Poulerouter SAS Tribute: os primeiros da nova era da Universal Genève

Depois de terem sido anunciadas as plataformas online da Universal Genève, a marca apresenta os primeiros relógios da sua nova era. Os três novos Polerouter SAS prestam tributo ao 70.º aniversário do primeiro voo da Scandinavian Airlines System (SAS) sobre o Polo Norte.

Para celebrar o 70.º aniversário do primeiro voo da Scandinavian Airlines System (SAS) sobre o Polo Norte, a Universal Genève apresenta os primeiros relógios da sua nova era. Este lançamento surge também como um vislumbre daquilo que podemos esperar em 2026, altura em que a renascida marca vai apresentar de facto o seu portefólio contemporâneo. Para já, a Universal Genève dá os primeiros passos no novo milénio com três edições limitadas de tributo então àquele que foi o primeiro voo transpolar da SAS (de Copenhaga a Los Angeles), um feito concretizado a 15 de novembro de 1954 e que esteve na base de um dos mais icónicos modelos da história da marca: o Polerouter SAS.

Os três Polerouter de tributo ao 70.º aniversário do primeiro voo transpolar da SAS | Foto: Univeral Genève

Historicamente, a colaboração entre a Universal Genève e a SAS teve como objetivo criar um relógio capaz de suportar as duras exigências de um voo como aquele que depois seria realizado. E assim nascia o Polerouter SAS, um modelo com caraterísticas únicas na época pela sua resistência e inovação. Lançado originalmente numa tiragem de 170 exemplares, o relógio foi projetado para ser resistente a choques, magnetismo e humidade, e oferecia precisão e funcionalidade para enfrentar condições extremas. A construção do mostrador em duas partes num efeito tridimensional, com um anel de tensão com marcadores de horas fixos ao vidro e um mostrador curvo para fixar o calibre automático ‘Microtor’, fizeram deste um relógio muito particular no seio da relojoaria.

Pilotos SAS a receber os seus receiving their Universal Genève Polerouter na década de 1950 | ©scandinaviantraveler - Imagem cedida por Breitling
Pilotos SAS a receber os seus Universal Genève Polerouter na década de 1950 | ©scandinaviantraveler – Imagem cedida por Breitling
À esquerda: artigo sobre o Universal Genève Polerouter publicado na Europa Star em 1965; à direita: publicidade antiga do Universal Genève Tri-Compax publicada na Europa Star em 1952 | Imagens cedidas por Breitling

Com design de Gérald Genta, então com apenas 23 anos, o Polerouter acaba por representar também os momentos iniciais da carreira deste designer, que mais tarde seria responsável por modelos incontornáveis como o Nautilus da Patek Philippe ou o Royal da Audemars Piguet. Além disso, o relógio acabou por ser representativo de uma época em efervescência, marcada por conquistas, avanços, expedições e descobertas a diversos níveis. Mais do que nunca, os relógios assumiam um papel de relevância enquanto instrumentos cruciais para o sucesso das missões levadas a cabo, por exemplo. Era o futuro a acontecer. Muitos dos primeiros Polerouter foram oferecidos aos pilotos da SAS, mas em 1956 o relógio já era amplamente comercializado com o seu nome atual, sem ligação exclusiva à SAS.

O tributo

São três os relógios lançados como tributo: em aço, em ouro branco e em ouro vermelho | Foto: Universal Genève

As três edições limitadas de tributo agora lançadas trazem em certa medida esse legado para os dias de hoje, ao combinarem elementos identitários do Polerouter original e inovações contemporâneas. As principais caraterísticas comuns a todos passam pelas caixas redesenhadas e pela utilização do histórico movimento Microtor. Por outro lado, os novos relógios apresentam pormenores de design obrigatórios, como os mostradores com acabamento acetinado, animados por rehauts em guilloché com ponta de diamante, para maior brilho, que contrasta com o acabamento acetinado da zona central mostrador, numa reinterpretação contemporânea dos códigos associados ao original Polerouter.

Um relógio que será leiloado em maio e que não fará parte da coleção regular da marca. A bracelete metálica é feita com técnicas tradicionais por um artesão especializado | Fotos: Universal Genève

Com caixa em ouro branco, o primeiro dos três relógios de homenagem apresenta o novo logótipo Universal Genève, bem como os logótipos históricos e modernos da SAS no mostrador azul vibrante característico da SAS. Por outro lado, o relógio é complementado por uma bracelete metálica inspirada nos códigos de design originais da Universal Genève, criada por Laurent Jolliet, um artesão que é o último chaîniste, ou fabricante de correntes, na Suíça. A marca refere que tem como objetivo elevar este ofício genebrino. Com a referência JU6910, esta versão em ouro branco será levada à praça pela Phillips, em associação com a Bacs & Russo, em maio de 2025, num leilão que reverte a favor da CFP Arts, em Genebra, dedicada à formação em artes aplicadas, de modo a assegurar a continuidade do savoir-faire relojoeiro para as gerações futuras.

À esquerda, o relógio que será leiloado em maio. À direita, a requintada versão em ouro vermelho. Em baixo, o fundo e fivela da versão em aço, bem como o fundo personalizado da edição em ouro rosa | Fotos: Universal Genève

Já as outras duas referências que completam esta coleção de homenagem farão parte da coleção da Universal Genève. Um deles integra uma caixa em ouro vermelho da qual salta à vista um mostrador preto, emoldurado por um anel interior, indexes e ponteiros a condizer. Já o outro, está equipado com caixa em aço e um mostrador prateado, com ponteiros banhados a ouro vermelho. Em ambos os relógios, descobre-se o novo logótipo da Universal Genève e o histórico logótipo SAS em ouro vermelho. Os fundos dos três relógios são personalizados com as referências à celebração em causa.


Algumas caraterísticas técnicas:

Universal Genève
Poulerouter SAS Tribute
Referência | JU6910
Ano de lançamento | 2024

Poulerouter SAS Tribute Referência JU6910 | Foto: Universal Genève

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre original Microtor 1-69 da década de 1960. Rotor bidirecional. Aproximadamente 57 horas de reserva de marcha. 18.000 alt/h ou 2,5 hz de frequência.
Mostrador | Azul com anel em ouro branco de 18kt. Logótipo da Universal Genève, bem como os logótipos SAS modernos e históricos. Ponteiros revestidos a ródio.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 35 mm | Ouro branco de 18kt. Distância entre asas: 19mm. Espessura: 9,9mm. Estanque até 5 bar (50 metros). Vidro de safira abaulado, com tratamento antirreflexo dos dois lados. Fundo de rosca em ouro branco de 18kt polido. Coroa não roscada, com dois vedantes.
Bracelete | Ouro branco de 18kt com fecho de báscula fabricado à mão por Laurent Jolliet.

Universal Genève
Poulerouter SAS Tribute
Referência | AU6910
Ano de lançamento | 2024

Poulerouter SAS Tribute Referência AU6910 | Foto: Universal Genève

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre original Microtor 1-69 da década de 1960. Rotor bidirecional. Aproximadamente 57 horas de reserva de marcha. 18.000 alt/h ou 2,5 hz de frequência.
Mostrador | Prata com o novo logótipo da Universal Genève, bem como com os logótipos modernos e históricos da SAS. Ponteiros banhados a ouro vermelho de 18kt.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 35 mm | Aço. Distância entre asas: 19mm. Espessura: 9,9mm. Estanque até 5 bar (50 metros). Vidro de safira abaulado, com tratamento antirreflexo dos dois lados. Fundo de rosca em aço. Coroa não roscada, com dois vedantes.
Correia | Preta em pele com fivela em aço.


Universal Genève
Poulerouter SAS Tribute

Referência | RU6910
Ano de lançamento | 2024

Poulerouter SAS Tribute Referência RU6910 | Foto: Universal Genève

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre original Microtor 1-69 da década de 1960. Rotor bidirecional. Aproximadamente 57 horas de reserva de marcha. 18.000 alt/h ou 2,5 hz de frequência.
Mostrador | Preto, com o novo logótipo Universal Genève e os logótipos SAS modernos e históricos. Ponteiros banhados a ouro vermelho de 18kt.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 35 mm | Ouro vermelho de 18kt. Distância entre asas: 19mm. Espessura: 9,9mm. Estanque até 5 bar (50 metros). Vidro de safira abaulado, com tratamento antirreflexo dos dois lados. Fundo de rosca em ouro vermelho. Coroa em ouro vermelho não roscada, com dois vedantes.
Correia | Preta em pele com fivela em ouro vermelho.

Continue connosco: