Os relógios que celebram o Ano do Cavalo

No próximo dia 17 de fevereiro, a China e diversos outros países asiáticos celebram o Ano Novo Lunar. Fica assim para trás o Ano da Serpente e dá-se as boas-vindas ao Ano do Cavalo. Aqui fica uma galeria com alguns dos relógios de pulso lançados no âmbito desta celebração.

As culturas ocidentais seguem o calendário gregoriano que nos trouxe até ao ano de 2026, cujo início celebramos sempre a 1 de janeiro. Mas, na China e em diversos outros países asiáticos, apesar de se ter adotado o nosso calendário como calendário civil, mantém-se as celebrações tradicionais associadas a este momento enraizadas no histórico calendário lunissolar. A noção de medição de tempo é assim diferente, ancorando-se principalmente nas fases da Lua, na relação com o Sol e no início da primavera, pelo que o Novo Ano começa no final de 12 ciclos completos da Lua. Neste sentido, nas culturas asiáticas que baseiam as suas tradições ancestrais neste calendário, os meses arrancam na Lua Nova.

Depois, há ainda a vertente de astrologia, uma vez que cada ano lunar está associado a um dos doze animais que integram o horóscopo chinês. Desta forma, o dia 17 de fevereiro dá as boas-vindas ao Ano Novo Lunar de 4724, que será regido pelo signo do Cavalo, associado à energia, movimento, liberdade e coragem.

A importância histórica do mercado oriental para a indústria relojoeira é evidente, razão pela qual acaba por ser tradição o lançamento de relógios inspirados no Novo Ano Chinês que têm como base elementos decorativos tendencialmente alusivos ao signo regente. Estas novidades acabam por ser verdadeiras obras de arte em miniatura, em especial pelos elementos e técnicas decorativas que neles podemos encontrar.

É neste contexto que publicamos, como é nossa tradição, uma galeria com alguns relógios de pulso lançados no âmbito do Ano do Cavalo.

Clique na imagem para ver a galeria:

Continue connosco: