O novo Diver [AIR] da Ulysse Nardin é apresentado pela marca como o mais leve relógio mecânico de mergulho do mundo. Pesa apenas 52 gramas, mas tem uma forte presença no pulso.
No Watches and Wonders Geneva 2025
É apresentado como um híbrido de um relógio esqueletizado e de um relógio desportivo. É também apresentado como um relógio projetado para os extremos, robusto, mas, acima de tudo, como um relógio extremamente leve. Aliás, a Ulysse Nardin refere mesmo que se trata do mais leve relógio mecânico de mergulho do mundo, uma afirmação arrojada para se referir ao novo Diver [AIR] a novidade única apresentada pela marca durante o Watchers and Wonders.
Objetivo: leveza e robustez
O novo Diver [AIR] da Ulysse Nardin surge no seguimento de um percurso que começou em 2019 e nos 120,5 gramas de peso com o lançamento do Diver 44mm, um peso considerado mais alinhado com o dos relógios mecânicos de mergulho em geral. Dois anos depois surgiu o Diver X Skeleton em 2021, uma evolução do conceito anterior, mas esqueletizada e com um peso total de 105,8 gramas. Segue-se agora o Diver [Air] com 68,6 gramas a menos em relação ao Diver 44mm.

Mas qual o motivo que leva uma marca a lançar relógios leves, em especial pensados para aplicações extremas? Acima de tudo, talvez seja um desafio, mas também uma forma de mostrar aquilo que é capaz de fazer. No âmbito da alta-relojoaria, há muitas demonstrações de força técnica e criativa neste sentido. Falamos da criação de relógios cada vez mais finos, de relógios capazes de atingir profundidades elevadas ou de relógios que desafiam as altitudes, entre outras possibilidades. É neste espírito de inovação e superação que surge o novo Diver [Air], uma afirmação de leveza levada ao extremo.
Diver [Air]: de onde vem a leveza?
![Ulysse Nardin Diver [Air]](https://espiraldotempo.com/wp-content/uploads/2025/05/UlysseNardin_Diver_12.jpg)
A leveza do novo Diver [Air] da Ulysse Nardin deve-se, resumidamente, aos materiais utilizados e à arquitetura esqueletizada do movimento. Quanto mais leve for o material e menos material for utilizado, menos peso, portanto. Em causa está assim a caixa, as duas opções de bracelete e o próprio movimento de corda automática. Neste caso, se a maior leveza era o objetivo, teria sido mais óbvio optar por um mecanismo de corda manual, mas essa opção foi posta de parte para responder aos requisitos das normas de categorização dos relógios de mergulho que exigem movimentos automáticos.
Despido ao máximo
![Ulysse Nardin Diver [Air]](https://espiraldotempo.com/wp-content/uploads/2025/05/UlysseNardin_DiverAir_1-1.jpg)
O existente Calibre Diver X Skeleton UN-372 foi repensado e desenhado de modo a dar origem ao Calibre UN-374 que equipa o novo relógio. A base principal passou pela remoção de material ao máximo, sem invalidar a sua robustez. Neste sentido, foi necessária uma reconfiguração com base nesta remoção de massa para garantir maior resiliência à estrutura geral. Tal como acontece em outros relógios esqueletizados da marca, as pontes dispostas em forma de triângulo para resistir à flexão e à deformação foi a solução encontrada. As pontes têm apenas alguns milímetros de largura e foram escavadas para poupar peso.

Na mesma linha, o rotor foi reduzido ao essencial. A marca também removeu massa do tambor e reconfigurou-o como voador para reduzir a massa da ponte superior. Esta espécie de dieta permitiu reduzir o peso do Calibre para apenas 7 gramas, menos de metade do peso do já leve movimento do Diver Skeleton X. Alguns outros componentes também foram redesenhados para melhor desempenho e equilíbrio visual. de acordo com a marca, o relógio foi rigorosamente testado quanto a choques e vibrações em geral ao longo de vários dias, tanto em laboratório, como na utilização em mundo real.
Os materiais
Como dissemos, os materiais estão também na base da leveza geral do relógio. A caixa é composta por 90% de titânio reciclado na parte do meio e por Nylo®-Foil, nas partes laterais. O Nylo®-Foil, já usado pela marca, integra 60% de redes de pesca recicladas e 40% de fibras de carbono recicladas. O fundo da caixa é feito também de 90% de titânio reciclado e inclui um disco em vidro mineral. Por seu lado, a inserção da luneta é feita de CarbonFoil, ou seja, fibras de carbono 100% recicladas de barcos IMOCA, cortadas e comprimidas num padrão semelhante ao mármore. Já o mostrador com indexes e ponteiros sublinhas por Superluminova é protegido por vidro de safira.

No que diz respeito à composição dos elementos do calibre, a marca deixou de lado o clássico latão, bem como o titânio e destaca as pontes e platina feitas de 90% de titânio reciclado, o balanço e a espiral feitos de silício, bem como o e âncora feitos escape feitos de silício reciclado. Por fim, há que destacar as braceletes. O novo Diver [Air] está disponível com duas opções de bracelete: uma cor de laranja e outra branca, ambas em tecido elástico com fecho de velcro e que podem ser facilmente trocadas sem recurso a ferramentas.
Em números

Fazendo um resumo em números: o novo Diver [Air] tem uma caixa modular de 44 mm de diâmetro e de 14,7mm de altura composta por 90% de titânio reciclado e por 10% de Nylo®-Foil. Com frequência de 3 Hz, 199 componentes, incluindo 21 rubis, o Calibre UN-374 tem 90 horas de reserva de marcha e pesa apenas 7 gramas. De acordo com a marca, “apesar do espaço dentro do relógio ser composto por 80% de ar e apenas 20% de material (o movimento do relógio), o calibre UN-374 pode suportar um impacto de 5000 G’s. No geral, falamos de um relógio estanque até 200 metros que pesa 52 gramas, com o relógio em si a compreender 46 gramas e a bracelete 6 gramas. Na sua comunicação, a marca brinca com muitas destas informações numa divertida ‘fórmula’ que traduz as especificidades do seu relógio: 52g + 20atm + v•5000G + 90% + 80/20.
E se quisermos acrescentar mais algum número, podemos falar do preço: 38.400 euros já com taxas.
Algumas caraterísticas técnicas:
Ulysse Nardin
Diver [Air]
Referência | 3743-170-2A/0A
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre UN-374 esqueletizado. Roda de escape e âncora em silício reciclado. Pontes e platina em titânio. 199 componentes/21 rubis. 21.600 alt/ (3Hz) de frequência. 90 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Mostrador | Multinível em ouro, com anel das horas e círculo dos minutos em ródio, gravados e lacados a preto, com abertura para o turbilhão. Pequenos segundos e contador de minutos do cronógrafo em ouro com anel polido. Submostrador foudroyante fosco, frações de segundos gravadas e lacadas a preto.
Caixa ø 44 mm | Titânio reciclado, NyloFoil (redes de pesca recicladas e fibra de carbono reciclada), CarbonFoil (fibra de carbono reciclada). 14,7mm de espessura. Estanque até 200 m.
Bracelete | Bracelete em tecido elástico com fecho de velcro
Preço | 38.400 € (taxas incluídas).

SEMPRE CONNOSCO:
Já conhece a newletter da Espiral do Tempo? Ao subscrever com o seu endereço de email fica com a certeza de que nenhuma das histórias que contamos lhe vai passar ao lado. No seu email. Todas as semanas!