fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os novos Aquanaut da Patek Philippe

A Patek Philippe atualizou a coleção Aquanaut com sete novas referências: dois cronógrafos em ouro branco, três modelos em aço com diamantes, e dois modelos em ouro rosa com diamantes – um deles com função Travel Time.

Com a primavera em pleno, nada como novos modelos que apelam àquele nosso lado mais leve e descontraído. A Patek Philippe volta a brindar-nos com mais novidades, depois de um início de ano bem intenso. Ao todo, até ao momento, a marca apresentou 19 novos relógios em 2021. E mais estão para vir, certamente. Mas para já, destacamos os novos Aquanaut apresentados ontem: dois cronógrafos e cinco Aquanaut Luce, ou seja, com diamantes.

Os cinco modelos Patek Philippe Aquanaut Luce
As novas referências Aquanaut Luce | © Patek Philippe

A linha Aquanaut é, para a Patek Philippe, a expressão relojoeira do sport chic contemporâneo e complementa a linha Nautilus – na qual é inspirada, destacando-se a estética também assente numa luneta octogonal de ângulos suavizados. Quando foi lançado, no final da década de 90, o Aquanaut distinguiu-se pelo caráter geométrico da sua estrutura e pela bracelete sintética em material antialérgico, bem como pelo mostrador fumado de padrão quadriculado replicado na bracelete.

Detalhe da bracelete em cauchu dos novos Patek Philippe Aquanaut
Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-001 | © Patek Philippe

E são todos esses elementos essenciais que encontramos nas novidades agora apresentadas. Se os cronógrafos são lançados com novas cores, já a linhagem Aquanaut Luce é enriquecida com cinco novas referências: três em aço e duas com caixa em ouro rosa. Todos elas, claro, com luneta cravejada de diamantes – daí a designação «Luce» – e uma que vem estrear a função Travel Time no âmbito dos modelos femininos Aquanaut.

Aquanaut Luce

Os Aquanaut Luce cresceram. É esta a principal novidade associada à coleção. A grande diferença faz-se ver na dimensão da caixa que passa dos 35,6mm para os 38,8mm – igualando o já existente 5062/450R. Isto significa que estes novos modelos, parece-nos, passam a ser os relógios de senhora de maiores dimensões do atual catálogo da Patek Philippe. Algo que faz sentido se considerarmos o perfil mais casual do Aquanaut.

Aquanaut Luce Ref. 5267/200A-001 da Patek Philippe
Aquanaut Luce Ref. 5267/200A-001 | © Patek Philippe

Por outro lado, há que destacar ainda outro aspeto: os novos membros da família passam a ter uma estrutura de bracelete integrada na caixa, igual à que encontrávamos já nos modelos destinados a pulsos maiores. Esta diferença salta bem à vista a partir do momento em que nos apercebemos dela e é claramente visível se compararmos os novos modelos com as duas referências não atualizadas que permanecem na coleção.

Patek Philippe Aquanaut Luce em aço com diamantes
Patek Philippe Aquanaut Luce em aço com diamantes | © Patek Philippe

Dos cinco novos relógios, três têm a caixa em aço e são catalogados com a referência 5267/200, substituindo a anterior referência 5067. No interior mantém-se um movimento de quartzo, bem como o mostrador com a clássica decoração associada rodeado por uma luneta com 45 diamantes de corte brilhante. Algo mudou, portanto, sem tudo mudar.

Aquanaut Luce Ref. 5267/200A-011 da Patek Philippe em verde caqui
Aquanaut Luce em verde caqui Ref. 5267/200A-011 | © Patek Philippe

No que diz respeito a cores, os modelos em aço são lançados em três versões: em preto (5267/200A-001), em branco (5267/200A-010) e em verde (5267/200A-011). Se as duas primeiras já tinham feito parte das cores do catálogo Aquanaut feminino, o verde surge como novidade absoluta, apesar de haver um Aquanaut masculino com a mesma cor, mas com caixa em ouro branco. Aliás, a Patek tem vindo a apostar na cor verde nos anos mais recentes. E este ano volta a fazê-lo em força. A verdade é que o verde resulta muito bem, tendo em conta o perfil de relógio em causa. Os novos Aquanaut Luce com referência 5267 estão disponíveis por 17.930 euros.

Aquanaut Luce Ref. 5267/200A-010 da Patek Philippe
Aquanaut Luce Ref. 5267/200A-010 | © Patek Philippe

Na mesma linha, a Patek Philippe aventurou-se ainda no lançamento de dois modelos Aquanaut Luce com caixa em ouro rosa – um com movimento de quartzo e outro com movimento mecânico. A grande novidade, porém, vai para a surpresa de integração de um segundo fuso horário no novo modelo de quartzo.

Aquanaut Luce Travel Time Ref. 5269/200R da Patek Philippe
Aquanaut Luce Travel Time Ref. 5269/200R | © Patek Philippe

De facto, a nova referência está equipada com o novo Calibre E 23-250 S FUS 24H com função Travel Time que apresenta no mostrador um segundo fuso horário da mesma forma que outro modelos mecânicos da Patek Philippe: através de um terceiro ponteiro esqueletizado. Mas diferente dos modelos Travel Time regulares da marca, neste caso, o ajuste do segundo fuso horário é feito através da coroa, com a indicação dia/noite a surgir numa discreta abertura localizada às 6 horas. No site da marca, este relógio apresenta um preço recomendado de 35.850 euros.

Patek Philippe Aquanaut Luce em ouro rosa com diamantes
Patek Philippe Aquanaut Luce em ouro rosa e com segundo fuso horário | © Patek Philippe

Por fim, destaque para a referência 5268/200R-001, o único dos novos Aquanaut Luce que está equipado com movimento mecânico. Este relógio está assim equipado com o Calibre 26‑330 S C, que pode ser apreciado através do vidro de safira e que guarda várias inovações, duas das quais foram patenteadas. Com mostrador e bracelete em branco, a nova referência inclui um mecanismo stop-seconds e indica as horas numa janela às 3 horas. O preço recomendado: 44.500 euros.

Aquanaut Luce Ref. 5268/200R da Patek Philippe e pormenor do fecho de báscula em ouro
Aquanaut Luce Ref. 5268/200R | © Patek Philippe

Aquanaut Chronograph

Como referimos, a Patek Philippe atualizou ainda o seu catálogo no âmbito dos modelos cronográficos Aquanaut. Em causa, está um cronógrafo flyback que, além de estar disponível em aço, passa agora a incluir pela primeira vez modelos em ouro branco: uma versão em verde caqui e uma em azul. Sabemos bem que na coleção já existia um Aquanaut no mesmo tom de verde, pelo que a utilização desta cor faz ainda mais sentido.

Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-010 da Patek Philippe
Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-010 | © Patek Philippe

Dominada pela sua luneta octogonal de ângulos suavizados, a caixa volta a surgir com a dimensão contemporânea de 42,2 mm de diâmetro por 11,9 mm de espessura. A coroa de rosca inclui duas juntas internas que garantem estanqueidade até aos 120 metros e está bem protegida lateralmente, fazendo-se acompanhar de botões para as funções cronográficas. O mostrador apresenta, como não poderia deixar de ser, o peculiar padrão que não é perfeitamente quadriculado, já que apresenta linhas curvas que acompanham a curvatura da caixa. No que diz respeito ao cronógrafo, destaque para a simplicidade, graças a um totalizador apenas (de 60 minutos) a par do ponteiro cronográfico dos segundos ao centro.

Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-001 da Patek Philippe
Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-001 | © Patek Philippe

O movimento que equipa os novos modelos mantém-se: o Calibre CH 28-520 integra roda de colunas e embraiagem vertical de disco que impede que o ponteiro salte quando a cronometragem é iniciada. O vidro de safira no fundo permite apreciar o movimento automático (com balanço Gyromax® e espiral Spiromax®) e respetivo rotor em ouro amarelo.

Os novos Aquanaut Ref. 5968G têm um preço recomendado de 61.690 euros.

Pormenores do mostrador e da luminescência do Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-010 da Patek Philippe
Aquanaut Chronograph Ref. 5968G-010 | © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras