fbpx

Baselworld 2018: Rolex GMT-Master II

Ora bem, parece que aquele Rolex GMT-Master II com bracelete jubileu que andava a rondar as redes sociais, como uma espécie de spoiler, não estava assim tão afastado daquilo que a marca da coroa nos reservava para este ano. Na verdade, o mais que aguardado GMT-Master II com luneta Pepsi (ref. 126710 BLRO) é uma das grandes novidades de 2018. Mas há mais.

Rolex_Pepsi_02_Basel_2018
Rolex GMT-Master II. © Hubert de Haro/ Espiral do Tempo

1| O que está por trás:

É “A” novidade da Rolex de 2018.

Desde a remodelação do GMT-Master II, os aficionados da Rolex clamavam pelo regresso da lendária versão Pepsi — o modelo original dos pilotos da Pan Am na década de 50, imediatamente identificado pela sua luneta vermelha e azul. Em 2013, a Rolex optou por uma combinação distinta para a sua primeira luneta bicolor em cerâmica ao juntar o preto e o azul num modelo em aço que recebeu o cognome ‘Batman’ em 2013. E, em 2014, reeditou finalmente o Pepsi, embora apenas em ouro branco. Mas este ano a marca suíça deixa muitos com as pernas a tremer ao lançar o novo Oyster Perpetual GMT-Master II com tudo aquilo a que os aficionados têm direito: caixa em aço, luneta azul e vermelha e bracelete Jubileu em aço (com cinco elos), que também se encontra em modelos históricos GMT-Master. A versão em ouro branco de 2014 passa, assim, a estar disponível apenas com mostrador azul.

E tem piada acompanhar as reações nas redes sociais com pérolas sugestivas como «you never really own a steel Pepsi GMT, you just go on the waiting list for it and it’s delivered to the next generation» que nos ajudam a perceber bem aquilo de que estamos a falar.

Aliás, as listas de espera já devem, neste momento, dar algumas voltas ao mundo tendo em conta que este é um daqueles modelos que mexe com muita gente, pela sua proximidade com o modelo original de 1955. Estamos perante uma espécie de reação de felicidade, que faz lembrar a que aconteceu com o tão aguardado lançamento do Daytona em aço há dois anos.

Mas vamos ser práticos. Porque é que, de entre as novidades Rolex, destacamos este novo Oyster Perpetual GMT- Master II ?

2| Porque destacamos:

*Porque é um modelo incontornável originalmente criado como instrumento de apoio à navegação destinado a pilotos: logo não foi criado porque sim. Tem uma história e uma razão de ser, tendo-se tornado uma espécie de ícone muito graças à sua prática e inconfundível luneta bicolor;

© Rolex GMT Master II
Rolex GMT-Master II. © Rolex

* Porque, mantendo a indicação das horas, este é um relógio que permite estar a par do tempo em dois fusos horários. Tudo de forma mais do que imediata. A leitura do segundo fuso horário é garantida na relação entre a luneta rotativa graduada de 24 horas e o ponteiro com extremidade em forma de seta. A data às 3 horas está sincronizada com a hora local. Um relógio para viajantes (mas não só…);

* Porque,  pela primeira vez, a luneta com disco Cerachrom em vermelho e azul é disponibilizada num modelo em aço (chamado Osytersteel) com pulseira Jubileu de cinco elos – sabemos bem que todos estes pormenores fazem a diferença quando se trata da Rolex. A bracelete Jubileu costuma estar associada a modelos Datejust mais recentes e no que diz respeito ao GMT-Master II, só mesmo em modelos mais antigos. A boa notícia é que a nova bracelete está equipada com fecho Oysterclasp e sistema rápido de extensão Easylink. Além de ser muito confortável.

© Rolex GMT Master II
Rolex GMT-Master II © Rolex

*Porque está equipado com um novo mecanismo de corda automática: o calibre 3285. Com dez patentes pensadas para dar resposta a uma melhor precisão, autonomia, resistência aos choques e aos campos magnéticos, o novo calibre integra um escape Chronergy, concebido em níquel-fósforo e imune a interferências magnéticas, que garante uma melhoria da eficiência em 15% e tem 70 horas de reserva de corda;

*Porque o novo calibre tem dupla certificação COSC e Chronomètre Superlatif para uma precisão de -2/+2 segundos por dia. Anexemos a tudo isto cinco anos de garantia.

*Porque mesmo no escuro a legibilidade é excelente, graças aos indexes luminescentes que sobressaem do mostrador preto. Falamos de um relógio que, nas suas origens, é também (e acima de tudo) um instrumento funcional;

* Porque o novo modelo é ainda complementado por mais dois lançamentos: um totalmente em ouro Everose e luneta bicolor em cerâmica preta e castanha; e outro em aço com luneta em Everose e bracelete em aço Ostersteel e ouro Everose. Ambos com o lettering «GMT-Master II» em rosa pálido.

© Rolex GMT Master II
Estes dois modelos são também novidade Rolex GMT-Master II: em ouro Everose e em aço e ouro Everose. © Rolex

E aqui está um deles fotografado por nós:

Rolex GMT-Master II Oystersteel e ouro Everose. © Hubert de Haro/ Espiral do Tempo
Rolex GMT-Master II Oystersteel e ouro Everose. © Hubert de Haro/ Espiral do Tempo

* Porque, apesar de ser um ícone Rolex, parece que os modelos com luneta Pepsi estão aí a marcar presença à séria. Por isso, se queremos falar em usar um ícone no pulso no que diz respeito a luneta distintivas, talvez existam poucos ícones tão ícones como este GMT-Master II. O preço anunciado: 8.000 CHF

* Porque tudo isto nos faz lembrar as palavras de um amigo que dizia que se alguma vez tiver de agradecer a alguma coisa na vida é mesmo ao tempo. Na verdade, é a passagem do tempo que permite à Rolex continuar a manter vivos os seus modelos mais icónicos, aperfeiçoando-os tecnicamente, tornando-os melhores e mantendo-os apetecíveis para todas as gerações.

Rolex GMT-Master II. © Rolex
Rolex GMT-Master II. © Rolex

3| Algumas notas técnicas:

Referência/ 126710BLRO
Movimento/ Perpetual, mecânico, de corda automática com função GMT – Calibre 3285. 70 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos e segundos no centro. Exibição 24 horas. Segundo fuso horário por ajuste rápido e independente do ponteiro das horas. Data com mudança instantânea e lupa Cyclops para melhor legibilidade. Stop-seconds para ajuste preciso da hora.
Caixa ∅ 40 mm/ Aço Oystersteel. Luneta rotativa bidirecional graduada 24 horas. Disco de cerâmica Cerachrom bicolor vermelho e azul, numerais e graduações gravados. Coroa de rosca com sistema de tripla impermeabilidade Triplock. Vidro de safira à prova de riscos. Estanque até 100 metros.
Mostrador/ Preto, com indexes luminescentes através de revestimento Chromalight de alta legibilidade.
Bracelete/ Jubileu, 5 fileiras de elos, em aço Oystersteel, com fecho Oysterlock, desdobrável com dispositivo de segurança, sistema Easylink com extensão rápida de 5 mm.
Preço / CHF 8.000

© Rolex GMT Master II
Rolex GMT-Master II. © Rolex

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.

Outras leituras