A Rolex marcou mais uma vez presença na cerimónia de entrega dos Óscares da Academia como Proud Sponsor. Além disso, voltou a ser anfitriã da Greenroom. O tema deste ano: Rewilding.
Em vésperas da 97.ª edição da cerimónia de entrega dos Óscares da Academia, a Rolex anunciava ao mundo Leonardo DiCaprio como seu novo embaixador. O ator americano passa assim a fazer parte de uma família que tem décadas e décadas de relação com o mundo do cinema e que compreende nomes como Martin Scorsese, James Cameron e Jia Zhang-Ke.
Esta foi a grande grande novidade 2025 da ligação da Rolex ao mundo do cinema, mas ainda assim relevante continua também a ser a sólida parceria com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no âmbito da iniciativa Perpetual Arts.
Quem assistiu à cerimónia durante a madrugada de 2 para 3 de março deve ter visto o relógio de parede Rolex que de vez em quando surgia em direto, mas também algumas imagens da Greenroom, a sala onde as estrelas se encontram entre as entradas e saídas do palco. Esse espaço está há 10 anos nas mãos da Rolex.
Rewilding

A Greenroom do Dolby Theatre, no Ovation Hollywood, encontra-se mesmo ao lado do palco principal da cerimónia dos Óscares. É nesse espaço que as estrelas presentes permanecem enquanto aguardam a sua entrada em cena. Desde 2016, a Rolex é responsável por reinventar o ambiente da Greenroom, sempre através de um tema diferente que proporciona uma experiência imersiva. Este ano, a marca foi buscar inspiração aos projetos Rewilding Chile e Rewilding Argentina, parceiros da Rolex no âmbito da iniciativa Perpetual Planet e ambos com origem na Tompkins Conservation, uma organização sem fins lucrativos centrada na proteção e recuperação da biodiversidade.

Sob o tema Rewilding, o ambiente da Greenroom recriou um ambiente de regeneração da natureza e do regresso de espécies nativas ao seu habitat natural. Para tal, a marca optou por tecidos e materiais leves, em que camadas de tule revelaram os contornos e os tons de uma paisagem montanhosa, realçada por uma iluminação difusa e cortinas translúcidas.

O ambiente foi ainda realçado por uma estrutura de madeira num elegante e contínuo padrão que se estendia até ao bar. Já na parede lateral, houve ainda espaço para uma sequência de imagens em madeira representativas de espécies nativas. As cores variaram entre os verdes e tons terra, numa alusão à temática em causa.
Presente na sala, estiveram também vários relógios de mesa, inspirados no Oyster Perpetual Day-Date 40 em ouro Everose, com mostrador sunburst e luneta canelada.
A Rolex e o Cinema

Além da marcada presença em diversas produções cinematográficas ao longo dos anos, bem como a relação com diversos protagonistas na área do cinema, a Rolex tornou-se, em 2017, o relógio exclusivo da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, bem como Proud Sponsor of the Oscars. Em 2018, passou a ser Exclusive Sponsor dos Governors Awards. Além disso, a marca é Founding Supporter e Relógio Oficial do Academy Museum of Motion Pictures, em Los Angeles, desde 2021. Por fim, destaque para os Student Academy Awards e o o programa Academy 100 que visa promover o futuro da indústria cinematográfica global e da Academia. Ambos apoiados pela Rolex.
A cerimónia de entrega dos Óscares 2025, a 97.ª edição, decorreu no dia 2 de março (madrugada de 2 para 3 em Portugal). Anora, de Sean S. Baker, levou para casa o galardão de Melhor Filme.