Livro: «Cartier – The Impossible Collection»

A editora Assouline lança o livro Cartier, The Impossible Collection que engloba 100 das mais surpreendentes e inovadoras peças criadas pela casa francesa, incluindo relógios e joias, abrangendo os mais diversos estilos nela reconhecidos, desde a sua fundação em 1847.

É já no próximo dia 10 de outubro que a editora Assouline lança o livro Cartier, The Impossible Collection, da autoria de Hervé Dewintre. A obra reúne 100 das mais surpreendentes e inovadoras peças criadas pela casa francesa, incluindo relógios e joias, abrangendo os mais diversos estilos nela reconhecidos, desde a sua fundação em 1847.

À esquerda: a pantera Kali na boutique Cartier na rue de la Paix, fotografada por Jean Larivière para a revista L’Égoïste, número 14, 2000 | © Jean Larivière; À direita: Louis Cartier contratou o ilustrador de moda George Barbier para pintar “Dame à la anthère”, que surgiu no convite para uma exposição de joalharia em 1914 na boutique da rue de la Paix. Cartier Archives | © Cartier

Em 1909, Cartier era o principal joalheiro internacional do seu tempo, com boutiques em Paris, Londres e Nova Iorque. Na mesma linha, era fornecedor oficial de muitas cortes reais. A casa francesa conseguiu mesmo estabelecer uma rede única baseada no seu conhecimento do mercado das pedras preciosas. Por outro lado, desenvolveu um estilo original muito próprio que se tornaria intemporal, bem como uma linguagem requintada que, ao longo dos tempos, foi refletindo a natureza de cada época, desde a sobriedade à real opulência.

Relógio de pulso Cheich, 1985, desenvolvido a partir da amizade entre Thierry Sabine, fundador do Rally Paris-Dakar, e Alain-Dominique Perrin, head da Cartier em 1981. O design do relógio foi inspirado no logotipo do rali. Studio Gérard, Collection Cartier | © Cartier

Assim, nas páginas do livro, somos brindados com uma variedade que passa pela delicadeza neoclássica da Guirlande, mas também pelas geometrias estilizadas da Art Déco, pelas criações da diretora criativa Jeanne Toussaint e pela evolução dos motivos Panthère e Tutti Frutti.

2022: colar com esmeraldas e turquezas cravejadas de diamantes e com um pendente com uma esmeralda de 35,47 quilates. Maxime Govet | © Cartier

Com a sua síntese de capacidade técnica e sensibilidade artística, perspetiva global e exigência no domínio da perfeição, a Cartier acabaria por garantir a sua reputação. Entre as personalidades que foram fieis clientes da marca, destaque para Alberto Santos-Dumont, a duquesa de Windsor, Elizabeth Taylor, Gloria Swanson, Jean Cocteau e o Marajá de Nawanagar. Todos nomes que acabaram por servir de catalisador de inovação e influência estilística para a Cartier.

O autor do livro, Hervé Dewintre, é um jornalista especializado no setor de luxo. Foi diretor de relógios e joias na edição francesa da revista L’Officiel antes de trabalhar como colaborador freelancer em publicações como Le Point, Le Figaro e o seu suplemento, F, l’art de vivre. Além disso, é consultor regular de importantes joalharias da Place Vendôme desde o início da sua carreira.

O livro Cartier – The Impossible Collection é uma oportunidade para conhecer melhor o percurso criador da casa francesa | © Assouline

Tome nota:

Título | Cartier, The Impossible Collection
Texto | Hervé Dewintre
Editora | Assouline
Lançamento | 10 de outubro de 2023
Especificações | 40.5 x 48 cm | 224 páginas | 195 ilustrações
Volume feito à mão integrado num estojo de seda com placa de metal
ISBN: 9781649802262
Preço anunciado | 1.200 €

Visite o site oficial da Assouline para mais informações

Outras leituras