No âmbito do Watches and Wonders 2022, a marca genebrina apresenta doze novos modelos. Entre eles a Ref. 5326G-001 Annual Calendar Travel Time Calendário que une pela primeira vez duas conhecidas complicações da marca num totalmente novo design de caixa.
O Watches and Wonders arranca hoje e com ele começam a ser apresentadas as mais diversas novidades. A Patek Philippe é uma das marcas presentes, escolhendo dar os primeiros passos neste certame com o lançamento de 12 novos relógios.
Entre os vários novos modelos de maior complexidade técnica ou maior componente artística apresentados pela marca, há um que se destaca pela elegância casual que faz dele um relógio perfeito para o viajante — o Calatrava Annual Calendar Travel Time Ref. 5326G-001, que junta pela primeira vez duas complicações patenteadas da manufatura genebrina: o Calendário Anual e o sistema Travel Time.
No total, são oito as patentes envolvidas e o controlo do segundo fuso horário é feito a partir da coroa para dispensar os dois habituais botões suplementares, mas talvez o que surpreenda mais sejam os recursos estéticos refinados que dão uma sofisticada personalidade ao conjunto.
O mostrador é inspirado por antigas máquinas fotográficas e foi criteriosamente confecionado na Cadrans Flückiger, a sucursal da Patek Philippe em St. Imier com muitas décadas de experiência na criação dos melhores mostradores do mundo. O tom antracite apresenta uma graduação cromática desde a periferia e uma estrutura granulada reminiscente da superfície das câmaras de outrora. A própria seleção de correias (duas: uma em couro bege com textura do tipo camurça e outra em couro preto com acabamento têxtil incorporado) combina idealmente com as particularidades do mostrador.
A caixa de 41mm em ouro branco ostenta a perfeita forma circular dos modelos Calatrava, mas inclui um padrão decorativo no flanco em todo o seu diâmetro. As pequenas pirâmides em relevo foram incluídas pela primeira vez na luneta do Calatrava Ref. 3919 ‘Clous de Paris’ em 1985 e ressurgiram recentemente no Calatrava Ref. 6119 ‘Clous de Paris’; no Calatrava Annual Calendar Travel Time Ref. 5326G-001, proporcionam um tal brilho e reflexo especial que as asas surgem ligadas ao fundo para não interromperem a decoração à volta da caixa. Resultado: um excecional acabamento estruturado que faz toda a diferença numa estética que também encontramos no mais simples Ref.5226G-001 Calatrava, modelo equipado com o calibre automático 26-330 S C.
Mas se a grande estrela é o novo Calatrava Annual Calendar Travel Time Ref. 5326G-001, a Patek Philippe apresenta ainda novos modelos inspirados diretamente na herança da marca, com um objetivo muito específico de evolução estética a partir de modelos muito inspiradores. A Ref. 5320G-011 Perpetual Calendar é um dos novos lançamentos que seguem esta abordagem, através das asas inspiradas num modelo de 1945 e do um mostrador rosa opalino que reforça o espírito vintage. Da mesma forma, a nova Ref. 5172G-010 Men’s Chronograph inspira-se em modelos de 1940-1950, apresentando um mostrador com o mesmo tom que guarda um movimento com seis inovações patenteadas
Por outro lado, há que destacar o tom verde que, nos últimos anos, tem vindo a enriquecer o catálogo da marca. Esta abordagem partiu do mostrador cáqui do Aquanaut Luce, em 2004, cor que com variadas nuances foi ficando, em especial na coleção Aquanaut. Em 2021, com o Twenty~4 Automatic, a Patek Philippe aposta nove verde azeitona, com diversos modelos a serem depois apresentados nesta cor, nomeadamente, a Ref. 5711 Nautilus em aço (5711/1A-014 e 5711/1300A-001) e a Ref. 5905/1A-001 Chronograph Anual Flyback de corda automática em aço, entre outros. Pois bem, 2022 traz neste sentido mais três novos modelos com mostrador verde azeitona: a Ref. 5205R-011 em ouro rosa com mostrador graduado em preto na periferia, a Ref. 4910/1200A-011 Twenty~4 em aço com movimento de quartzo e a refinada Ref. 7130R-014 Ladies’ World Time em ouro rosa.
Neste último caso, a zona central do mostrador é adornada com uma antiga decoração de cestaria em guilloché. Além disso, destaque para a Ref.5270P-014 Chronograph with Perpetual Calendar que apresenta um mostrador verde lacado com gradação preta, reminiscente das nuances de bonitos automóveis vintage.
Por fim, a Patek Philippe apresentou ainda novos modelos que reforçam bem a experiência da marca no âmbitos dos relógios com hora mundial e no âmbito das mais finas artes decorativas. As estrelas de 2022 nestes campos são, assim, a Ref. 5230P-001 World Time com caixa em platina e mostrador azul; a Ref. 5231G-001 Rare Handcrafts com um novo mapa em esmalte grand feu cloisonné que apresenta a Oceania e o Sudeste Asiático; a grande complicação Ref.5374/300P-001 com repetição de minutos e calendário perpétuo, que, além de incluir gongos catedral, é adornada com diamantes e safiras de corte baguette.
Por fim, destaque para a Ref. 7121/200G-001 Ladies’ Moon Phases que se distingue pela caixa em ouro branco, um mostrador azul e uma luneta com duas fileiras decoradas com diamantes de corte brilhante cravejados segundo a técnica Dentelle.
Estas são assim as 12 novidades com as quais a Patek Philippe dá o pontapé de saída em 2022. Algumas delas, poderão ser em breve abordadas com mais detalhe. No entanto, não poderíamos encerrar já. Afinal, tal como acontece todos os anos, a marca suíça tem ainda mais surpresas, com o sempre habitual lançamento de modelos variados que refletem as mais elaboradas técnicas artesanais, designadas pela marca como Rare Handcrafts. Ao todo são assim apresentadas 59 criações que podem ser conhecidas numa exposição patente nos salões da Patek Philippe em Genebra, entre 6 e 23 de abril.
Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.