Parmigiani Fleurier: Armoriale Répétition Mystérieuse

No dia de aniversário do seu fundador, a Parmigiani Fleurier apresentou o Armoriale Répétition Mystérieuse, o primeiro relógio de uma série de cinco peças únicas que prestam tributo à simetria e à beleza.

A Parmigiani Fleurier escolheu mais uma vez o dia de aniversário de Michel Parmigiani, fundador da marca, para anunciar uma peça muito especial. O Armoriale Répétition Mystérieuse foi assim lançado no dia 2 de dezembro e surge como a primeira de uma série de cinco peças únicas: todas com repetição de minutos e com mostrador misterioso, personalizado individualmente.

No Armoriale Répétition Mystérieuse o mostrador é palco de um bonito trabalho artesanal. Para se saber as horas existem duas opções: virar o relógio e consultar o tempo num disco que se encontra no fundo ou ativar a alavanca que faz literalmente soar as horas, os quartos de horas e os minutos | Fotos: Parmigiani

As peças têm como base de inspiração as simetrias universais ligadas ao conceito de beleza, como explica o próprio Michel Parmigiani: “Na natureza, cada forma, cada padrão tem a marca da perfeição – uma perfeição encontrada nas espirais de uma pinha, onde a proporção áurea e a sequência de Fibonacci se entrelaçam para revelar a harmonia do mundo. Com o Armoriale Répétition Mystérieuse, desejamos prestar homenagem a estas simetrias universais, para celebrar a elegância natural que inspira cada uma das nossas criações e para nos lembrar que a beleza suprema reside no eco intemporal das leis da natureza.”

Armoriale Répétition Mystérieuse

Um tributo à simetria e à beleza: inspirado na proporção áurea e nas espirais naturais de uma pinha, o mostrador secreto em esmalte grand feu apresenta intrincados padrões guilloché e gravuras | Fotos: Parmigiani

O Armoriale Répétition Mystérieuse tem uma caixa em ouro branco de 42 mm, concebida em exclusivo para este modelo único, e que celebra os princípios estéticos caros ao fundador da marca. Os elementos de design foram assim inspirados nas colunas dóricas e na Proporção Áurea, como forma de sublinhar a precisão geométrica e a elegância intemporal da arquitetura clássica. Sempre tendo em vista a harmonia e a perfeição estética, pilares da marca.

Por outro lado, o mostrador não mostra as horas, como é habitual. Em tom verde-pastel, é decorado com esmalte grand feu translúcido, ao mesmo tempo que exibe um delicado padrão guilloché, que evoca os padrões de uma pinha, como metáfora do infinito.

Parmigiani Fleurier
Armoriale Répétition Mystérieuse
O fundo é na verdade o mostrador que permite saber as horas por meio de ponteiros com extremidades em forma de ‘M’ e de ‘P’ iniciais do nome do fundador da marca | Fotos: Parmigini
Parmigiani Fleurier
Armoriale Répétition Mystérieuse

Para ver as horas é preciso rodar o relógio. É no fundo que se encontram os ponteiros das horas e dos minutos, em ouro rosa e com extremidades em forma de ‘M’ e ‘P’, que têm como base um disco de jade branco e indexes circulares. Diferente do conceito habitual de horas misteriosas (com ponteiros ‘flutuantes’), o Armoriale Répétition Mystérieuse segue antes a lógica de relógios introspetivos, que fazem pensar, ao deixar a consulta do tempo para segundas núpcias. Ao mesmo tempo, esta opção faz da experiência de ver as horas um momento privilegiado e mais exclusivo.

Parmigiani Fleurier
Armoriale Répétition Mystérieuse
A alavanca na lateral da caixa ativa a função de repetição de minutos | Foto: Parmigiani

Porém, existe uma outra opção para saber as horas certas. Esta à moda antiga, ou à moda antiga de hoje em dia. O relógio guarda um mecanismo de repetição de minutos, o que significa que é possível saber as horas de forma acústica, à semelhança do que acontece com os sinos das igrejas. Basta ativar a alavanca que se encontra na lateral da caixa e o espetáculo acontece graças ao calibre de corda manual concebido pela Renaud Papi que tem uma reserva de marcha de 72 horas. O segredo está nos gongos catedral extra-longos que envolvem o mecanismo quase duas vezes. Esta opção, de ordem mais técnica, permite prolongar a ressonância de cada som, proporcionando um tom rico e profundo evocativo dos sinos das grandes catedrais.

Pode ouvi-lo de seguida:

Na prática, existem no mecanismo pequenos martelos que batem nos gongos com cadências distintas e originando sons diferentes. E cada batida permite discernir as horas, os quartos e os minutos, mesmo que estejamos à escuras – tal como acontecia nas origens deste tipo de relógios. É preciso estar atento, mas é sempre fácil de acompanhar. Os gongos fixos à caixa, melhoram a ressonância, enquanto a parte traseira e as laterais ocas amplificam o som. Além disso, o regulador acústico garante um som suave e ininterrupto, bem como o ritmo constante dos martelos.

Parmigiani Fleurier
Armoriale Répétition Mystérieuse
O relógio está equipado com o movimento mecânico de corda automática Calibre PF355 com 72 horas de reserva de marcha | Foto: Parmigiani

Por fim, um destaque para o estojo do Armoriale Répétition Mystérieuse que integra um ressonador feito de madeira de abeto Risoud, reconhecido pelas suas propriedades acústicas superiores. Ao colocar o relógio em vários pontos da caixa, o proprietário pode modular a ressonância, criando uma experiência auditiva personalizada que sublinha as especificidades do som emitido pelo relógio de pulso.

Visite o site oficial da Parmigiani para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Parmigiani Fleurier
Armoriale Répétition Mystérieuse
Peça única
Ano de lançamento | 2024

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre PF355. 72 horas de reserva de marcha. 3Hz de frequência (21.600 alt/h). 392 componentes. 35 rubis.
Funções | Horas, minutos e repetição de minutos.
Mostrador | Verde-pastel em esmalte, com guilloché.
Caixa Ø 41,60 mm | Ouro branco. Vidro de safira antirreflexo. Espessura: 12,65. Fundo como mostrador com apliques em ouro rosa de 18 quilates.
Correia | Pele de aligátor.

Continue connosco: