Como já referimos, a Rolex apresentou este ano o novo Oyster Perpetual Air-King, que recupera o património aeronáutico do Rolex Oyster original. Com caixa de 40 mm em aço, o novo relógio distingue-se pelo mostrador preto do qual salta à vista uma original combinação dos números 3, 6 e 9 em relevo aplicados com uma escala de minutos impressa, destinada à leitura do tempo de navegação. O nome Air-King é destacado com caracteres criados nos anos 1950, especificamente pensados para o modelo original.
—
Press Release
Uma homenagem à aviação
O novo Air-King incorpora a relação privilegiada que a Rolex mantém com o mundo da aviação desde a sua era de ouro, nos anos 1930. Essa época conheceu um desenvolvimento extraordinário na performance das aeronaves, fenómeno que permitiu a conquista ainda maior dos ares e a introdução dos voos de longa distância. O aviador inglês Charles Douglas Barnard, pioneiro e detentor de inúmeros recordes nessa era próspera, declarou o seguinte, sobre o Oyster: «As qualidades próprias deste relógio Rolex tornam-no especialmente adaptado à aviação e eu tenho a intenção de usá-lo, daqui em diante, em todos os meus voos de longa distância». Em 1933, os relógios Oyster fizeram parte do equipamento da expedição Houston, que realizou o primeiro sobrevoo sobre o Evereste a mais de 10.000 metros de altitude e sob condições climáticas extremas. Em 1934, Owen Cathcart-Jones e Ken Waller realizaram um voo de ida e volta entre Londres e Melbourne, na Austrália, em tempo recorde a bordo de um bimotor De Havilland ‘Comet’, e o cronómetro de bordo utilizado era um Rolex Oyster. O novo Air-King presta, hoje, homenagem aos pioneiros da aviação e ao papel do Oyster na epopeia aérea.
A caixa Oyster: símbolo de impermeabilidade
A caixa Oyster do Air-King, com impermeabilidade garantida até 100 metros, é um exemplo de robustez. A carroçaria, com o seu formato distinto, é forjada de um bloco de aço maciço 904L particularmente resistente à corrosão. O fundo com caneluras é enroscado hermeticamente, graças a uma ferramenta especial que permite que somente os relojoeiros da Rolex tenham acesso ao mecanismo. A coroa, equipada por um sistema de dupla impermeabilidade Twinlock, é firmemente rosqueada na caixa. O vidro é de safira praticamente à prova de riscos. Totalmente impermeável, a caixa do Air-King protege o seu mecanismo de alta precisão de maneira otimizada, além disso, está equipada com uma tela de proteção contra os campos magnéticos, uma característica dos relógios de piloto históricos.
O Calibre Perpetual 3131
O Air-King é equipado com o calibre 3131, de corda automática, inteiramente desenvolvido e manufaturado pela Rolex. A sua arquitetura, a sua fabricação e as suas inovações conferem-lhe uma precisão e uma confiabilidade sem igual. O oscilador, coração do relógio, integra uma espiral Parachrom azul patenteada e fabricada pela Rolex, em liga exclusiva. Perfeitamente imune a campos magnéticos, essa espiral apresenta grande estabilidade quando exposta a variações de temperatura, e é até dez vezes mais precisa que uma espiral tradicional, em caso de choques. A espiral é equipada com curva Rolex, que garante sua regularidade em todas as posições. O escape é equipado com uma roda paramagnética fabricada com uma liga de níquel-fósforo, graças à tecnologia UV-LiGA (microfabricação por eletroformação). O calibre 3131 é munido de um módulo de corda automática através de rotor Perpetual, e beneficia de uma reserva de corda de 48 horas aproximadamente.
Bracelete maciça com extensão Easylink
O Air-King é acompanhado por uma bracelete Oyster com elos maciços de aço 904L e fecho Oysterclasp desdobrável. Essa pulseira dispõe de um elo de extensão rápida Easylink, sistema engenhoso patenteado pela Rolex que permite ajustar facilmente em cerca de 5 mm o comprimento da pulseira, proporcionando maior conforto.
Certificação Cronómetro Superlativo
O Air-King beneficia da certificação Cronómetro Superlativo, redefinida pela Rolex em 2015. Este título exclusivo atesta que o relógio concluiu, com êxito, uma série de testes realizados pela Rolex nos seus próprios laboratórios, segundo os seus próprios critérios, ultrapassando as normas relojoeiras. Esta certificação é realizada no relógio completo, com o mecanismo já encaixado, para garantir um desempenho superlativo no pulso em termos de precisão, impermeabilidade, corda automática e autonomia. A precisão do Cronómetro Superlativo Rolex no relógio completo é da ordem de -2/+2 segundos por dia, ou seja, mais de duas vezes superior à exigida para um Cronómetro oficial. A condição de Cronómetro Superlativo é simbolizada pelo selo verde presente em cada relógio Rolex e acompanhada de uma garantia internacional de cinco anos.
Consulte o site oficial da Rolex para mais informações.
—