A Minase complementou a coleção Uruga com um novo modelo que se distingue pelo mostrador em tons de azul-gelo, que simula o movimento da água. Está disponível em dois tamanhos e com diferentes opções de bracelete.
Talvez seja o modelo de perfil mais desportivo da Minase Watches, pelas suas linhas fortes, pela peculiar arquitetura da caixa, por ser em aço e por ter uma luneta fixa bem marcada. Ainda assim, na descrição que a marca japonesa faz deste relógio de pulso, nada remete para um perfil desportivo, mas antes para uma ideia de beleza (Uruwashii) e de elegância (‘Myabi’ que se lê ‘ga’), palavras que, unidas, dão origem ao nome da coleção: Uruga.

Nesta gama do compacto portefólio da marca, os relógios seguem o mesmo padrão de excelência e de valorização da cultura e tradições do país do sol nascente que guia a Minase desde que foi fundada há duas décadas. E tal forma de encarar a criação relojoeira faz-se ver em especial nos mostradores e nos acabamentos feitos de forma artesanal por técnicos formados no seio da casa japonesa. Assim é com a coleção Uruga e assim é com todas as coleções da Minase, cada uma delas com a respetiva diferenciação estética, técnica e decorativa.

Mas para nós, talvez influenciados pela ideia que temos de outros relógios desportivos, a coleção Uruga tem esse lado mais robusto e casual que, ainda por cima, joga tão bem com a decoração de inspiração aquática do mostrador agora refrescada por um bonito em tom azul-gelo e novas opções de bracelete.
Um mostrador fresco
Com um mostrador azul-gelo animado por um subtil degradé e uma gravação inspirada no movimento das águas, o novo relógio vem enriquecer a coleção Uruga com um dinamismo muito particular. O efeito ondeado transversal à coleção e gravado à mão parece refletir a luz como as correntes de um rio, numa homenagem à natureza japonesa. O efeito é realmente muito bonito.

Depois, saltam à vista os elementos prateados, nomeadamente os indexes em relevo facetados, os ponteiros centrais e a curiosa janela da data com uma moldura que parece replicar em certa medida a forma da caixa.
Uma caixa à altura
A emoldurar o mostrador temos uma luneta em aço, ligada à caixa através de quatro fixações, numa interessante construção que replica o método tradicional de fixação de pedras preciosas em segurança no trabalho de cravação. Entre a luneta e a caixa encontra-se ‘ensanduichado’ o vidro de safira com uma ligeira curvatura vertical que acompanha o formato da própria luneta. Fixado por baixo, oferece brilho a todo o conjunto, mas também contribui para a estanqueidade até 50 metros.


Com a nota de que este lançamento estreia também a opção de braceletes em borracha na coleção (para um toque ainda mais descontraído e versátil), o novo relógio está disponível em tamanhos de 31mm e 42mm de diâmetro, numa pertinente adaptação a diferentes estilos e pulsos que já existia na coleção. Talvez fique a faltar um tamanho intermédio que poderia fazer a diferença, de acordo com as tendências mais recentes. De acordo com a marca, o modelo mais pequeno foi concebido a pensar no público feminino e apresenta, com as devidas adaptações, as mesmas caraterísticas do modelo de maiores dimensões. A integração de diamantes na luneta e no mostrador é uma das diferenças mais marcadas.
Os acabamentos escovados e em polimento espelho contribuem para um intenso jogo de reflexos na relação com o mostrador, ao mesmo tempo que salientam os diferentes componentes da caixa do novo relógio.
O mecanismo

O Uruga Ice Blue de 42mm é alimentado por um movimento de base ETA 2892, personalizado pela marca com acabamentos que incluem perlage, pontes com chanfros polidos em diamante, e platina em ouro negro, bem como parafusos azuis. O logótipo da Minase é apresentado no rotor. Montado com rolamentos de cerâmica MPS sem lubrificação e sistema de ajuste Etachron, tem uma frequência de 4 Hz e 50 horas de reserva de marcha.
Já o modelo de 31mm é alimentado pelo Calibre ETA 2671, um movimento mecânico de corda automática com rotor igualmente personalizado, frequência de 4 Hz e 36 horas de reserva de marcha.
Disponibilidade
Os novos relógios estão disponíveis através do site da marca, com preços que começam nos 5.200 USD para a versão de 31mm, com bracelete em borracha ou em pele, e nos 5.500 USD para a versão de 42mm também com bracelete em borracha ou em pele. Há ainda a hipótese de bracelete em aço para ambos os tamanhos.
Visite o site oficial da Minase para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Minase
Uruga Ice Blue
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda automática KT/7002 (base ETA 2892) e KT/8001/2 (base ETA 2671), personalizados pela Minase com polimento manual e perlage nas platinas e pontes. Rotor personalizado também pela Minase.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 31mm e 42mm | Aço 316L. Vidro de safira no topo com várias camadas de tratamento anti-reflexos. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 50 metros (5 ATM).
Mostrador | Motivo ondeado em azul-gelo.
Bracelete | Bracelete em aço ou em borracha ou correia em pele manufaturada na Minase. Fecho de báscula.
Preços | A partir de 5.200 USD.

