigree imperial: mecanismo tradicional em prata alemã com platina a três quartos, decoração única com gravação do galo do balanço e chatôns de ouro; a data sobredimensionada numa janela dupla inspirada num relógio da Ópera Semper de Dresden representou uma tremenda originalidade; o mostrador descentrado do emblemático Lange 1 e o princípio de transmissão (com fusée à chaîne) utilizado no Tourbillon ‘Pour le Mérite’ deixaram a indústria boquiaberta.

Da esquerda para a direita: Saxonia, Lange 1, Arkade e Tourbillon 'Pour le Mérite'. © A. Lange & Söhne
Da esquerda para a direita: Saxonia, Lange 1, Arkade e Tourbillon ‘Pour le Mérite’. © A. Lange & Söhne

A filosofia de produto manteve-se inalterável, insistindo na platina de base dos mecanismos em prata alemã (com níquel, zinco e bronze) que dá um tom único aos calibres Lange mas que é de difícil decoração e não permite margem para erro; oxida facilmente e qualquer descuido anula todo o processo, que é duplo: monta-se cada mecanismo para regulação e testes, desmonta-se para acabamento e decoração, e finalmente monta-se uma segunda vez. A coleção evoluiu naturalmente, com os modelos menos complicados a serem devidamente acompanhados por prodigiosas complicações incluídas em modelos complexos como o Grande Complication, o Zeitwerk Minute Repeater, o Tourbograph Perpetual ‘Pour le Mérite’ ou o recente cronógrafo Triple Split com tripla função rattrapante. O nível dos acabamentos é simplesmente excecional e a inventividade também, com a apresentação em média de três novos calibres mecânicos por ano.

Mas o presente só foi tornado possível pelo que aconteceu no dia 24 de Outubro de 1994 – que constitui, sem dúvida, a data mais importante na história recente da manufatura A. Lange & Söhne. Foi o dia em que o fundador da empresa, Walter Lange, e o seu parceiro de negócios, Günter Blümlein, apresentaram os tais primeiros quatro modelos da nova era no Palácio de Dresden. O Lange 1, verdadeiro primogénito, sobressaiu imediatamente pela disposição assimétrica do seu mostrador e suscitou de imediato animados debates entre os especialistas. Também as suas caraterísticas técnicas – entre as quais uma data sobredimensionada e tambores de corda gémeos – foram acolhidas com grande entusiasmo pelos aficionados. O multigalardoado Lange 1 fez com que a ressuscitada A. Lange & Söhne se tornasse novamente famosa de um dia para o outro. E a data sobredimensionada foi imediatamente copiada pela indústria do setor, desde as mais antigas manufaturas de alta-relojoaria até marcas de preço mais acessível.

Emblemática fotografia: na primeira conferência de imprensa da A. Lange & Söhne após o seu regresso, Günter Blümlein, Walter Lange (ao centro) e Hartmut Knothe ao lado dos primeiros quatro modelos da nova geração. © A. Lange & Söhne
Emblemática fotografia: na primeira conferência de imprensa da A. Lange & Söhne após o seu regresso, Günter Blümlein, Walter Lange (ao centro) e Hartmut Knothe ao lado dos primeiros quatro modelos da nova geração. © A. Lange & Söhne

A marcante apresentação de 24 de Outubro de 1994 contribuiu decisivamente para que a A. Lange & Söhne reintegrasse o mapa internacional da relojoaria de precisão e é vivamente recordada no ano das suas bodas de prata – através de uma série especial de diferentes modelos em ouro branco que prestam tributo aos traços fundamentais da linha Lange 1. As caraterísticas comuns aos vários modelos da série comemorativa incluem mostradores de tom argenté em prata maciça com tipografia e indicadores das horas em azul escuro, algarismos azuis para a data e uma correia a condizer que é elaborada em pele de aligátor azul cosida com pespontos cinzentos.

O novo Lange 1 em edição limitada que agora revelamos marca precisamente a abertura da coleção “25th Anniversary” especificamente dedicada ao jubileu de prata. O mais emblemático modelo da relojoaria germânica tem sido incluído no catálogo da manufatura de modo praticamente inalterado desde a sua estreia. O calibre L121.1 de corda manual, introduzido em 2015, inclui uma janela dupla sobredimensionada para a data e uma espiral própria Lange que, associada a um balanço de grandes dimensões, assegura uma precisão de funcionamento excelente. O movimento é decorado de forma opulenta – como já sucedia no calibre L901.0 da primeira geração do Lange 1 – e inclui dois tambores gémeos de corda com uma reserva de marcha de 72 horas, tal como todas as típicas caraterísticas inerentes aos padrões de qualidade da Lange.

Lange 1 © A. Lange & Söhne
Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Entre os muitos elementos de destaque, assumem particular relevância a platina de três quartos feita a partir de prata alemã não tratada, oito chatôns de ouro aparafusados e um galo do balanço decorado à mão com uma gravura muito especial: a dupla indicação da data sobredimensionada com um “25” que simboliza o 25º aniversário do ícone da marca. As linhas desse inédito padrão de gravação são executadas à mão e azuladas pela primeira vez, sobressaindo visualmente graças a um contraste cromático particularmente vivo.

Lange 1 © A. Lange & Söhne
Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Para além da decoração e grafismo inéditos, o Lange 1 “25th Anniversary” apresenta outra caraterística surpreendente e sobretudo proeminente: uma tampa articulada feita em ouro branco maciço que se abre e fecha sobre o fundo transparente em vidro de safira. A gravura da tampa mostra o histórico edifício que serve de sede à Lange e que remonta a 1873, os nomes de Walter Lange e Günter Blümlein, e ainda uma inscrição em relevo com a indicação “25 YEARS LANGE 1”. A edição está limitada a 250 exemplares… que seguramente se esgotarão num ápice. Se é que já não está esgotada através das reservas dos muitos aficionados da manufatura saxónica. Afinal de contas, trata-se de uma edição histórica de um relógio que fez história.

Características Técnicas

A. Lange & Söhne
Lange 1 “25th Anniversary”

Limitado a 250 exemplares numerados.

Referência/ 191.066
Movimento/ Mecânico de corda manual, 72 horas de reserva de corda, calibre Lange de manufatura L121.1.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, indicador de reserva de corda, grande data.
Caixa ø 38,5 mm / Ouro branco, vidro e fundo em cristal de safira, estanque até 200 metros, tampa em ouro branco com gravação.
Mostrador/ Prata maciça, argenté, ponteiros em aço temperado revestido a azul.
Bracelete/ Pele de aligátor azul cosida à mão com pespontos cinzentos e fivela em ouro branco.
Preço/ Sob consulta

Lange 1 '25th Anniversary' © A. Lange & Söhne
Lange 1 ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Outras leituras