fbpx

«Paixão por relojoaria»: uma exposição que celebra 20 anos da revista Espiral do Tempo

É já amanhã, dia 27 de novembro, pelas 17h, que inaugura a exposição «Paixão por relojoaria» na Leica Gallery, no Porto. A Espiral do Tempo convida a passar por esta exposição que celebra em imagens duas décadas de edição da revista e que estará ali patente entre os dias 27 de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.

«Paixão por relojoaria» é uma exposição que celebra em imagens duas décadas de edição da Espiral do Tempo. Patente na Leica Gallery, no Porto, de 27 de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, trata-se de uma viagem por algumas das fotografias que marcaram a revista.

Falar de relógios é falar de tempo. Os relógios permitem ver o tempo, são concebidos com tempo, reavivam memórias, guardam consigo histórias e assumem um significado que ultrapassa a sua função primordial. Por isso mesmo, a Espiral do Tempo sempre procurou despertar a paixão pela relojoaria, numa perspetiva abrangente que vai muito além dos relógios em si e que enaltece a vertente humana tão ligada à passagem do tempo. Os 20 anos da revista foram assim sendo construídos com base em três grandes pilares: pessoas, histórias e imagens.

| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Com o passar dos anos, a componente fotográfica passou a assumir um papel de especial relevância na identidade da revista. Tal como na relojoaria, falar de fotografia é também falar de tempo. Do tempo de espera pela luz certa para a realização da fotografia pretendida, da velocidade de obturação ideal, das memórias que nos contam as imagens captadas, do significado do objeto que em si é a máquina fotográfica. Depois, há todo um lado mecânico que passa pela criação de componentes perfeitos, de engrenagens, de assemblagem minuciosa, principalmente, nos casos específicos da alta-relojoaria e da fotografia, como acontece com a Leica, que assumem a manufatura como processo de montagem. Por isso, destacar esses pontos comuns tornou-se também um objetivo da exposição.

« Paixão por relojoaria» surge assim como uma celebração das duas décadas de vida da Espiral do Tempo, mas também como uma celebração em grande do mundo da relojoaria e do mundo da fotografia.

Espiral do Tempo e Leica Portugal

Criada em 2001, a revista Espiral do Tempo é uma revista dedicada ao mundo da relojoaria, abordando esta área na sua ligação com o tempo e com áreas paralelas que direta ou indiretamente estão relacionadas com a vertente relojoeira. Tendo em conta a importância crescente que a fotografia foi assumindo no projeto, em junho de 2019, a convite da Leica Camera Portugal, a Espiral do Tempo visitou a manufatura Leica, em Vila Nova de Famalicão. Desta visita resultou uma reportagem, com fotos alusivas às diferentes etapas do processo de fabrico e montagem das máquinas fotográficas e objetivas. O paralelo entre a criação de alta-relojoaria mecânica e a manufatura de câmaras fotográficas Leica deu ainda mais sentido à relação já de si evidente entre relojoaria e fotografia. Em 2021, estabelece-se uma parceria entre a Leica Camera Portugal e a Espiral do Tempo. O trabalho fotográfico da revista divide-se em macrofotografia, estúdio, e de reportagem. O mundo da relojoaria e da fotografia uniram-se deste modo e a parceria entre a Espiral do Tempo e a Leica Camera Portugal pretende honrar essa ligação com conteúdos fotográficos de excelência.


Inauguração
27 de novembro 2021 – 17h

Exposição
De 27 de novembro 2021 a 31 de janeiro 2022

Local
Leica Gallery na Leica Store Porto
Rua Sá da Bandeira, 48 | 4000-427 Porto, Portugal, | tel. +351 227 664 428 | www.leicastore-porto.com

Outras leituras