LVMH Watch Week 2026: guia de novidades Zenith

A Zenith centrou exclusivamente as suas novidades da LVMH Watch Week na linha Defy — mas há variedades para todos os gostos, desde um novo exercício revivalista até modelos escurecidos.

A LVMH Watch Week 2026 juntou, em Milão, nove marcas relojoeiras do grupo LVMH: Bulgari, Daniel Roth, Gérald Genta, Hublot, Louis Vuitton, L’Epée 1839, TAG Heuer, Tiffany & Co. e Zenith. No caso específico da Zenith, a aposta foi declarada na linha Defy — a gama de design integrado que tem dado à histórica manufatura de Le Locle uma grande latitude de opções.

A linha Defy foi reiniciada no final da década passada para retomar a arquitetura dos modelos com o mesmo nome que a Zenith apresentou na década de 60, sendo entretanto desenvolvida em múltiplas direções. O grosso da linha Defy contemporânea anda à volta do Defy Skyline e as primeiras novidades da marca em 2026 refletem isso mesmo: o Defy Skyline Skeleton em preto e dourado, o Defy Skyline Chronograph em cerâmica preta, o primeiro Defy Skyline Tourbillon Skeleton em ouro rosa totalmente esqueletizado, atualizações sofisticadas para o Defy Skyline 36 e ainda o Defy Revival A3643 para os saudosistas — numa homenagem contemporânea a uma das referências originais de 1969. Juntos, os vários modelos exibem as múltiplas facetas do universo Defy através de contrastes de luz e sombra, formas geométricas e inovação em materiais.

As cinco novidades Defy apresentadas na LVMH Watch Week | Foto: Zenith
As cinco novidades Defy apresentadas na LVMH Watch Week | Foto: Zenith

«A sétima edição da LVMH Watch Week destaca o nosso compromisso com o Defy. Continuamos a evoluir e a fortalecer a linha com novas expressões que exploram uma vasta gama de estilos, complexidades e materiais», diz Benoit de Clerck, CEO da Zenith. «Tal como a evolução moderna do primeiro Defy de 1969, o Defy Skyline preserva a geometria e a resiliência que são caraterísticas da linha, reinterpretadas num vocabulário arquitetónico contemporâneo. O nosso princípio orientador foi o de captar e melhorar o caráter eminentemente urbano do seu design, traçando um paralelo entre a construção de uma cidade por um arquiteto e a criação de um relógio por um relojoeiro, duas artes de precisão que estruturam o espaço e o tempo. O relógio torna-se uma metáfora para a cidade em miniatura».

Defy Revival A3643

A Zenith estreou o Defy Revival A3642 em 2022, uma reinterpretação assaz próxima de um dos primeiros Defy de 1969, com a sua característica caixa octogonal, luneta de 14 lados, mostrador degradé acastanhado e a icónica bracelete em forma de escada. No ano seguinte, apresentou o Revival da referência A3691 de 1971, instantaneamente reconhecível pelo seu mostrador avermelhado. A história prossegue este ano com o relançamento do Defy Revival A3643, que se destaca pelo seu refinado mostrador prateado.

Zenith-Defy-Revival-A3643

O ano de 1969 foi fundamental para a Zenith e continua a ser especialmente relevante. Para além do lançamento do lendário (e, na altura, revolucionário) Calibre El Primero, lançou a linha Defy de arrojada geometria arrojada. Apelidado então de ‘cofre-forte’, o modelo original expressava um novo vocabulário de design moldado por linhas nítidas, superfícies facetadas e presença arquitetónica que antecipava já as grandes tendências da década de 70. O Defy Revival A3643 traz de volta, de forma fiel, as características que fizeram do Defy inaugural um ícone e que continuam a influenciar a coleção até aos dias de hoje. A sua robusta caixa de aço de 37mm segue a construção introduzida nas recentes edições Revival, enquanto o mostrador prateado ecoa a elegância discreta da referência histórica.

Zenith-Defy-Revival-A3643

Meticulosamente retroprojetado através de uma digitalização de alta precisão do modelo vintage, o mostrador foi recriado com absoluto respeito pelo original. Os marcadores de horas aplicados apresentam um perfil de dois níveis: um plano central acetinado elevado acima de reentrâncias lacadas em preto brilhante, criando uma interação de profundidade e contraste. Os blocos luminescentes e os ponteiros facetados garantem ótima legibilidade, enquanto o ponteiro dos segundos é acentuado por um segmento retangular laranja que aumenta a visibilidade. Em vez do fundo sólido da caixa do modelo de 1969, o Defy Revival A3643 apresenta um fundo de safira transparente que revela o movimento automático Elite 670 de 50 horas de reserva de corda com o rotor em estrela esqueletizado.

Zenith-Defy-Revival-A3643

A emblemática bracelete em forma de escada é uma reprodução da que foi desenhada exclusivamente para a Zenith pela firma Gay Frères.

Defy Skyline Skeleton

O DEFY Skyline Skeleton leva a linguagem do design contemporâneo para um domínio moldado por estruturas abertas, geometria precisa e contrastes visuais. A sua construção open-worked revela a mecânica do Calibre El Primero 3620SK, com jogos de luz e sombra que evocam o ritmo do horizonte urbano — e é agora apresentado numa nova variante em cerâmica preta combinada com um movimento dourado.

Zenith-Defy-Skyline-Skeleton

Sob o mostrador vazado, inspirado na emblemática estrela de quatro pontas usado pela Zenith em 1969, encontra-se o Calibre El Primero 3620 SK com acabamento dourado. Em vez de um tradicional mostrador central de segundos, o Defy Skyline apresenta o primeiro e único indicador de funcionamento contínuo de 1/10 de segundo do mundo. Acionado diretamente pela elevada frequência de 5Hz, completa uma rotação completa a cada 10 segundos. A nova edição surge equipada com uma bracelete integrada em cerâmica preta que prolonga a geometria elegante da caixa. Está também incluída uma bracelete de borracha preta, facilmente intercambiável graças a um mecanismo intuitivo de troca rápida.

Defy Skyline Chronograph

O cronógrafo da linha Defy Skyline regressa numa nova interpretação, confecionado integralmente em cerâmica preta. Apresentado inicialmente em cerâmica num trio de edições limitadas em tons de azul criadas para assinalar o 160º aniversário da Zenith em 2025, assume agora uma presença ousada em preto profundo — um material e uma cor que amplificam tanto a sua silhueta arquitetónica como o seu caráter urbano.

Zenith-Defy-Skyline-Chronograph

Durável, leve e suave ao toque, a cerâmica apresenta qualidades excecionais e profundidade visual. O tom preto intenso realça as facetas do Defy Skyline Chronograph e confere ao conjunto caixa/bracelete uma intensidade escultural mais acentuada do que o congénere em aço. Resistente aos riscos e com um acabamento meticuloso, a cerâmica realça os contornos geométricos e reforça o modernismo do Defy Skyline Chronograph, enquanto o mostrador degradé faz eco da interação entre sombra e luz. Fiel à identidade do Defy Skyline, o mostrador é adornado com um motivo de estrela de quatro pontas gravado, enquanto os três contadores do cronógrafo são decorados com padrões concêntricos. Ponteiros facetados e marcadores aplicados preenchidos com material luminescente garantem clareza e legibilidade.

Zenith-Defy-Skyline-Chronograph

O Defy Skyline Chronograph é motorizado pelo Calibre El Primero 3600, uma evolução contemporânea do lendário movimento cronográfico de alta frequência que a Zenith lançou em 1969. Exibe a indicação do 1/10 de segundo com grande precisão, com o ponteiro dos segundos do cronógrafo completando uma rotação completa a cada 10 segundos (seis vezes mais rápido que os cronógrafos convencionais). Batendo a 5Hz e oferecendo uma reserva de marcha de 60 horas, o movimento é visível através de um fundo de caixa em safira que revela a sua mecânica, incluindo uma roda de colunas azulada e um rotor em forma de estrela.

Zenith-Defy-Skyline-Chronograph

O sistema integrado de troca rápida de bracelete, diretamente embutido na caixa, permite transições rápidas entre a pulseira de cerâmica de dois elos e a pulseira de borracha preta texturada com fecho dobrável que é fornecida com o relógio.

Defy Skyline Tourbillon Skeleton

O Defy Skyline Tourbillon Skeleton marca um novo capítulo para a linha Defy — no qual a transparência se transforma em estrutura e a complexidade da mecânica assume uma presença arquitetónica. Como primeiro turbilhão esqueletizado da linha Defy Skyline, revela uma interpretação totalmente vazada do movimento El Primero, suspenso numa impactante caixa em ouro rosa. Ao expor o calibre até à sua essência, o Defy Skyline Tourbillon Skeleton convida à análise; sem um mostrador tradicional ocultar o movimento, a arquitetura mecânica revela-se na sua forma mais pura — enquadrada por um anel periférico que ancora os marcadores das horas e aprofunda a sensação de imersão espacial. A assinatura da marca flutua acima do calibre, no vidro de safira, enquanto a icónica estrela é fixada diretamente na placa principal esqueletizada: a insígnia surge integrada na própria geometria do mecanismo.

Zenith-Defy-Skyline-Skeleton

O Calibre El Primero 3630SK de corda automática é apresentado num azul intenso e luminoso. A sua esqueletização mistura-se com a estilização da estrela Zenith, expandida e centrada em torno do turbilhão de abertura. O movimento revela um jogo de profundidades, acabamentos e cores contrastantes, animado por duas pontes arquitetónicas posicionadas às 10 e 2 horas; a geometria de dois níveis e o acabamento de superfície criam um relevo dinâmico, com as pontes e a platina tratadas com PVD azul e depois polidas para revelar chanfros rodinados que captam a luz. O turbilhão de um minuto oscila a 5Hz; a sua rotação de alta frequência dá ao relógio uma grande animação, enquanto o tambor esqueletizado oferece uma visão direta da mola principal à medida que esta se desenrola ao longo da reserva de marcha de 50 horas.

Zenith-Defy-Skyline-Skeleton

Fabricado inteiramente em ouro rosa, o Defy Skyline Tourbillon Skeleton apresenta superfícies alternadas de acabamento acetinado e polido que acentuam a silhueta da caixa de 41mm. O sistema intuitivo de troca rápida de bracelete está perfeitamente integrado na caixa, permitindo transições fáceis entre a bracelete de ouro rosa e a de borracha azul com fecho dobrável em dourado a condizer.

Defy Skyline 36

Apresentado em 2022, o Defy Skyline inspirou-se nos códigos de design facetados dos modelos Defy do final da década de 60; adaptado aos estilos de vida contemporâneos, rapidamente se tornou um dos pilares da coleção da Zenith através de múltiplos tamanhos, materiais e configurações. E a evolução continua com a introdução de um mostrador em tom prateado para uma elegante versão de 36mm oferecida em duas expressões distintas: uma mais minimalista e outra mais radiante, realçada com diamantes de lapidação brilhante.

Zenith Defy Skyline 36

Originalmente oferecido em azul profundo, azul-gelo, verde pastel e rosa pastel, o Defy Skyline 36 — com um tamanho midsize e unissexo — de mostrador prateado oferece uma personalidade mais metálica. O motivo geométrico característico das estrelas de quatro pontas gravadas permanece central à sua identidade, uma reinterpretação moderna do histórico logótipo ‘duplo Z’ da década de 1960. Marcadores de horas e ponteiros luminescentes garantem legibilidade em condições de baixa luminosidade. Disponível com ou sem diamantes de lapidação brilhante cravejados no seu aro dodecagonal, a caixa compacta de aço facetado de 36mm inclui uma coroa roscada que oferece uma resistência à água de 100 metros.

Zenith-Defy-Skyline-36

O Defy Skyline 36 é alimentado pelo Calibre Elite 670 de corda automática, visível através do fundo transparente da caixa. Com um acabamento elegante e moderno em tom prateado e equipado com um rotor aberto em forma de estrela, o movimento opera a 4Hz e oferece uma autonomia de 50 horas. Como todas as versões da linha Defy Skyline, a nova versão de mostrador prateado está equipada com um prático sistema de braceletes intercambiáveis para mudança entre a bracelete de aço e a de borracha preta com padrão estrelado.

Visite o site oficial da Zenith para mais informações.

Continue connosco: