O mais recente herdeiro de uma linhagem estreada com o Divers Sixty-Five Carl Brashear é um modelo que mergulha numa tradição da marca com raízes bem mais remotas: a dos relógios de aviação. O novo Big Crown ProPilot Big Date Bronze associa a liga de cobre e estanho, a uma janela de grandes dimensões para a data e uma resistente bracelete têxtil, num despretensioso cocktail relojoeiro de preço convidativo.
Artigo originalmente publicado no número 77 da Espiral do Tempo (inverno 2021)
Liga ancestral utilizada há mais de quatro milénios, o bronze chegou à relojoaria contemporânea no final da década de 80, mas manteve-se no domínio das pequenas tiragens até saltar definitivamente para o mainstream no decurso da década transata – e a Oris foi, seguramente, uma das companhias que mais contribuiu para isso, investindo regularmente num material que capturou o imaginário dos aficionados pela pigmentação mutável e pelo espírito de aventura. O mais recente herdeiro de uma linhagem estreada com o Divers Sixty-Five Carl Brashear (2016) é um modelo que mergulha numa tradição da marca com raízes bem mais remotas: a dos relógios de aviação. O seu primeiro relógio de piloto para o pulso surgiu em 1917 e, a partir de 1938, nasceu a gama que historicamente se tornou na mais emblemática da Oris: a Big Crown, assim apelidada pela coroa sobredimensionada para que pudesse facilmente ser manuseada por pilotos sem necessidade de retirar luvas. Trata-se de uma linha deliciosamente rétro que, a partir de 2014, passou a ter a companhia de uma variante de estilização moderna e denominada Big Crown ProPilot.
O novo Big Crown ProPilot Big Date Bronze associa a liga de cobre e estanho, tão cara à Oris, a uma janela de grandes dimensões para a data e uma resistente bracelete têxtil, num despretensioso cocktail relojoeiro de preço convidativo. A própria conjugação de cores no mostrador afigura-se particularmente feliz, com um fundo escuro (entre o preto e o antracite) a contrastar perfeitamente com o branco dos algarismos e dos ponteiros luminescentes – enquanto o bronzeado do grafismo e da minuteria combina com os tons da caixa.
Big sem ser grande
A famosa coroa protuberante da linha Big Crown surge mais estilizada e com um sistema de rosca na variante ProPilot. As estrias seguem o padrão da luneta serrilhada, outro elemento de design adaptado que remete para os históricos relógios de aviador da marca. O diâmetro de 41 mm dá-lhe um volume contemporâneo e melhor legibilidade, sem que a caixa se afigure excessivamente grande. Fundo transparente em vidro de safira.
Cinta de segurança
A escolha da Oris para a bracelete de origem do Big Crown ProPilot é especialmente original: uma bracelete Ventile (marca registada de um têxtil de elevada resistência à base de algodão) de cor verde caqui equipada com um fecho de báscula em bronze. O sofisticado sistema de segurança do fecho é caraterístico da marca de Hölstein e inspira-se na fivela dos cintos utilizados nos bancos dos aviões.
→ O bronze é um material poético de charme especial: a oxidação protetora da superfície permite que ganhe uma patina que denota a passagem do tempo, mas uma limpeza deixa tudo como novo.
Características técnicas
Oris
Big Crown ProPilot Big Date Bronze
Ano de lançamento | 2021
Referência | OR751.7761.3164-32003BRLC
Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre Oris 751, base SW 220-1. 38h de reserva de corda, 28.800 alt/h. 26 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 41 mm | Bronze. Vidro de safira com tratamento antirreflexo. Estanque até 100 metros. Fundo em vidro mineral.
Bracelete | Têxtil com fecho de báscula em bronze.
Preço | 1.850 €
Relógio cedido por Watchers.
Visite o site oficial da Oris para mais informações.