A Baume & Mercier continua a investir numa imagem mais dinâmica assente em modelos de índole casual-elegante e a sua estratégia tem estado muito vinculada à coleção Clifton Club – lançada em 2017 e que este ano foi enriquecida com uma interessante associação à histórica companhia americana de motociclos Indian Motorcycle.
Os três modelos decorrentes dessa associação são atraentes e o seu espírito bem evocativo do universo estético da Indian Motorcycle, através de uma criteriosa paleta cromática, escolha de correias/braceletes e ainda da opção pela função cronográfica tão ligada ao universo motorizado.
O designer-chefe da Baume & Mercier, Alexandre Peraldi, trabalhou de perto com o departamento de design industrial da escuderia americana baseada no Minnesota para a elaboração de um triunvirato de cronógrafos com o ADN caraterístico da Indian Motorcycle e o resultado é bem agradável.
Após a apresentação à escala mundial no Salon International de la Haute Horlogerie, em janeiro, a Baume & Mercier organizou uma reunião com a imprensa portuguesa num agente oficial da Indian Motorcycle em Lisboa – onde a equipa da Espiral do Tempo teve a oportunidade de conviver um pouco mais de tempo com cada um dos três modelos em edição limitada que (para já) compõem a mini-coleção.
O que nos pareceu mais apelativo e sobretudo mais emblemático foi o Clifton Club Indian Burt Monro, que homenageia essa lenda da velocidade que foi Burt Monro. O lendário motociclista dedicou a sua vida à quebra de recordes de velocidade e desde muito cedo se associou à Indian, histórica manufatura fundada em 1901 e que passa por ser a mais antiga companhia de motocicletas dos Estados Unidos; em 1967, numa Scout adaptada, atingiu os 296,11 km/h nas salinas de Bonneville… um recorde que ainda se mantém.
O relógio que o homenageia está limitado a 1967 exemplares, inclui na correia de espírito vintage a coloração bordeaux da sua Indian Scout/Streamliner e ostenta no mostrador o número ‘35’ da sorte que também estava patente no velocípede. O tom prateado dominante do mostrador contrasta muito bem com a luneta preta em aço/ADLC dotada de taquímetro. Um excelente tributo ao homem que um certo dia afirmou que “vives mais em cinco minutos a toda a velocidade numa moto do que outras pessoas em toda a sua vida”. O preço: 3.700 euros, de acordo com o site oficial.
Clifton Club Indian® Legend Tribute – Scout® Limited Edition
A versão Clifton Club Indian Legend Scout, restrita a 1901 exemplares, tem um mostrador cinzento parcialmente aberto para deixar ver parte do mecanismo para evocar os motores da linha Scout da Indian Motorcycle; a correia de pele em tom mel é inspirada nos assentos típicos da escuderia e é concebida pela prestigiosa casa americana Horween Leather, famosa pelos seus couros.
Clifton Club Indian® Legend Tribute – Chief® Limited Edition
O Clifton Club Indian Legend Chief está dotado de um mostrador preto com totalizadores dos minutos e das horas contrastantes em tom prateado; com uma tiragem limitada de 1901 peças, inspira-se nos modelos cruiser Chief e faz-se acompanhar de uma bracelete em aço de três elos que evocam as linhas do motor Thunder Stroke 111. O disco da data no 19 tem também um pequeno 01 para formar o ano de fundação e o número de exemplares (1901).
Os três modelos têm um fundo com gravação personalizada alusivo à parceria e um ponteiro dos segundos do cronógrafo ao centro estilizado com o I de Indian Motorcycle. Todos eles assentam numa caixa em aço polido de 44 milímetros que não é nada grande e assenta bem em qualquer pulso; o trio tem também uma luneta em aço escurecido com o método ADLC (Diamond-Like Carbon) e os três membros da família são motorizados pelo calibre cronográfico integrado Valjoux 7750. Trata-se de uma mini-coleção atraente e particularmente apelativa para os amantes do motociclismo, que seguramente irá capturar o imaginário de muitos por esse mundo fora.
Visite o site oficial da Baume & Mercier para mais informações.
—