Em 1972, era fundado o Porsche Design Studio e o primeiro produto com chancela Porsche Design foi o Chronograph I, um relógio de pulso que ainda hoje é encarado como objeto de culto e que pode ser considerado como símbolo de nascimento da Porsche Design. Em 2022, esse relógio renasce em duas versões para celebrar as cinco décadas do estúdio que lhe deu vida. Mas a Porsche também se junta à festa e apresenta dois modelos com características muito especiais.
O nome Porsche talvez seja um dos mais respeitados no universo do prestígio, mas a filosofia inerente ao reconhecimento da escuderia alemã há muito que ultrapassou a vertente motorizada para representar um conceito estilístico válido para as mais diversas aplicações. Ferdinand Alexander Porsche contribuiu muito para a expansão do brasão Porsche ao revolucionar a estética automóvel nos anos 60 graças ao 911. Depois, o próprio Professor acabou por alargar o conceito de design patente no 911 a uma linha de produtos onde forma e função se uniam de maneira ideal.
Para isso, fundou em 1972 o Porsche Design Studio e o primeiro objeto de culto com a chancela Porsche Design foi precisamente um relógio — ou melhor, um cronógrafo, desenhado pelo próprio F.A.Porsche: o Chronograph I. Agora, cinco décadas depois, o Cronograph I regressa em duas versões que celebram as bodas de ouro do estúdio e a Porsche junta-se à festa ao apresentar dois novos 911 Targa de características muito especiais.
Os carros
Geralmente estamos habituados a assistir ao lançamento de relógios inspirados em automóveis. Aliás, foi isso mesmo que aconteceu com o original Chronograph 1 de 1972: conta-se que F.A.Porsche procurou recriar no relógio o velocímetro e taquímetro do 911, com a cor preta a servir de base. Agora, assistimos à operação inversa, com a apresentação de dois Porsche 911 Targa apimentados por elementos de inspiração relojoeira – neste caso a inspiração é mesmo o Chronograph I, encarado com símbolo do nascimento da Porsche Design.
Em destaque, temos assim o exclusivo Porsche 911 Edition 50 Years Porsche Design e um exemplar histórico 911 S 2.4 Targa de 1972, ano de fundação da Porsche Design precisamente, que foi restaurado pela Porsche Classic.
Limitado a 750 unidades e tendo como base o Porsche 911 Targa 4 GTS, o novo 911 Edition 50 Years Porsche Design tem várias características inspiradas em criações de F.A. Porsche. Para além do exterior em preto, destaque para o centro dos bancos em Sport-Tex com padrão clássico axadrezado e para o relógio Porsche Design Subsecond com ponteiro vermelho dos segundos – tal como no original Chronograph I –, incluído no pacote Sport Chrono, ambos de série.
Já o 911 S 2.4 Targa de 1972 é um exemplar único que presta homenagem a F.A.Porsche. Tal como no 911 Edition 50 Years Porsche Design, o destaque vai para o esquema de cores evocativo do Chronograph I, com o preto a dominar tanto o exterior como o interior. As laterais são complementadas por listas clássicas em Platinum acetinado e o logotipo Porsche Design. A barra Targa, com a designação em preto, é complementada também por acabamento Platinum acetinado. A grelha traseira apresenta o logotipo da celebração dos 50 anos Porsche Design e a reprodução da assinatura de F.A. Porsche, tal como acontece com o outro modelo.
Os relógios
Lembra-se do relógio que Tom Cruise usa no filme Top Gun enquanto Pete “Maverick” Mitchell? É esse mesmo o relógio que está na base dos dois relógios lançados este ano como celebração do 50.º aniversário da Porsche Design. O Chronograph 1 foi o primeiro produto com design (e logo o primeiro relógio) Porsche Design, tendo sido manufaturado pela marca relojoeira Orfina. Outro dado importante passa pela cor: o Porsche Design Chronograph I by Orfina era totalmente preto, sendo mesmo referenciado como o primeiro relógio totalmente preto, e a a inspiração automotiva era mais do que evidente.
As novidades deste ano bebem assim desse primeiro cronógrafo de diferentes formas.
O Chronograph 1 – 1972 Limited Edition presta homenagem ao modelo original, mantendo uma estética fiel a esse mesmo modelo com o mostrador, a coroa, o fecho e o fundo personalizados com o logo histórico da Porsche Design. Tanto o formato dos ponteiros, como a tipografia respeitam o relógio do passado, assim como a cor. No entanto, o novo relógio surge com caixa de 40,8mm de diâmetro e bracelete em titânio (em vez do aço como no modelo de 1972), material que começou a ser usado nos relógios Porsche Design em 1980 permanecendo no catálogo da marca até aos dias de hoje.
Outra das grandes diferenças reside na máquina que equipa este relógio de pulso, o novo calibre Porsche Design WERK 01.140, um movimento automático com certificado COSC, 48 horas de reserva de corda e frequência de 4 Hz. Produzido na Porsche Design Timepieces AG, em Solothurn, na Suíça, o novo calibre foi desenvolvido de propósito para esta edição e é resguardado por um fundo sólido personalizado em titânio, com gravação do número de série limitada, logotipo da marca e ano de 1972.
Limitado a 500 exemplares, o novo Porsche Design Chronograph 1 – 1972 Limited Edition pode ser adquirido nas boutiques Porsche Design, mas também através do site da marca.
Por fim, destaque ainda para o Chronograph 1 – 911 Edition 50 Years Porsche Design, um modelo limitado a 750 exemplares reservados apenas para para os compradores do 911 Porsche Design 50th Anniversary Edition. Muito idêntico ao Chronograph I –1972, distingue-se por apresentar o logotipo atualizado da Porsche Design, bem como características únicas com ligação ao veículo como a gravação do número da edição ou o rotor em forma de jante, que faz também tão parte da identidade dos relógios Porsche Design, visível através do fundo transparente.
Importa dizer que os produtos que celebram os 50 anos da Porsche Design vão ainda mais além, com uma variada gama de oferta limitada que passa por calçado, vestuário desportivo, bagagem, acessórios, coleções especiais de óculos e, ainda, um coffee table book exclusivo que, segundo a marca, «mostra o homem por trás da marca que fundou e apresenta os designs mais lendários de 50 anos de história do design.»
Além disso, podemos ainda contar com uma exposição de celebração no Museu Porsche que vai decorrer até ao dia 11 de julho na qual estará patente, por exemplo, o Chronograph I, bem como o Porsche 911 S 2.4 Targa de 1972 restaurado pela Porsche Classic e o novo 911 Edition 50 Years Porsche Design.