10 anos Only Watch: o regresso

Depois de ter sido adiado devido a algumas controvérsias, a 10.ª edição do Only Watch vai mesmo acontecer sob o Alto Patrocínio do Príncipe Alberto do Mónaco e uma grande parte das marcas inicialmente previstas. Anote na agenda: 10 de maio de 2024.

Depois da polémica, a bonança. A 10.ª edição do Only Watch já tem data marcada. O maior evento bienal do universo relojoeiro tinha sido adiado para 2024, na sequência de diversos pedidos de esclarecimento e uma onda negativa que teve origem nas redes sociais. Na altura, a organização do Only Watch, a Association Monégasque contre les Myopathies (AMM), decidiu dar um passo atrás para prosseguir com a sua missão e, depois de um período de auditoria financeira, regressa referindo a intenção de implementar evoluções estruturais para fortalecer a sua gestão, bem como práticas éticas e transparência. A organização explica ainda que os seus estatutos foram alterados para permitir a criação de um comité de parceiros estratégicos e de um comité científico.

O Only Watch é um leilão de relógios únicos tem como objetivo angariar fundos para acelerar a investigação sobre a distrofia muscular de Duchenne. Muito graças a esta iniciativa, a AMM tem apoiado dezenas de investigadores em projetos que apresentam conhecimentos e abordagens terapêuticas avançadas para esta doença, mas também tem conseguido criar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novas terapias.

Segundo a AMM, o lançamento em 2023 de um ensaio clínico realizado ‘primeiro em humanos’ por investigadores apoiados pela Associação Monégasque contre les Myopathies ilustra o ponto de viragem alcançado no domínio científico. «Portanto, a décima edição do Only Watch chega num momento crucial; os fundos angariados permitirão novos marcos no desenvolvimento clínico e fornecerão novo apoio a projetos de investigação sobre miopatias e doenças neuromusculares», refere-se no site oficial.

O regresso do Only Watch vai continuar a contar com uma grande parte das marcas que estavam inicialmente previstas, mantendo-se, inclusive, algumas parcerias. O evento está marcado para as 14h (CET) e sob o martelo da Christie’s.

Tome nota:

  • Terça-feira, 16 de abril de 2024: publicação do catálogo digital do leilão e lotes.
  • De 6 a 10 de maio de 2024: exposição da Christie’s Geneva.
  • 10 de maio de 2024 | 2PM (CET): leilão no Palexpo (em Genebra) e online.

Outras leituras