Patek Philippe Annual Calendar Regulator Ref. 5235/50R: órgão regulador

O Annual Calendar Regulator é um dos relógios contemporâneos mais emblemáticos da Patek Philippe; a sua inconfundível estética surge agora revisitada numa bela versão em ouro rosa com mostrador contrastante cinza e preto.

A Patek Philippe não só tem mantido como ainda reforçado o seu estatuto de mais prestigiado nome no universo da alta-relojoaria, na sequência dos resultados estratosféricos que tem tido nos leilões realizados ao longo da última década. Com origens que remontam à fundação da Patek, Czapek & Cia, em 1839, e adotando a designação atual em 1851, a manufatura genebrina logrou manter desde sempre uma imaculada reputação no universo relojoeiro. Essa aura auréola de excelência é bem traduzida pelos recordes que as suas peças atingiram nos grandes leilões realizados por esse mundo fora. Os seus modelos mais emblemáticos são especialmente cobiçados e esse desejo também se aplica ao simbólico Annual Calendar Regulator — dotado de mostrador em configuração do tipo regulador, com três ponteiros em eixos distintos acompanhados de um calendário regular distribuído ao modo bem caraterístico da manufatura genebrina: no topo e quase em hemiciclo, como que empurrando o olhar para o palco central

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulator. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Essa aura é fornecida pelas janelas do dia da semana e do mês. O calendário anual completa-se com a data em baixo. Além de manter a disposição original, inspirada no regulador de parede do escritório de Henry Stern, o Annual Calendar Regulator personifica todas as valências da Patek Philippe nas vertentes técnica e decorativa. Todos os tratamentos de superfície na caixa são superlativos, tal como os acabamentos do movimento automático motorizado por um microrrotor; a arquitetura e construção do calibre também são excecionais, com recurso ao que de melhor se faz na tecnologia relojoeira. O resultado não engana: um relógio personalizado, de visual único e feito para durar gerações, que tende a valorizar com o tempo.

Introduzido pela Patek Philippe em 1996, o calendário anual estreou, na altura, a inédita apresentação automática do mês, do dia da semana e da data para os meses de 30 e 31 dias (bastando um ajuste anual no fim de fevereiro); a variante Regulator surgiu em 2011, com minutos ao centro.

Selo de exceção

Com 48 horas de reserva de corda e uma frequência atípica de 23.040 alternâncias/hora, o Calibre 31-260 REG QA está carregado de toda a tecnologia de ponta da Patek Philippe no campo da micromecânica: escape Pulsomax com componentes em Silinvar antimagnéticos, resistentes ao choque e que dispensam lubrificação; espiral Spiromax de geometria patenteada. A decoração de alta-relojoaria inclui Côtes de Genève, perlage e anglage, ostentando a exigente certificação própria denominada Patek Philippe Seal.

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
O calibre 31-260 REG QA de corda automática, inaugurado em 2011 para equipar a primeira versão do Annual Calendar Regulator, é formado por 313 componentes e alimentado por um microrrotor em ouro de 22 kt. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Microrrotor 

O calibre 31-260 REG QA de corda automática, inaugurado em 2011 para equipar a primeira versão do Annual Calendar Regulator, é formado por 313 componentes e alimentado por um microrrotor em ouro de 22 . Foi desenhado para apresentar uma disposição do tempo com três ponteiros de eixo distinto e aberturas para o dia da semana e o mês no topo, complementadas com a janela para a data (às 6 horas). E foi o primeiro movimento da marca desenhado à partida para receber componentes em Silinvar, um material que resulta de um processo de oxidação do silício.

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
O calibre 31-260 REG QA de corda automática é alimentado por um microrrotor em ouro de 22 kt. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Janelas e contrastes 

As indicações de calendário nas três janelas são feitas a partir de um grafismo branco sobre discos de fundo preto — que combinam com o negro dos dois submostradores (das horas e dos segundos) e da escala dos minutos na periferia, em contraste com o tom antracite do mostrador. A marca define as cores como ‘preto ébano’ e ‘grafite de dois tons’, devido ao sofisticado acabamento raiado vertical. O primeiro Annual Calendar Regulator tinha um mostrador em vários tons prateados e grafismo a azul.

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
As indicações de calendário nas três janelas são feitas a partir de um grafismo branco sobre discos de fundo preto — que combinam com o negro dos dois submostradores. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Submostrador direito 

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
Os três botões embutidos na zona lateral permitem o rápido acerto de cada uma das três indicações do calendário anual (data, dia da semana e mês). © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

A originalidade do mostrador é realçada por uma caixa em ouro rosa de 18 kt com 40 mm de diâmetro por 10 mm de espessura e estanque até 30 metros. Os três botões embutidos na zona lateral permitem o rápido acerto de cada uma das três indicações do calendário anual (data, dia da semana e mês). Em funcionamento contínuo, o único ajuste manual necessário é feito no final do mês irregular de fevereiro; os meses de 30 e 31 dias são calculados pelo calibre 31-260 REG QA.

O Annual Calendar Regulator distingue-se pela sua originalidade e raridade no catálogo da Patek Philippe, estando dotado de um movimento automático especificamente criado para ele. Fatores que aumentam a sua cotação junto dos colecionadores.

Cruz de Calatrava 

A coroa surge gravada com a cruz de Calatrava, símbolo identificativo adotado pela Patek Philippe no início do século XX e usado esporadicamente pela marca até à década de 60. A origem deste símbolo remonta à Ordem Militar de Calatrava, fundada pelo rei D. Sancho de Castela, no século XII, e que ostentava precisamente a caraterística cruz — que passou a ser utilizada inequivocamente como logótipo da manufatura genebrina a partir da década de 70, e a estar presente sobretudo na coroa dos seus relógios.

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
A coroa surge gravada com a cruz de Calatrava, símbolo identificativo adotado pela Patek Philippe no início do século XX e usado esporadicamente pela marca até à década de 60. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Roupagem de luxo 

A Patek Philippe ‘veste’ sempre os seus relógios elegantes com correias da mais elevada qualidade; no caso do Annual Calendar Regulator, a marca optou por uma correia em pele de aligátor preta de acabamento mate com escamas quadradas de grande simetria e elevada resistência à água. A elegante fivela em ouro rosa de 18 kt fornece o complemento ideal e combina exemplarmente com a caixa elaborada no mesmo metal precioso.

Características técnicas

Patek Philippe
Complications Annual Calendar Regulator Ref. 5235 / 50R

Referência |  5235 / 50R
Movimento | Movimento de corda automática calibre 31‑260 REG QA. 313 componentes, 31 rubis, 23.040 alt/h, 38 horas de reserva de corda mínima e 48 horas de reserva de corda máxima. Escape: Pulsomax®. Balanço: Gyromax®. Espiral: Spiromax®. Certificado com o Selo Patek Philippe.
Funções | Indicação em estilo regulador: Horas e segundos em submostradores; minutos ao centro. Dia, data, mês em janelas.
Caixa Ø 40,5 mm e 10 mm de espessura | Ouro rosa. Vidro em cristal de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador| Grafite e preto ébano, com acabamento escovado vertical. Numerais brancos.
Bracelete| Preta em pele de aligátor com escamas quadradas, pespontada à mão. Fivela.
Preço anunciado no site | € 48.190

Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulateur
Patek Philippe Ref. 5235/50R Annual Calendar Regulator. © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras