fbpx

Patek Philippe Calatrava Ref.6007A

A Patek Philippe anunciou a conclusão do seu novo edifício de produção em Plan-les-Ouates, nos arredores de Genebra, e celebra o momento com o lançamento de um novo modelo em edição limitada – um relógio que é, aliás, a primeira novidade da marca apresentada este ano. O novo Calatrava Ref. 6007A tem caixa em aço e um bonito mostrador cinza-azulado.

Novo centro de produção Patek Philippe
A conclusão e comissionamento do novo edifício de produção Patek Philippe é celebrada com o lançamento de um novo relógio na coleção Calatrava. © Patek Philippe

É com o lançamento de uma exclusiva edição limitada que a Patek Philippe celebra a conclusão e comissionamento do seu novo edifício de produção em Plan-les-Ouates, nos arredores de Genebra. Para a Patek Philippe é já uma tradição celebrar os principais eventos da sua história com o lançamento de relógios em edição limitada. A título de exemplo, refira-se a Ref. 5500 Pagode e a Ref. 5029 Repetition de Minutes lançados em 1997 para comemorar a inauguração oficial do então novo espaço, precisamente em Plan-les-Ouates. Mais de 20 anos depois, a tradição mantém-se com a marca apresentar um modelo de design original no seio da sua coleção que presta tributo a este que é mais um momento importante no seu percurso.  O novo edifício, denominado PP6, é um resposta ao rápido crescimento da Patek Philippe nos últimos anos, não tendo em vista o aumento do volume de produção, mas antes «garantir recursos de produção eficientes e racionais para lidar com os crescentes desafios do presente e do futuro».

O novo Ref. 6007A-001 recentemente apresentado celebra assim a nova etapa e vem integrar a coleção Calatrava, distinguindo-se pela caixa em aço, pelo design original no seio da coleção e pelo bonito tom de cinza-azulado do mostrador. É também a primeira novidade que a Patek Philippe apresenta em 2020, uma vez que não se realizou a feira de Baselworld 2020.

Patek Philippe Calatrava Ref.6007A-001

Patek Philippe, 6007A_001_DET
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

O novo Calatrava Ref. 6007A-001 é um relógio com caixa de 40 mm em aço polido e um mostrador cinza-azulado em setores muito distintivo, pelos seus diferentes elementos e acabamentos. Ao centro, encontra-se um setor trabalhado em guilloché com motivo ‘carbono’, rodeado por uma escala dos minutos branca em caminho de ferro com marcadores triangulares. Os numerais arábicos das horas são aplicados numa base circular escovada que é, depois, rodeada pela escala dos segundos, também com efeito escovado. Os ponteiros lacados de tipo baton evocam a Ref. 6006 Calatrava — que integra a coleção desde 2017. O amplo bisel enquadra de forma elegante todos os elementos no mostrador.

Patek Philippe, 6007A_001_DET
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

Equipado com o calibre automático 324 S C, o novo relógio indica as horas, minutos e segundos por meio de ponteiros centrais e a data através de uma abertura localizada às 3 horas. Através do fundo transparente é possível contemplar o movimento automático, com rotor central em ouro de 21 quilates, decorado com a Cruz de Calatrava, emblema da Patek Philippe. O vidro do fundo é personalizado com a impressão do mesmo apontamento e a referência «New Manufacture 2019» — 2019 representa o ano em que os primeiros grupos de trabalho foram transferidos para o novo edifício de produção PP6.

A coroa do relógio também é decorada com a Cruz de Calatrava em relevo.

Patek Philippe, 6007A_001_DET
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

Quanto ao material da correia, a escolha recaiu sobre o calfe com um motivo reminiscente da textura de tecidos e aprimorado com pesponto branco e fivela em aço. O cinza-azulado foi o tom escolhido e condiz na perfeição com o tom do mostrador.

Ainda como nota de destaque, há que referir a luminescência dos numerais em ouro branco aplicados e a sua disposição que acompanha a circularidade do mostrador. Uma opção estética que oferece ainda maior dinamismo a este relógio de pulso.

O novo Calatrava Ref. 6007A-001 da Patek Philippe está disponível numa edição limitada a 1000 exemplares.

Patek Philippe, 6007A_001_DET
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

As nossas impressões

Patek Philippe, 6007A_001_DET
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

Um Patek Philippe em aço é sempre exclusivo, tendo em conta que este continua a ser um material pouco usado pela marca genebrina e um dos mais procurados pelos colecionadores. Mas a exclusividade neste caso vai além do material eleito porque se trata de uma edição limitada que celebra um importante momento: a conclusão do novo edifício de produção da Patek Philippe, um espaço que se torna numa referência no que diz respeito à dimensão de criação, desenvolvimento e produção de relógios da casa. No fundo, este novo Calatrava é simbólico por diversos motivos, aos quais acrescentaríamos os elementos originais no âmbito do portefólio da marca que passam pelas cores, pela combinação de texturas e de elementos no mostrador e pela correia que contribui para reforçar o seu perfil especialmente contemporâneo.

Patek_Philippe_Novo_Centro_Produção
Um dos espaços interiores do novo edifício de produção da marca genebrina. © Patek Philippe

Características técnicas:

Patek Philippe
Calatrava Ref.6007A-001 

Referência | 6007A-001
Movimento | Mecânico de corda automática, calibre 324 S C, 28.800 alt./h., 29 rubis, reserva de corda mínimo 35 horas e máximo 45 horas. Balanço Gyromax®, roda do balanço Spiromax® (em Silinvar®). Selo Patek Philipe.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40 mm | Aço polido. Fundo transparente com a impressão em vidro da Cruz de Calatrava e a inscrição «New Manufacture 2019». Estanque até 30 metros.
Mostrador | Cinza-azulado escovado. Centro com motivo de ‘estilo carbono’. Indexes e ponteiros aplicados em ouro branco 18kt, lacados a branco, com revestimento luminescente. Ponteiro dos segundos em bronze, lacado a branco.
Bracelete | Calfe cinza-azulada mate estampada com motivos têxteis, cosida à mão com pesponto branco. Fivela em aço.
Edição limitada | 1000 exemplares

Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe
Calatrava Ref. 6007A-001 © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras