Depois de uma década de colaboração, a L’Epée 1839 e a MB&F resolveram voar ainda mais alto, inspirados pelo imaginário de Júlio Verne. O L’Epée 1839 X MB&F Albatross é uma máquina em forma de dirigível que une um autómato a um mecanismo relojoeiro de precisão. E tem hélices…
Sempre a surpreender. O coletivo MB&F fundado por Max Büsser volta a dar frutos no segmento dos relógios de mesa com o novo L’Epée 1839 X MB&F Albatross, que nasce, como o seu nome indica, da parceria com a centenária L’Epée 1839. Depois de 10 anos de colaboração dos quais nasceram 15 relógios, as duas marcas deram as mãos para um projeto que é anunciado como o mais tecnicamente audacioso desde que colaboraram. Albatross é um relógio de mesa e não voa, claro, mas não deixa de voar por isso. É lançado em cinco versões. Todas limitadas a oito exemplares.
L’Epée 1839 X MB&F Albatross
Com 1520 componentes, 17kg, 60 cm de comprimento por 60cm de altura e 35 cm de largura, o L’Epée 1839 X MB&F Albatross foi idealizado pelo designer Eric Meyer. A inspiração é o dirigível do romance de Robur, O Conquistador, da autoria de Júlio Verne.
Voltando atrás, o Albatross é recriado em forma de relógio de mesa com mecanismo acústico – que soa as horas específicas na hora certa e toca depois uma vez a cada período de 30 minutos. Além disso, este relógio de mesa integra ainda um autómato composto por 16 pares de hélices que rodam instantaneamente durante cerca de sete segundos, sempre que toca a hora. As hélices do lado esquerdo da nave rodam para um lado, enquanto as do lado direito vão para o outro, como se a nave fosse realmente levantar voo. Um espetáculo para miúdos e graúdos. Afinal, segundo Max Busser, ‘um adulto criativo é uma criança que não cresceu’.
A mecânica
Esta peça funciona graças a dois mecanismos com dois sistemas de corda: um aciona o tempo e marca as horas, com dois tambores; o outro fornece a energia às hélices, movidas por um terceiro tambor. O primeiro mecanismo é acionado manualmente através das hélices na parte da frente da aeronave. As hélices na parte traseira dão corda ao autómato. E toda esta mecânica tem autonomia para funcionar em média durante oito dias, independentemente de a função de sonnerie estar ou não ligada. Já o autómato tem reserva de marcha de um dia.
O sistema mecânico permite assim a ativação e desativação das funcionalidade de forma independente. Desta forma, é possível fazer com que as hélices girem sem o toque das horas e também é possível fazer com que as horas toquem sem que as hélices girem. Existem dois botões específicos para isso. As hélices funcionam aos pares, rodando em conjunto para transmitir a sensação de maior velocidade. Rodam a uma velocidade de 7 segundos durante meia volta, ou 14 segundos por volta, para que se mantenham sempre visíveis e não originem deslocação de ar. Esta máquina do tempo ‘voador’ integra ainda dispositivos de segurança que impede o seu funcionamento não supervisionado.
Arnaud Nicolas, CEO da L’Epée, refere divertido:«Tivemos de fazer várias tentativas para encontrar a potência e a velocidade corretas para as hélices, pois as nossas experiências iniciais causaram o caos na oficina: era como um helicóptero pronto para decolar.»
À primeira vista
O L’Epée 1839 X MB&F Albatross é feito de uma mistura de latão, aço e alumínio. Está disponível em azul, vermelho, verde, champanhe e preto, cores obtidas através de uma laca fria translúcida, semelhante ao esmalte. Este trabalho permite contemplar visualmente as diferentes técnicas de acabamento e oferece uma profundidade mais elevada quando comparada com os mais habituais tratamentos coloridos de anodização. Em destaque também, a cabine em miniatura, com painel de instrumentos e uma roda do leme que podem ser contemplados por uma pequena vigia.
Esta não é a primeira vez que as obras de Júlio Verne vêm animar o portefólio da MB&F. No passado, já inspiraram várias criações, incluindo a coleção Legacy Machines e mais especificamente uma série de peças únicas baseadas no LM Split Escapement, gravadas por Eddy Jaquet. Apesar de ter como inspiração direta o Albatross, a inspiração também vem de foguetões e balões de ar quente, todos eles abordados por Júlio Verne. Aliás, acreditamos que o escritor francês se sentiria muito bem a conviver com todo o universo criado por Max Büsser e os seus amigos, ao longo de de cerca de duas décadas de existência…
Já agora, o imaginário dos aeróstatos é possível encontrar também noutras criações de relojoaria, nomeadamente em relógios de pulso, como na coleção Métiers d’Art Les Aérostiers da Vacheron Constantin, lançada em 2018, e no Arceau Les Folies du Ciel Watch da Hermès lançado em 2022. Este último recria o motivo do lenço ‘Les Folies du Ciel’, desenhado por Loc Dubigeon em homenagem às origens da aerostática. Nele podemos mesmo vislumbrar a incontornável ‘Passarola’, de Bartolomeu de Gusmão.
Algumas caraterísticas técnicas:
L’Epée 1839 X MB&F
Albatross
Ano de lançamento | 2024
Edição limitada a 8 exemplares para cada versão.
Funções | Horas e minutos apresentados em discos rotativos individuais.
Batimentos acústicos das horas certas e um único batimento para cada meia hora. Autómato composto por 16 pares de hélices que giram instantaneamente a cada hora. As funções acústica e de hélice podem ser ativadas/desativadas. Dois botões permitem definir a ativação separada do mecanismo acústico das horas e das hélices.
Movimentos | Dois movimentos e sistemas de corda separados, concebidos e fabricados pela L’Epée 1839; um alimenta o tempo e as horas acústicas, o outro fornece a energia ao autómato (hélices).
Movimento das horas e do sistema acústico | Corda manual através das hélices na parte da frente da máquina: sentido horário para o mecanismo acústico e sentido anti-horário para as horas. Oito dias de reserva de corda. Frequência de 2,5 Hz / 18.000 alt hora. 11 rubis. Sistema Sistema de proteção contra choques Incabloc. Dois tambores, um para a função de tempo e outro para a função acústica.
Movimento do autómato | Corda manual através das hélices na parte traseira. Quando ativado pode ter uma reserva de marcha de um dia. Um tambor.
Dimensões | 600 mm de comprimento x 350 mm de largura x 600 mm de altura. Peso: 17kg.
Corpo | Mistura de latão, aço e alumínio. Lacado frio translúcido nas opções azul, vermelho, verde, champanhe ou preto.
Visite o site oficial da MB&F para mais informações.