Maurice Lacroix e o legado das Bodas de Ouro

A Maurice Lacroix cumpre este ano o seu 50.º aniversário e a celebração das Bodas de Ouro arrancou em março com o lançamento da gama 1975; a linha foi agora enriquecida com uma trilogia comemorativa de modelos clássicos em edição limitada alusivos à herança da marca e à zona da Suíça onde se estabeleceu.

Fundada em 1975, a Maurice Lacroix está sediada em Saignelégier, uma pequena vila localizada no coração das Franches-Montagnes — 170km a norte de Genebra, na transição para a zona germânica da Suíça e a cerca de 80 km de Basileia. Ao longo de sua história, a beleza natural da região influenciou os relógios da companhia, pelo que a Maurice Lacroix se inspirou precisamente nisso para criar três modelos em edição limitada que prestam homenagem à paisagem do Jura que carateriza a zona onde se insere a sua sede.

Os exemplares da trilogia 1975 Legacy da Maurice Lacroix | Fotos: Maurice Lacroix
Os exemplares da trilogia 1975 Legacy da Maurice Lacroix | Fotos: Maurice Lacroix

Reforçando o lançamento da linha 1975 em março, cada relógio da trilogia 1975 Legacy tem o seu caráter único e apresenta uma distinta tiragem limitada — mas todos compartilham o mesmo acabamento refinado da caixa, normalmente exclusivo da coleção Masterpiece. O triunvirato 1975 Legacy pretende incorporar os valores que a marca independente representa e é composto por modelos de estilo clássico ideais para a vida moderna, todos eles enriquecidos com refinados detalhes que prestam homenagem a Saignelégier. Stéphane Waser, Diretor Geral da Maurice Lacroix, sublinha: «Estamos gratos por estar sediados na zona de Franches-Montagnes, um lugar de imensa beleza que influencia os relógios que fabricamos. Somos orgulhosamente feitos em Saignelégier e, ao celebrarmos o nosso legado, olhamos para o futuro, buscando empregar a mesma paixão e dedicação que definem a caminhada da marca desde 1975». Aqui fica a apresentação do triunvirato:

1975 Automatic Saignelégier Blue

O mostrador do 1975 Automatic Saignelégier Blue homenageia o seu local de origem com um distintivo padrão ondulado no mostrador, baptizado Vagues du Jura. O intrincado motivo é exclusivo da Maurice Lacroix e retrata as colinas ondulantes com vista para a Manufatura. Foi utilizado pela primeira vez num modelo Masterpiece (a linha de gama alta da marca) e confere ao mostrador profundidades que variam com a incidência de luz. Para além desse padrão exclusivo, a Maurice Lacroix mergulhou nos seus arquivos e descobriu uma cor histórica do seu passado: o Azul Saignelégier, um tom especificamente recuperado para o mais ‘essencial’ dos três relógios em edição limitada que integram a trilogia Legacy 1975.

A tonalidade azul dominante do 1975 Automatic Saignelégier Blue | Flotos: Maurice Lacroix
A tonalidade azul dominante do 1975 Automatic Saignelégier Blue | Flotos: Maurice Lacroix

No mostrador, os ponteiros de hora e minutos facetados em estilo Dauphiné juntam-se a um fino ponteiro central dos segundos e unem-se a marcadores de hora em formato de trapézio aplicados à mão para uma clara indicação do tempo. Numa janela colocada às 3 horas, a data é exibida através de algarismos brancos sobre um disco azul; emoldurada por um caixilho prateado, é discretamente apresentada porque a Maurice Lacroix optou por combinar a cor do disco com a tonalidade do mostrador.

O perfil das caixas redondas de 40mm da trilogoa 1975 Legacy | Foto: Maurice Lacroix
O perfil das caixas redondas de 40mm da trilogoa 1975 Legacy | Foto: Maurice Lacroix

A caixa em aço com 40 mm de diâmetro alterna superfícies escovadas e polidas, e alberga o Calibre ML155 de carga automática; visível através do fundo transparente em cristal de safira, o movimento é mais fino do que o utilizado no modelo padrão da linha regular 1975 e isso contribui para que o 1975 Automatic Saignelégier Blue em edição limitada tenha somente 9mm de espessura. Apesar das suas dimensões compactas, o movimento automático possui uma notável autonomia de 56 horas e apresenta uma decoração que inclui perlage, colimaçonage e uma massa oscilante também adornada com o padrão Vagues du Jura.

O 1975 Automatic Saignelégier Blue é dotado de uma correia de couro com o sistema Easy Strap Exchange da Maurice Lacroix, permitindo ao utilizador adaptar facilmente o visual do relógio com a troca por outra correia alternativa. O fundo da caixa ostenta a gravação ‘Edição Limitada de 888 peças’ e o relógio já está disponível nos agentes oficiais.

1975 Automatic Day-Date Sapin Green

Segundo modelo da trilogia, o 1975 Automatic Day-Date Sapin Green também apresenta um mostrador com o motivo exclusivo Vagues du Jura mas na distinta tonalidade verde Sapin — uma cor inspirada nos abetos (sapin, em francês) que adornam as colinas ao redor de Saignelégier. O mostrador destaca-se sob um vidro de safira que absorve a luz, acentuando a composição matizada da paisagem verdejante.

O verde domina o 1975 Automatic Day-Date Sapin Green | Foto: Maurice Lacroix
O verde domina o 1975 Automatic Day-Date Sapin Green | Foto: Maurice Lacroix

Em consonância com os seus irmãos da trilogia Legacy 1975, o mostrador do 1975 Automatic Day-Date Sapin Green integra ponteiros de hora e minutos em estilo Dauphine, juntamente com marcadores de hora em formato de trapézio, janela da data às 3 horas e ponteiro central de segundos. No entanto, como o próprio nome indica, também apresenta uma janela com a indicação do dia da semana às 12 horas — num disco branco contrastante, tal como sucede com a data.

Igualmente com uma caixa de 40mm de diâmetro, o 1975 Automatic Day-Date Sapin Green está dotado de uma bracelete de aço inoxidável de cinco elos que alterna elos polidos e escovados e inclui o sistema Easy Strap Exchange. O fundo da caixa é fechado para inclui a representação de dois cavalos em pé entre pinheiros, numa referência aos famosos Franches-Montagnes, uma raça equídia nativa da região; destaca-se também a inscrição ‘Edição Limitada de 500 peças’. O 1975 Automatic Day-Date Sapin Green estará disponível no outono.

1975 Automatic GMT Silver Mist

A terceira versão da trilogia 1975 Legacy apresenta uma indicação de fuso horário duplo — o 1975 Automatic GMT Silver Mist ostenta um mostrador que captura a aparência das colinas ondulantes ao amanhecer, quando a paisagem se reveste de um manto de névoa prateada, dotando o padrão Vague du Jura de uma tonalidade alva que evoca a calma daquelas paragens. Para além disso, a opção por um vidro de safira com formato de inspiração vintage acentua a superfície ricamente texturada do mostrador.

O 1975 Automatic GMT Silver Mist com a gravação comemorativa no fundo | Fotos: Maurice Lacroix
O 1975 Automatic GMT Silver Mist com a gravação comemorativa no fundo | Fotos: Maurice Lacroix

Os ponteiros e marcadores de horas compartilham o estilo dos outros dois modelos 1975 Legacy — com a diferença de serem executados em tons dourados. Um olhar mais atento distingue a presença de um ponteiro coaxial suplementar, esqueletizado e dotado de uma ponta vermelha, que indica a hora do local de partida (home time) para referência durante viagens em fusos horários distintos.

O 1975 Automatic GMT Silver Mist está dotado de um ponteiro suplementar para segundo fuso horário | Foto: Maurice Lacroix
O 1975 Automatic GMT Silver Mist está dotado de um ponteiro suplementar para segundo fuso horário | Foto: Maurice Lacroix

O 1975 Automatic GMT Silver Mist é alimentado pelo Calibre ML165 de corda automática e está apropriadamente decorado. Tal como o 1975 Automatic Day-Date Sapin Green, apresenta um fundo de caixa sólido que é adornado com uma gravação temática inspirada pela flora e fauna locais, mas com a inscrição ‘Edição Limitada de 200 peças’. O 1975 Automatic GMT Silver Mist faz-se acompanhar de uma correia preta com padrão crocodilo com um fecho de báscula em aço inoxidável e dotada do sistema Easy Strap Exchange da Maurice Lacroix. A edição já está disponível no mercado.

Meio século com a Maurice Lacroix

Desde 1975 que a Maurice Lacroix procura aliar o estilo urbano ao artesanato suíço, tendo ganho especial relevância a partir da década de 80. Desde então, a marca de Saignelégier tem produzindo relógios com uma alargada variedade de movimentos, mecanismos próprios e modelos inovadores que incluem os galardoados Masterpiece Square Wheel (2010), Masterpiece Mysterious Seconds (2013) e Triple Rétrograde (2021).

Edições de verão da linha Aikon, atualmenta a gama bestseller da Maurice Lacroix | Foto: Maurice Lacroix
Edições de verão da linha Aikon, atualmenta a gama bestseller da Maurice Lacroix | Foto: Maurice Lacroix

Em 2016, a Maurice Lacroix lançou a linha de design integrado Aikon, inspirada no Calypso (que tinha sido descontinuado em 2003) e que rapidamente granjeou popularidade entre as novas gerações — tornando-se na linha bestseller da marca, em substituição da linha Pontos. Este ano, com a linha 1975 e a trilogia 1975 Legacy em edição limitada, a Maurice Lacroix recupera um estilo mais tradicional e bem evocativo do meio século de vida que comemora em 2025.

Algumas caraterísticas técnicas:

Maurice Lacroix
1975 Trilogy
Referências | 756108-SS001-430-4; 756058-SS002-630-1; 756048-SS001-131-2
Lançamento | 2025

Movimentos | Mecânicos de corda automática; Calibre ML 155 com 55 horas de reserva de corda; Calibre ML 168 com 38 horas de reserva de marcha; Calibre ML 165 com 56 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos, segundos e data; horas, minutos, segundos, dia e data; horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário.
Mostradores | Azul, verde ou prateado com padrão Vagues de Jura.
Caixas ø 40mm | Aço, vidro de safira. Estanque até 50 metros.
Correia/Bracelete | Couro ou bracelete metálica.
Preço | 1400 CHF; 1690 CHF; 1990 CHF.

Continue connosco: